Palhinha Desdobravel MariaPalhinha

Todos usamos plástico no nosso dia-a-dia. É muito difícil dissociarmo-nos de uma vida 100% sem plástico porque ele está em todo o lado, muitas vezes até nos nossos acessórios mais rotineiros.

No entanto, podemos e devemos fazer escolhas mais sensatas e plastic free. Aliás, devemos sempre optar por opções reutilizáveis, mesmo que sejam de plástico. A ideia é rodearmo-nos de produtos que não sejam descartáveis porque estamos a alimentar uma indústria e uma sociedade altamente consumista.

O nosso mundo muda a uma velocidade constante e somos incentivados a fazer compras desenfreadas e pouco racionais. Quantos de nós compramos produtos que usamos uma vez e deitamos fora? Falo por mim – aconteceu muitas vezes.

Está na hora de mudarmos os nossos comportamentos. Está na hora de influenciarmos quem nos rodeia, especialmente os mais novos, a fazer o mesmo. Há pequenas (grandes) mudanças que podemos fazer no nosso dia-a-dia e que nos tornam embaixadores do nosso planeta e que nos indicam o caminho para uma sociedade mais ecológica.

Porque usar uma palhinha reutilizável?

Uma dessas mudanças é a escolha de palhinhas reutilizáveis. Fiquei impressionada com o impacto que as palhinhas têm no meio ambiente, sobretudo no ambiente. A quantidade de plástico que é, realmente, reutilizada é muito baixa quando comparada com a que é produzida e consumida. As palhinhas são daqueles objectos que inundam os oceanos. Que ferem e matam animais. Tornam-se alimento para animais marinhos, contaminando-os, adoecendo-os.
No fim do dia, todos pagamos por isso. O meio ambiente grita constantemente – chega de plástico!

Encomenda a tua palhinha reciclável da Maria Palhinha no formato que mais gostares (desdobrável ou normal), nas cores que quiseres, e passa a recusar sempre a palhinha de plástico.

A grande mudança no meu pensamento sobretudo em relação às palhinhas aconteceu quando vi este vídeo.

Quem me conhece sabe que, quando tive oportunidade de nadar com tartarugas no México, lhes desenvolvi um carinho ainda maior. Partiu-me o coração ver este vídeo mas achei importante que fosse partilhado para que, com a brutalidade da realidade, possa causar em vocês o mesmo impacto que teve em mim. A isso, podia acrescentar mais informação dolorosa e dizer-vos que:
• As palhinhas não se degradam quando chegam ao oceano
• Uma palhinha de plástico demora mais de 200 anos a decompor-se
• As palhinhas são o 6º lixo mais encontrado nos oceanos

A lista poderia continuar quase que infinitamente, mas creio que seja o suficiente para vos mostrar que é urgente mudarmos o consumo de plástico. Não consegui mudar a minha vida a 100%. Ainda consumo muito plástico. Mas há pequenos gestos que tenho vindo a implementar na minha vida.

Deixei de usar sacos de plástico para ir às compras, e uso sempre um saco de rede que tenho dentro da mala.
Deixei de comprar garrafas de água, e ando sempre com uma garrafa reutilizável comigo, que encho sempre que preciso.

Deixei de usar palhinhas de plástico, porque ando sempre com a minha palhinha reutilizável dentro da mala que, ainda por cima, permite fazer logo a limpeza e estar junta do porta-chaves. Sim, porque beber de uma palhinha torna as bebidas mais saborosas. Eu entendo, sinto o mesmo. Mas agora posso fazê-lo sem culpas porque deixei de recorrer a um objecto que tem um tempo médio de vida de menos de 5 minutos.

Palhinha Desdobravel MariaPalhinha

Encomenda a tua palhinha reciclável da Maria Palhinha no formato que mais gostares (desdobrável ou normal), nas cores que quiseres, e passa a recusar sempre a palhinha de plástico.