Os livros de Fevereiro 2020Fevereiro foi um mês muito positivo por aqui, no que diz respeito às leituras. Dois thrillers, dois romances históricos e um técnico é dos meus recordes pessoais em um mês mas, em minha defesa, foram todos livros maravilhosos e que devorei num instantinho.

Como vos digo, isto de passar duas horas por dia em transportes públicos faz-me ter mais tempo para ler e, ao mesmo tempo, descomprimir do trabalho.

Vamos lá, então, aos livros de Fevereiro 2020

Laranja de Sangue

Livro Laranja de SangueO perigo de me darem bons thrillers é que não descanso enquanto não os acabo. Em “Laranja de Sangue”, Alison é uma advogada cuja carreira está em ascensão. No entanto, a nível pessoal, Alison é uma desgraça. O seu casamento está em queda livre, tem uma relação extra-conjugal com um advogado mais novo, é uma mãe desleixada e, para piorar, é alcoólica.⠀

Tem, agora, o maior desafio da sua carreira – um caso de defesa de uma mulher que, alegadamente, assassinou o marido. Há uma história mal contada mas Alison não desiste de a defender. Enquanto isso, o casamento não melhora, a relação com o amante continua uma confusão e, pior que tudo, começa a receber mensagens anónimas de alguém que conhece os seus segredos e se quer vingar.

Até ao fim do livro vamos acompanhando o caso de defesa de Alison, fazendo figas pelo casamento (sendo que ora odiamos o marido, ora o compreendemos) e esperando que se livre do amante mas nada é o que parece e todos têm segredos a esconder.

Uma coisa é certa – alguém se quer vingar de Alison e poderá fazê-lo de uma forma muito perigosa. É preciso chegar ao fim do livro para percebermos quem é que, afinal, anda a fazer ameaças e quais são os segredos de todos eles.⠀

Um livro intrigante, viciante e, ao mesmo tempo, perturbador. “Laranja de Sangue”, deixaste-me com vontade de ler mais de Harriet Tyce.

Encomenda o livro “Laranja de Sangue” online, aqui. 

O Rapaz Do Gueto de Varsóvia

Livro O Rapaz Do Gueto de VarsóviaE vamos lá a mais um livro sobre o Holocausto…

Não me canso de ler sobre este assunto. É certo que todos estes livros me roubam algumas lágrimas e me dão vários socos no estômago, mas são um reminder constante daquilo que o Homem é capaz. E numa altura em que voltámos a ter frequentes discursos de ódio, parece-me de extrema importância mantermos o passado bem presente.⠀

Em “O Rapaz do Gueto de Varsóvia”, passamos do presente ao passado. Mika conta ao seu neto tudo pelo qual passou em Varsóvia durante a guerra. Um relato duro de um rapazinho que vê o avô ser fuzilado à sua frente e que herda o seu bem mais precioso: um casaco no qual se escondem fantoches. Esses fantoches serão a principal alegria de Mika e de todos aqueles a quem Mika os apresenta. Um pouco de luz na escuridão da guerra. Um sorriso numa altura em que só há dor e perda.

Já tinha lido muito sobre o que aconteceu aos judeus. Todos o sabemos. Embora Mika não tenha ido para um campo de concentração, sofreu de igual forma para sobreviver. Mas o que este livro me trouxe de melhor foi pensar no que aconteceu aos soldados alemães após a guerra.

Max foi um soldado alemão que, quando pôde, ajudou Mika. O rapazinho ofereceu-lhe um dos seus fantoches como agradecimento, fantoche esse que foi, também, a fonte de lucidez e esperança de Max quando foi para um campo de trabalhos na Sibéria. Nunca tinha pensado nessa perspectiva, também ela desoladora.

Um livro envolvente, do início ao fim, que consegue trazer o passado até ao presente. Um livro que me fez chorar, que me fez sorrir e que me fez pensar.

Encomenda “O Rapaz do Gueto de Varsóvia” online, aqui. 

Os Outros” – C.J.Tudor 

Livro Os Outros CJTudorO thriller “O Homem de Giz” é o meu preferido de sempre. Por isso, quando soube que C.J.TUDOR lançou um novo livro, foi logo para a wishlist. Tal como esperava, é viciante e não consegui descansar enquanto não o acabei.

Gabe ia atrasado para casa quando, no carro da frente, vê a sua filha a chamar por ele. Embora tentasse seguir o carro, na dúvida se seria mesmo a filha ou uma menina igual, acaba por desistir. No entanto, quando liga para casa, descobre que a mulher e a filha foram assassinadas. Seguro de que a menina que viu no carro é a sua filha, Gabe passa os anos seguintes à sua procura.

Ao mesmo tempo, Fran e a sua filha Alice fogem de alguém. De um homem mau. Alice sofre de episódios em que adormece profundamente sempre que olha para um espelho, e acorda sempre com uma concha na mão.

A história de todos estes personagens está interligada. Há uma rede misteriosa que cobra favores, há consequências para todas as nossas escolhas. Estará a filha de Gabe viva? Que rede é essa, o que pretendem e porquê atingirem a família de Gabe?

A autora escreve de uma forma que nos deixa presos a cada desenvolvimento. Há sempre um toque de sobrenatural que nos causa arrepios na espinha. As pestanas já queimavam e os olhos já ardiam, mas não consegui largar o livro.

Não bateu O Homem de Giz, mas não falha em nada no mistério e no enredo até ao fim. Amantes de thrillers, este é para vocês.

Encomenda o livro “Os Outros” online, aqui. 

Marketing Digital para Empresas

Livro Marketing Digital para EmpresasApresento-vos um dos livros mais úteis que li sobre Marketing Digital nos últimos meses. O “Marketing Digital Para Empresas” é um livro extremamente completo que compila os conhecimentos de diversos especialistas portugueses nesta área, nomeadamente em:

  • Website e Landing Pages
  • SEO
  • Google Ads
  • Redes Sociais
  • Email Marketing
  • Medição e Performance

Embora o foco seja em empresas, há várias dicas que podem ser aplicadas em bloggers e produtores de conteúdos no geral. Como faço a gestão da presença de alguns negócios online, para mim este livro serviu sobretudo para reavivar algumas estratégias e me inspirar para outras. Talvez por já ter um conhecimento mais profundo na área, o capítulo de Redes Sociais foi o único que não me trouxe nada de novo. Ainda assim, para quem é muito (muito) verdinho neste campo, poderá encontrar algumas dicas. Não obstante, achei-o um livro particularmente útil, que serve para ir consultando e que ajuda a manter o foco naquilo que é importante.

Encomenda o livro “Marketing Digital para Empresas” online, aqui. 

O Silêncio das Mulheres” – Pat Barket

"O Silêncio das Mulheres" - Pat BarketSempre gostei de História. Do tempo clássico dos gregos e dos romanos, dos mitos e dos deuses. “O Silêncio das Mulheres” remonta-nos para junto de Aquiles, o guerreiro feroz e o aclamado herói que todos conhecemos. Mas a história, desta vez, é narrada por uma mulher, Briseida. Sequestrada da sua cidade, Lirnesso, durante a Guerra de Tróia e reclamada como troféu de guerra por Aquiles, Briseida é uma figura conhecida da mitologia grega. Viu o seu marido, o rei Mines, e os seus irmãos a serem mortos pelas mãos de Aquiles, e a sua cidade reduzida a chamas.

Não há o romance que se viu nos filmes, apenas o relato da guerra de Tróia na perspectiva de Briseida, que reflecte aquilo por que tantas outras, então escravas, passaram. No olhar e na vida de quem se viu afastada da sua casa, de quem viu todos os que amavam a morrer à sua frente, a quem tiraram tudo, inclusive a dignidade. Tornaram-se escravas do inimigo e, no entanto, ainda obrigadas a deitar-se com eles e satisfazer todos os desejos. Converteram-se em enfermeiras, em prostitutas, em objectos, deixando para trás as suas vidas passadas.

Ter lido “O Silêncio das Mulheres” trouxe-me uma nova perspectiva relativamente aos heróis desses tempos e naquilo que era, efectivamente, a guerra.

Encomenda “O Silêncio das Mulheres” online, aqui.

Que livros leste em Fevereiro? Quais tens planeados para Março?