Perder até 4kg em 48 horas

Tinham saudades das Healthy Mondays? Eu tinha, e achei que a altura perfeita para retomar esta rubrica era precisamente no dia em que vou voltar ao ginásio (yey!). Lá consegui convencer o meu irmão – atleta, estudante de Ciências do Desporto e apaixonado por nutrição, para me dar as suas dicas maravilhosas que, a ele, já o fizeram perder 30kgs. Portanto, o espaço abaixo é da sua conta. Meninas, se precisam de perder até 4kgs com muita urgência, este artigo é perfeito para vocês!

Vem aí uma festa e não cabem naquele vestido que tanto querem usar? Vão à praia mas ainda falta aquele detalhe na silhueta para estar tudo como querem?

Hoje trago-vos uma estratégia para que, em pouco tempo, consigam produzir mudanças bruscas na vossa aparência. É algo que os atletas que competem em categorias de peso tendem a utilizar como um aliado às suas dietas quando se preparam para atingir o peso em que competem.

Para produzirmos estas mudanças bruscas não só nosso peso, como também na nossa aparência, vamos manipular aquilo que há mais no corpo – a água. Procuramos uma LIGEIRA desidratação (2-3% do peso corporal), tentando reduzir a nossa retenção e ingestão de líquidos. O resultado – um corpo bastante “desinchado” e cerca de 2-4kg a menos!

ATENÇÃO: Estes procedimentos não são sustentáveis, podendo trazer muitos malefícios se praticado a longo prazo, e os resultados são extremamente temporários.

ALIMENTAÇÃO:
• Restringir ao máximo as quantidades de Sal/Sódio.
• Evitar os Hidratos de Carbono.
• Procurar alimentos diuréticos.

Aqui, procuramos evitar tudo o que nos possa fazer reter água no nosso corpo (sal e hidratos de carbono) e queremos ingerir tudo o que nos ajude a removê-la (alimentos diuréticos).
Pessoalmente, procuro sempre ter uma dieta rica em proteínas magras (peixes e aves) e gorduras saudáveis (frutos secos) aliando-a com umas boas doses de café para não só me manter enérgico mas também para aproveitar o efeito diurético da cafeína.

INGESTÃO DE LÍQUIDOS:
• Numa fase inicial, até 48h antes do “evento” – Ingerir o máximo de água possível.
• Entre as 48 e as 24h até ao evento – Ingerir quantidades normais (máx 1,5L).
• A partir das 24h até ao evento – Reduzir a quantidade de água que ingerimos.

Na fase inicial, embora pareça contra produtivo, a ingestão de grandes quantidades de água promovem a diurese, facilitando a excreção de água. 
Nas últimas 24h, uma vez que o nosso corpo esteve exposto a um grande estímulo diurético, continuará num “modo” de excreção de água embora já não esteja a ingerir tanta água como antes.

PROMOVER A SUDORESE:
O vosso suor tornar-se-á o vosso maior aliado nesta “missão” de perda de volume. Quanto mais conseguirem suar, mais água perderão e, consequentemente, mais acentuada será a perda de volume.

Para isto, recomendo-vos exercício físico, numa duração mínima de 30 minutos, procurando um protocolo mais do género dos treinos de alta intensidade intervalada que vos permitirá aumentar bastante a temperatura corporal nos períodos de maior intensidade e manter-vos a suar enquanto recuperam nos períodos de menor intensidade.

Outra solução poderá ser a sauna, que, embora não vos vá ajudar a queimar calorias, certamente acabará por vos aumentar drasticamente a quantidade de água que excretam por dia.

Esta foi a Healthy Monday de hoje pelo Francisco Bação – o melhor irmão do mundo, um judoca super talentoso, um estudante dedicado de Desporto e um aficcionado pela nutrição e por uma vida saudável. Para a semana, temos mais e convido-vos a deixarem nos comentários alguns temas relacionados com alimentação saudável, exercício físico e suplementos que gostassem que ele abordasse. Todas as sugestões são bem vindas.