
A Páscoa é o desafio final antes do Verão, e é aquele onde nos vamos sentir mais culpadas porque comemos demasiados chocolates e a balança acusou o desatino. Eu pessoalmente tenho a sorte de não ser a maior apreciadora de chocolates, e conto pelos dedos de uma mão os chocolates que gosto. Por outro lado, passar a Páscoa em família significa que a minha mãe vai fazer coisas deliciosas como amêndoas e amendoins caramelizados, o que são a minha perdição!
Vai ser um hell of a challenge, mas vou mesmo ter de fazer os possíveis e impossíveis para resistir à tentação e contrapôr a balança da maneira que puder.É por isso que andei a ver e a pensar de modo a criar esta lista de 10 truques para sobreviver na Páscoa sem engordar:
♥ Entradas
As entradas são sempre uma perdição mas, se começarem com uma salada ou com uma sopa (idealmente sem batata), irá ajudar a encher o estômago mas com comida saudável.
♥ Carnes
Fujam das carnes vermelhas. Apostem nas carnes brancas e, se possível, cozidas ou grelhadas com poucos molhos.
♥ Acompanhamentos
Os hidratos de carbono em excesso são a maneira mais fácil de consumir demasiadas calorias. Por isso, é deixa-los de fora da refeição e apostar nas saladas. Acompanhem apenas com uma colher de sopa de arroz, massa ou batata.
♥ Sobremesa
Este é o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas. Resistir a uma boa sobremesa é sempre complicado, sobretudo numa altura em que a mesa está recheada de bolos e chocolates. No entanto, façam uma salada de frutas e desfrutem de uma sobremesa light. Podem também comer gelatina, que tem muito poucas calorias.
♥ Repetir o prato
Não repitam o prato! Quando se servirem, encham o prato com as doses certas e não repitam. Repetir seria apenas por gula e correm o risco de ficar com a sensação de enfartamento, típica de quando se come em excesso.
♥ Precaver
Se já sabemos que vamos cometer alguns excessos nos dias de Páscoa, o melhor é sempre prevenir e começar a pensar nisso com alguns dias de antecedência e fazer, nos dias anteriores, uma contenção calórica.
♥ Exercício
Convidar alguém da família para ir dar uma corrida ao final do dia, andar de bicicleta ou tão somente uma boa caminhada (até fazerem os 10.000 passos). O exercício físico é a melhor maneira de perder peso e pode tornar isso algo divertido se conseguir convencer a família a faze-lo em conjunto.
♥ Jejum intermitente / menos refeições
No meu caso, quando estou em épocas em que sei que as minhas refeições são mais calóricas, tento saltar o pequeno-almoço e os lanches. Assim, posso deliciar-me mais daquilo que mais gosto às refeições, sem (tantos) sentimentos de culpa.
♥ Depois da refeição
Para que não nos deixemos abater pela ansiedade dos chocolates (sabemos que custa ver os outros a comer e nós ficarmos a olhar), comamos um quadradinho de chocolate ou uma ou duas amêndoas.
♥ Quantidades
Se não queremos engordar, é fundamental que, agora mais do que nunca, tenhamos atenção à quantidade de chocolate que consumimos por dia. O ideal seriam apenas 30 gramas por dia, o que equivale a um bombom ou quatro quadrados de uma barra de chocolate. Vejam, também, as calorias das amêndoas que compraram para terem uma noção das calorias que estão a ingerir.
Posto isto, e mesmo que procurem ter uma Páscoa sem engordar, o mais importante é que a passem em família, que se divirtam e que se lembrem que 1 dia não são dias. Se vacilarem nas refeições, compensem com exercício e em restrições nos dias antes e nos dias depois. Boa Páscoa!