T-shirt Frida KahloAcho que já todos reparámos o quanto é comum as crianças serem bombardeadas com mensagens subliminares (ou, tantas vezes, bastante directas) sobre aquilo que um menino e uma menina devem ser ou fazer. Os meninos devem ser aventureiros. Devem fazer experiências e correr o mundo. As meninas devem ser “princesas”. Ingénuas, puras, contidas e indefesas.

Sou contra tudo isso. Quando chega a altura de oferecer presentes à minha enteada ou à minha afilhada, foco-me em presentes úteis. Um globo interactivo ou um livro sobre grandes mulheres que mudaram o mundo. Quando ofereci o livro “Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes” à minha enteada, ela gostou tanto que lhe ofereci a segunda edição. Cada livro conta histórias de grandes mulheres que mudaram o mundo, das mais variadas áreas.

T-shirt Frida Kahlo da Shein por 8,18€

Como não podia deixar de ser, Frida Kahlo está presente. E, como ela, muitas outras de todas as épocas temporais, de todos os continentes e de todas as raças.

Acho que nós, adultos, temos o dever de passar esta mensagem às nossas crianças. Transmitir-lhes a consciência, desde pequeninos, que têm em si toda a força, coragem e determinação para atingirem os seus sonhos. Que devem brincar, explorar, questionar, experimentar. Que têm de sonhar mas também de trabalhar pelo que ambicionam.

T-shirt Frida KahloFrida Khalo foi um exemplo disso. Uma artista que se tornou rosto do feminismo após ter transformado o seu sofrimento em arte. Hoje em dia, ainda há mais miúdos a saberem a história das princesas do Frozen do que a história de Frida. E isso é de lamentar.

Não é que ache que uma t-shirt com uma composição artística de Frida Kahlo vá causar um grande impacto no mundo ou fazer com que uma nova geração aprenda quem ela é. No entanto, prefiro promover as grandes mulheres da História do que “bonecos” sem grande sentido.

Já há algum tempo que as marcas de roupa começam a apostar sobretudo em t-shirts com citações ou frases de “empoderamento” no feminino. Chamemos-lhe feministas. E adoro! Mas também adoro estes estampados em que não são necessárias palavras.

Mesmo sem vermos as famosíssimas sobrancelhas de Frida, conseguimos claramente perceber que é ela. Mesmo com todas as flores, mesmo com toda a cor. E foi por tudo isso que adorei a t-shirt da Shein – por ser feminina e, ao mesmo tempo, carregar uma mensagem e alguém (uma mulher) que marcou o mundo.

Por um mundo de mais Fridas e menos princesas. De mais mulheres que lutam pelos seus sonhos e pelos seus objectivos.

T-shirt Frida Kahlo da Shein por 8,18€

Usa o Código Q3livin15 para 15% de desconto extra.

T-shirt Frida Kahlo