
Quando criei o meu blog há mais de cinco anos, estava longe de saber o que era o SEO e de como isso poderia ser determinante para o sucesso do meu blog. Se estás a ler este artigo, provavelmente já passaste pelo mesmo ou estás a pensar nisso agora. Mas calma, vou dar-te a conhecer as minhas técnicas de SEO para Bloggers já a seguir.
SEO significa “Search Engine Optimization” – optimização para os motores de busca, em tradução literal. No fundo, trata-se de optimizares o teu blog para apareceres nos primeiros resultados do Google quando alguém pesquisa por um tema sobre o qual escreveste.
Quando já tens o teu blog há algum tempo, percebes que é preciso fazer mais. Ter boas imagens é importante. Ter um template clean e intuitivo também. Já para não falar da escrita, que deve ser bem conseguida, com um português correcto e sem erros ortográficos. Mas depois é preciso que as pessoas encontrem os nossos artigos para os lerem. Sem isso, todo o teu esforço foi em vão, correcto?
Decidi tirar um curso de SEO quando ainda estava na Microsoft e trabalhava como editora e produtora de conteúdo e foi algo que mudou a minha forma de escrever na internet. Embora o curso tivesse sido direcionado para sites no geral, com o crescimento do meu blog fui percebendo que há muita coisa que pode ser adaptada.
Adquire já o ebook “Seo Para Bloggers” por 5€
Enquanto co-fundadora e coach no Criar Um Blog, tendo já acompanhado vários bloggers nos seus blogs, percebi que o SEO ainda é algo ao qual os bloggers não estão ainda a prestar a devida atenção, embora possa ser algo que mude radicalmente o rumo dos seus blogs. Por isso, especializei-me ainda mais em SEO e escrevi um livro com todas Técnicas de SEO para Bloggers que tenho vindo a aprender ao longo de mais de cinco anos de blogging e formações sobre o assunto.
Técnicas de SEO para Bloggers – 4 coisas que tens de saber desde já
1 – Tens de optimizar o teu blog
Antes de qualquer outra optimização, deves começar por tratar do teu blog. São vários os aspectos técnicos do teu blog que ajudam a ganhar pontos no Google para apareceres nos primeiros resultados. Tudo conta – desde o template que escolhes, à metadescrição e à descrição de cada imagem.
2 – Cada artigo tem de ser optimizado
A optimização começa antes de escreveres o artigo. Começa no momento em que tens uma ideia de tema na tua cabeça. A partir daí, deves pensar na tua palavra ou expressão-chave e redigir o teu artigo com base nela. Deves ter em atenção o número de vezes que repetes a palavra/expressão-chave, os heading tags que usas, a formatação do texto e das imagens. Felizmente há plugins que te podem ajudar e facilitar muito esta tarefa
3 – Há estratégias que podem prejudicar o teu blog no Google
Muitos bloggers decidiram tentar enganar o Google de forma a ganhar mais visualizações: apresento-vos o Black Hat SEO. A cada novo update, o Google vai-se tornando mais refinado a encontrar as técnicas de “aldrabar” o sistema e, embora te possa trazer mais visualizações rapidamente, assim que o Google descobrir vai penalizar o teu blog seriamente.
4 – O SEO pode ajudar-te a ganhar dinheiro
Teres um blog bem posicionado no Google para determinados assuntos pode trazer-te parcerias duradouras e até mesmo dinheiro. Por isso, deves apostar desde já na optimização do teu blog para os motores de busca.
Todos estes tópicos são explicados em detalhe no ebook “SEO para Bloggers – Das 0 às 1000 visualizações ao teu blog em um mês”. Se queres saber mais sobre SEO, adquire e faz download do ebook por apenas 5 euros para explorares estas e muito mais dicas para multiplicares as visualizações ao teu blog.