O meu trabalho obriga-me a 10 horas diárias sentada numa secretária em frente a um monitor, que se complementam com mais 2 horas nos transportes públicos. Resumindo: passo o meu dia sentada e isso teve um impacto enorme no meu corpo e, como podem imaginar, foi tudo menos pela positiva.
Mas, ao que parece, há algumas dicas que ajudam a queimar calorias no trabalho (seja num escritório, na escola ou em qualquer local onde tenhamos de estar sentadas muitas horas seguidas) e a trabalhar alguns músculos.
Deixo-vos, então, 10 dicas que vou começar eu mesma a pôr em prática durante estas infinitas horas sentada:
Beber água gelada: Se tiverem oportunidade de ter uma garrafa de água guardada num frigorífico perto de vocês, é uma excelente maneira de queimar calorias. A água fria acelera o metabolismo e queima mais 100 calorias.
Escolher as escadas: Um clássico dos clássicos é deixar de usar o elevador e escolher sempre o caminho com escadas.
Optar por transportes: Deixar o carro em casa, sobretudo nos dias mais quentes, e ir para o trabalho a pé, de bicicleta ou de transportes ajuda a queimar calorias e a descomprimir depois de um dia intenso. Ou, por exemplo, sair no autocarro uma estação antes ou deixar o carro mais longe.
Trabalhar os glúteos: Apertar as nádegas durante 10 segundos e repetir 10 vezes.
Trabalhar os abdominais: Contraí-los durante 10 segundos e repetir 10 vezes.
Levantar sempre que possível: Fazer várias pausas (para ir à casa de banho, para lanchar, para atender o telefone) onde nos obrigamos a levantar várias vezes.
Bola de fitness: Se tiverem uma bola de ginástica e estiverem em casa, o ideal é sentarem-se nesta bola em vez de uma cadeira confortável. Estas ajudam a tonificar os músculos porque obrigam a uma postura mais correcta.
Levantar as pernas: Devemos ir levantando as pernas, as duas em simultâneo, para a frente e sentimos logo os músculos das coxas a trabalhar.
Ir rodando o pescoço: Parece estúpido mas dizem que acumular stress na zona do pescoço leva à acumulação de gordura na zona do estômago. A solução? Ir rodando o pescoço.