Hoje é Out Office Day, que é como quem diz: dia de trabalhar em casa no café, na praia, na cama, etc etc!!! Uma iniciativa liderada pela Microsoft instituiu este dia como o dia em que devemos trabalhar a partir de casa. Pessoalmente, acho uma iniciativa óptima e defendo até que devia ser instaurado um dia fixo por semana para este efeito.
Infelizmente, há ainda muitas profissões que não o permitem por vários motivos, tais como a) os chefes pertencerem à pré-história; b) as ferramentas com as quais trabalham não estão disponíveis em casa; c) porque fazem atendimento pessoal ao cliente, etc etc etc.
Eu já pratico o Out Of Office Day a todas as semanas (que avant garde) porque como moro a 60 quilómetros do meu local de trabalho poupo duas horas em transportes, horas essas em que, ficando em casa, estaria a trabalhar arduamente (pois claro, pensam o quê?).
Sou uma sortuda porque tenho um chefe flexível, trabalho no computador e basta-me ter acesso à internet para aceder às minhas ferramentas de trabalho (só me falta acertar no Euromilhões).
Mas pronto, tudo isto para elogiar esta iniciativa que permite aos funcionários das empresas pouparem tempo, dinheiro e saúde (sim, perde-se saúde na azáfama dos transportes) e desfrutarem de um dia mais pacífico. Quanto à empresa, também poupa pois gasta menos electricidade, água, etc.
Se estes motivos todos não chegam, lembrem-se que o meio ambiente agradece porque, ao ficarmos em casa, deixamos os carrinhos sossegados e evitamos as emissões de carbono, tal como a poluição sonora das buzinas no trânsito da hora de ponta.
Pensem nisso, chefes, e adiram ao século XXI.