Rowenta So Curls

ADORO cabelos ondulados e se há penteado que gosto é aquele que fica quando saio de um dia de praia: um ondulado natural. Sempre tentei recriar esse look mas não me ajeito como gostaria com modeladores por isso, quando fiquei a conhecer o novo lançamento da Rowenta – o So Curls – tive mesmo de o experimentar.

Mas o que é, então, o So Curls

É um modelador automático da marca Rowenta, que permite obter vários tipos de ondulação, desde ondas naturais (um efeito quase de praia) até aos caracóis definidos e que pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Para além disso, permite controlar a rotação de modo a escolher até a direcção que queremos que o caracol tenha (esquerda, direita ou alternado).

Rowenta So CurlsEm termos técnicos, aqui ficam os detalhes da marca:

  • Revestimento de cerâmica e turmalina – para um cabelo brilhante e saudável
  • Temperatura regulável: 170ºC, 200ºC e 230ºC
  • Temporizador com 4 posições: 6seg, 8seg, 10seg e 12seg
  • Controlador de rotação: esquerda, direita e alternado
  • Aquecimento rápido: 30 segundos
  • Indicador luminoso de modo pronto a iniciar
  • Indicador sonoro de ondulação pronta
  • Modo de suspensão – A temperatura desce aos 50ºC ao fim de 20 minutos da não utilização
  • Auto-Off: 60 minutos
  • Acessório de limpeza
  • Cabo rotativo​

Rowenta So CurlsComo usar o So Curls em 10 passos:

1 – Ligar o So Curls na temperatura certa (adequada ao tipo de cabelo) e nos segundos certos (dependendo do tipo de ondulação pretendida) e aguardar que a luz vermelha/laranja deixe de piscar;

2 – Enquanto a dita luz não fica acesa permanentemente, pentear e desembaraçar o cabelo para evitar nós e tornar mais fácil todo o processo (e aplicar um protector de calor);

3 – Escolher o lado para que se quer fazer a ondulação – direita, esquerda ou aleatória;

4 – Colocar o So Curls com as setas viradas para o lado da cabeça;

5 – Quando a luz ficar estática, começar a usar o So Curls: Pegar numa madeixa fina (até 3cm de largura) e colocá-la no aparelho;

6 – Pressionar a pega para que ela “recolha” o cabelo e o enrole no seu interior.

7 – Continuar a pressionar a prega, sem largar, enquanto o So Curls fizer os bips, até fazer os 4 bips rápidos;

8 – Aquando desses 4 bips rápidos, largar a pega e soltar o So Curls do cabelo;

9 – Repetir o processo em todas as madeixas de cabelo desejadas, até obter o resultado pretendido;

10 – Alternativo: Aplicar um spray fixador/laca para tentar aguentar o penteado mais tempo e/ou passar um pente largo ou os dedos para soltar os caracóis e dar um efeito mais “natural”.

Look Rowenta So CurlsDois pontos muito importantes e que fazem toda a diferença no manuseamento do So Curls:

1 – As setas têm de estar viradas para o lado da cabeça, e nunca para fora. Aqui a tontinha não leu bem as instruções ao início e é claro que houve madeixas que não correram bem, que é como quem diz, “bloqueei” a máquina algumas vezes porque a estava a usar ao contrário. Bonito serviço…

2 – As madeixas de cabelo não podem ser demasiado grandes: no máximo 3 centímetros de largura e 65cm de comprimento. Quando as madeixas são largas demais, o que acontece é que o So Curls tem um sistema de segurança que activa e bloqueia o motor que enrola o cabelo, permitindo que o retiremos. É algo que acontece algumas vezes, até porque podemos nem sempre posicionar a madeixa da melhor maneira, e acontece frequentemente até que nos habituemos ao aparelho.

Look Rowenta So CurlsO que eu achei do So Curls da Rowenta:

Na minha experiência pessoal, achei muito mais fácil manusear este tipo de modulador do que os iron curls, pelo menos os com pinça. Ainda tem um valor elevado (100€) mas, para quem gosta de mudar de penteado e costuma pagar para ir ao cabeleireiro, é algo que compensa e muito porque em menos de 10 idas ao cabeleireiro, está pago o aparelho e podemos fazer tudo no conforto da nossa casa, sem filas de espera e sem marcações.

Como tenho o cabelo com uma espessura média (nem muito fina nem muito grossa), usei sempre a temperatura do meio. Para cabelos finos deve-se usar os 170º, para normais os 200º e, para os grossos, 220º. Independentemente da temperatura, usei sempre um spray protector de calor, porque a protecção é fundamental.

Quanto ao tempo que perco para fazer as ondas no cabelo todo, posso dizer que não chega a 15 minutos, sobretudo agora que já “domino” mais facilmente o So Curls. E estes 15 minutos incluem pentear o cabelo e aplicar o spray protector. Cada madeixa de cabelo demora cerca de 16 segundos a ficar pronta, desde o momento em que o So Curls “absorve” o cabelo até que dá o último dos bips.

Mas é importante realçar que tenho um cabelo curto, de grossura média mas não tenho muito cabelo. Para quem tem uma cabeleira mais farta, o processo demora mais, como é de esperar, mas experimentei fazer no cabelo da minha prima, que tem quase o dobro do cabelo em espessura, densidade e tamanho, e não demorei mais de meia hora (com galhofa incluída, claro).

Fiquei mesmo fã do resultado porque os caracóis/ondas duram o dia inteiro e, mesmo quando acordo no dia seguinte, ainda tenho o cabelo ondulado. É excelente para mudar de visual em pouco tempo, uma vez que o meu cabelo é quase liso.

Conseguimos facilmente dar vida a um cabelo liso ou com jeitos traquinas e fazer um penteado com glamour, ou apenas uma ondulação natural para o uso no dia-a-dia. Fiz-vos um vídeo a mostrar como utilizar:

 Vejam alguns looks que fiz nos últimos dias na galeria abaixo:

Está à venda na Media Markt e Box (Jumbo) por 100€, sendo que em breve poderão encontrar também na Worten. Gostaram do resultado final? O que acharam do So Curls?