Ilha Saona Republica Dominicana

Depois de alguns dias no hotel, por sugestão de várias leitoras no Facebook do blog, decidimos ir passar um dia na ilha Saona com Capitan Gringo. Após compararmos os preços das excursões no nosso hotel (95 USD), e de tanta gente me ter sugerido o Capitan Gringo (65USD), entrámos  em contacto com a empresa através do whatsapp. A reserva chegou segundos depois e ficou tudo agendado por whatsapp para a manhã seguinte. Rápido e eficaz.

Às 6h00 da manhã, como combinado, estávamos na recepção do hotel à espera da equipa Capitan Gringo. Afinal só chegaram às 6h20 e ainda nos tinha dado tempo de ir comer qualquer coisa ao buffet do hotel, mas ficámos na conversa com um grupo de portugueses que conhecemos no hotel e que também marcou o tour para o mesmo dia que nós.

Ainda era de noite quando nos pusemos a caminho para ir buscar o resto dos outros clientes aos seus hotéis. Só bem depois das 9h00 da manhã chegámos ao local onde nos esperava a lancha rápida.

Nessa altura, já estávamos bem acordados e ainda bem. Eu e o Pedro fomos à frente na lancha, para uma viagem que demorou cerca de 40 minutos. Foi BRUTAL.

Ilha Saona Republica DominicanaSó pelo passeio, já estava a valer a pena. Como estava algum vento, o Capitão do barco aproveitou a ondulação para fazer brincadeiras com o barco e deu-lhe um toque semi-radical que adorámos. Saltámos e ficámos molhados com os salpicos mas a melhor parte foi mesmo a paisagem que íamos vendo. Não há azul e verde como os que vimos ali.

Ilha Saona Republica DominicanaÍamos a caminho da primeira paragem, uma praia quase deserta onde nem há casas de banho, quando uma das pessoas do barco avistou golfinhos. O staff do capitão gringo reduziu logo a velocidade e fez de tudo para que os víssemos de perto. Foi incrível! Eles passaram mesmo ao lado do nosso barco e por baixo.

Ilha Saona Republica Dominicana Ilha Saona Republica DominicanaChegados à primeira paragem, a tal praia semi deserta onde tínhamos duas horas para passear e desfrutar, fomos logo para dentro de água. Ao contrário da praia do nosso hotel, a água ali era completamente parada e convidava a banhos longos.

Ilha Saona Republica DominicanaPusemos o equipamento de snorkel e, apesar de termos sido avisados pelo staff que não estariam reunidas as melhores condições, fomos os dois para as zonas dos corais e ainda vimos bastantes peixes.

Ilha Saona Republica DominicanaNão tantos como no México, é certo, mas não deixa de ser uma experiência maravilhosa, especialmente numa água tão quente e transparente.

Ilha Saona Republica DominicanaDepois de uma meia horinha dentro de água, fui para cima aproveitar a paisagem para tirar algumas fotos. Embora o staff tivesse um fotógrafo a bordo que estava sempre a tentar tirar fotografias ao pessoal para que as comprássemos depois, optámos por tirar com o nosso material enquanto bebíamos rum cola (as bebidas e comida estavam incluídas no passeio).

Ilha Saona Republica Dominicana Ilha Saona Republica Dominicana Ilha Saona Republica DominicanaForam duas horas muito bem passadas. A areia sempre fina, branca e limpa. As palmeiras eram enormes e estavam carregadas de côcos, que os locais aproveitavam para cortar na altura e vender aos turistas para bebermos a sua água de cocô (que, por sinal, não é tão deliciosa quanto se pode pensar quando a bebemos ao natural). Também tentavam vender-nos óleo de cocô produzido ali (comprámos uma garrafinha para trazer para Portugal), cigarros e massagens. E a água… enfim, maravilhosa.

Ilha Saona Republica Dominicana Ilha Saona Republica DominicanaTerminado o tempo destinado àquela praia, voltámos para a lancha para ir almoçar. Chegámos então à povoação Mano Juan, onde nos esperava o almoço.

Ilha Saona Republica Dominicana Atirei-me logo ao frango e ao arroz que, por sinal, estavam deliciosos e à cerveja Presidente. Almoçámos nas calmas, num ambiente super descontraído onde aproveitámos para falar com algumas pessoas de outros países.

Ilha Saona Republica DominicanaDepois do almoço, fomos passear pela povoação de Mano Juan. Vimos imensas cabanas coloridas, fomos conhecer mais sobre a história das tartarugas e de como os habitantes da povoação lutam para salvar as várias espécie que por lá habitam. No passeio ficámos também a ver outra realidade bem diferente daquilo que se vê no resort – a vida das pessoas que por lá moram e que as condições deixam muito a desejar.

Ilha Saona Republica DominicanaNo final do passeio, também podíamos aproveitar para comprar algumas recordações porque existem várias cabanas que vendem produtos locais.

Ilha Saona Republica DominicanaTerminado o passeio, voltámos para a lancha. Rumámos àquilo que todos queríamos ver – as estrelas do mar. Antes ainda fizemos uma paragem numa espécie de pântano, que nos foi dito que era onde existia a criação de marisco.

Ilha Saona Republica DominicanaParámos, então, no meio do mar, naquilo que chamam de piscinas naturais. Aí, para além de termos pé, tínhamos várias estrelas do mar para poder ver no seu habitat natural.

Ilha Saona Republica DominicanaNão as podíamos era tirar do mar, para que não morressem e respeitámos essa regra à risca. Estava à espera que as estrelas do mar fossem moles mas, pelo contrário, eram muito duras. Por baixo, se lhes fizéssemos cócegas, começavam a curvar as suas pontas. Estivemos nas piscinas naturais cerca de 20 minutos e, depois, fomos a caminho do catamaran.

Ilha Saona Republica DominicanaNo catamaran, começou la fiesta. Muita música, animação, bom ambiente e bebida tornou o passeio de regresso muito agradável. Especialmente quando começavam as músicas latinas, o pessoa ia logo ao rubro – eu incluída, claro!

Ilha Saona Republica Dominicana Ilha Saona Republica DominicanaA única parte chata do dia foram as horas “perdidas” no autocarro porque, de resto, não há nada a apontar. Ainda bem que fomos à ilha Saona e que escolhemos o Capitan Gringo. Para além de terem preços fixos e mais competitivos que o que nos tentam impingir no hotel, são super profissionais, divertidos e responsáveis. Recomendo vivamente a excursão Capitan Gringo à Ilha Saona – um sitio paradisíaco e paragem obrigatória em Punta Cana.

Isla Saona Pinterest