
Até há bem pouco tempo, esbanjava muito dinheiro sem sequer dar por isso. Se hoje me sentasse a reflectir sobre todas as compras irrefletidas e desnecessárias que tive, acho que cortava os pulsos em desespero. Incluindo neste meu hobbie que é o blog, sei que gastei dinheiro sem necessidade que poderia ter poupado ou investido em algo que me trouxesse retorno.
Dei por mim, então, a pensar em formas de poupar dinheiro enquanto blogger. Porque quem está do outro lado só vê as coisas boas, porque é isso que optamos por mostrar. No entanto, há muito investimento não só de tempo, mas também de dinheiro.
Depois de muito analisar, são estas as minhas dicas para poupar dinheiro enquanto blogger que tenho posto em prática.
Cuidar do equipamento
Sabemos que um blogger, geralmente, precisa de equipamentos dispendiosos. Uma boa câmara, luzes, computador, telemóvel, etc. Cuidar dos nossos equipamentos é o primeiro passo para poupar dinheiro. Fiz as contas e tenho a minha máquina fotográfica há mais de 8 anos, tal como o tripé e o meu computador antigo. Parece senso comum, mas é a mais pura das verdades.
Reutilizar e reciclar acessórios
Sobretudo em fotografias de flatlay, é muito comum usarmos acessórios ou pequenos elementos que dão alguma vida à fotografia. Tenho guardado numa caixinha todos aqueles que sinto que posso vir a reutilizar e, portanto, usar em outras fotografias mais tarde. Desde uma revista com uma capa bonita e sem a data, confetis, flores secas, pequenos ornamentos e muito mais. É muito comum, nos press kits que recebemos, virem elementos decorativos e, se os guardarmos, podemos vir a usar mais tarde. Porque, acreditem, ir comprando estas coisinhas saem do orçamento e vão fazendo mossa.
Comparar preços
Hoje em dia não há desculpas para não comparar preços, tal como fazemos com tantos produtos do nosso dia-a-dia para a casa. Seja um curso sobre blogging, um livro, domínios, hospedagem, planners, sessões de Blog Coaching, templates, máquinas fotográficas, ferramentas de edição e muito mais. Tudo pode ser pesquisado online e comparado entre diferentes plataformas para se encontrar o melhor valor.
Usar recursos grátis
É incrível a quantidade de informação disponível online de forma gratuita. Cursos, eBooks, fotografias de stock, templates, calendários editoriais e muito mais. Não se coibam de utilizar essas ferramentas gratuitas. Muitas delas, inclusive, até partilho junto dos meus coachees para que não andem a gastar dinheiro desnecessário.
Cria uma conta à parte para o blog
Pode não se aplicar a todos os bloggers por aí, mas faz sentido em alguns casos criar uma conta Paypal à parte para o blog. Um sítio onde recebam todos os pagamentos e de onde saiam todas as despesas relacionadas com o blog. Assim, conseguem fazer um acompanhamento das finanças do vosso projecto.
Estas são algumas dicas básicas de como poupar dinheiro enquanto blogger . Acrescentarias algumas outras dicas? Partilha tudo nos comentários abaixo!
Gostaste deste artigo? Queres lê-lo novamente ou guardar para mais tarde? Salva-o no Pinterest!