Resistir e poupar em época de saldosQuando decidi, no ano passado, que queria comprar casa, tornou-se imperativo que teria de poupar mais. Ter uma abordagem mais minimalista à minha vida ajudou-me a juntar mais dinheiro todos os meses e a ter menos tralha, confesso. Mas isso fez, também, com que comprasse menos roupa. Não me interpretem mal – tenho muita roupa, desde os tempos do secundário. No entanto, muita coisa mudou desde então. O meu corpo mudou de forma, a minha situação profissional também e os meus gostos igualmente.

Hoje em dia prefiro ter menos peças, mas de qualidade superior em termos de tecidos, com outros cortes, com tons mais neutros. E, aquando da mudança de casa, percebi que muita da minha roupa mais “profissional”, já não me assentava como gostaria. Foi então que decidi espreitar os saldos e ver se encontrava sobretudo calças de fato, de cintura subida, que me assentassem como eu gosto. Depois de correr algumas lojas, fui encontrar precisamente aquilo que queria na C&A. Claro que, quando entrei na loja, tudo com promoções brutais a rondar os 50%, tive de fazer um grande esforço para me manter na linha e não sucumbir à tentação de levar tudo.

Isso levou-me a uma pergunta: como “resistir e poupar em época de saldos”?

Resistir e poupar em época de saldosCada um é como cada qual, é certo, mas percebi que, se queria poupar dinheiro, ia ter de me aplicar na missão de comprar menos e assertivamente. Por isso, elaborei QUATRO estratégias para manter o foco e resistir e poupar em época de saldos – mas que, na verdade, são válidas para qualquer ida às compras, incluindo online.

1º – Fiz uma lista do que realmente preciso: Sabia que precisava de calças de fato, sobretudo em preto, azul escuro e bege, camisas acetinadas em tons neutros e, eventualmente um blazer ou vestido mais formal. Fiz uma lista com estes itens e olhava para ela sempre que queria desviar a atenção para peças que não faziam parte da lista.

2º – Decidi olhar apenas para as secções em saldos: Apesar de já existirem peças em loja da nova colecção, quis manter o foco apenas nos saldos, para aproveitar as peças de maior qualidade a preços mais simpáticos.

Resistir e poupar em época de saldos3º – Só levar se realmente adorar a peça: Muitas vezes fiz compras de peças pelas quais não estava 100% convencida. O que aconteceu foi que, depois, essas peças ficaram intactas no meu armário, até hoje de etiqueta posta. Um desperdício de dinheiro.

4 º – Estar dentro do orçamento que estipulei: Quando vou às compras, estipulo um orçamento de quanto posso gastar. Se só puder usar 50€, pois então todas as compras que fizer têm de estar abaixo desse orçamento, o que ajuda a seguir os tópicos anteriores.

Seguindo estas estratégias, consegui manter-me alinhada com o meu plano financeiro e trazer as peças que faltavam no meu armário – peças que tenho usado bastante (sobretudo as calças) e outras que vão ser muito usadas assim que o tempo nos der umas tréguas e começar a estar mais calor. Também tenho a sorte de ter uma C&A por perto, uma das poucas lojas onde encontro sempre, mas sempre, MUITAS peças bonitas, com boa qualidade, e que assentam bem no meu corpo (coisa que não acontece em muitas lojas).

Resistir e poupar em época de saldos

E tu, o que fazes para resistir e poupar em época de saldos ?