
Devido à Dieta dos 3 Passos, a minha alimentação sofreu profundas alterações nas últimas semanas. Uma delas passou pela quase que extinção dos hidratos de carbono que, aos poucos, serão restituídos na minha alimentação – com o devido cuidado e restrições.
Por isso, tive de pesquisar e pôr em prática algumas receitas mais saudáveis, onde apenas fossem incluídos os alimentos permitidos na minha dieta. Uma dessas receitas, que eu até já andava a querer experimentar há algum tempo, foram os Oopsies.
No mundo do fitness e da comida saudável, os Oopsies são um daqueles tesourinhos que, de tão bons, saudáveis e fáceis de fazer até mereciam um prémio. A nutricionista Rita Simões, que me está a seguir com a Dieta dos 3 Passos na Body Concept do Saldanha é que me deu a receita que eu, entretanto, até adaptei e simplifiquei (porque vocês sabem que eu sou muito preguiçosa).
Para uma dose que vai até 12 Oopsies, tudo o que vão precisar é de:
- 3 ovos
- 90g de philadelphia light ou qualquer outro quejo creme light (dizem que também podem usar iogurte grego ou queijo quark em substituição)
- sal qb
A receita dos Oopsies é a coisa mais simples deste mundo, que eu fiz com a ajuda da Bimby:
- Pré-aquecer o forno a 180º
- Separar as 3 claras das 3 gemas
- Bater as claras em castelo com uma pitada de sal (na Bimby, 1 minuto por cada clara – neste caso, 3 minutos na velocidade 3,5)
- Misturar as 3 gemas com as 90g de Philadelphia Light
- Misturar as claras em castelo com a mistura das gemas e da Philadelphia, até ficar homogéneo
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal e começar, com uma colher, a fazer círculos com a mistura
- Levar ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficar dourado
No final, retiro do forno e, quando arrefecem, guardo numa caixa hermética no frigorífico.
É perfeito para fazer “sandes” com queijo Philadelphia e fiambre de frango ou perú, algo que agora estou a fazer todos os pequenos-almoços. Sem saber muito bem como descrever o sabor dos oopsies, posso-vos dizer que o sabor é menos intenso que o dos ovos e que me faz sempre dizer que sabe a “nuvem”, signifique isso o que quer que seja.
Podem sempre personalizar a gosto, colocando pimenta, ervas, sementes e tudo aquilo que acharem que vos sabe bem. Há até quem use a receita para fazer base de pizza, imaginem – saudável, claro!
Quanto a mim, que sou uma verdadeira azelha na cozinha, posso-vos dizer que acertei à primeira e que o resultado é delicioso – e sabe ainda melhor por saber que tem pouquíssimas calorias!
Já experimentaram os oopsies? Quais são as variações que sugerem? E que outras receitas do género podem partilhar com quem está a cortar os hidratos de carbono?
Adorei
Que receita tão boa, obrigada 🙂
Uma receita muito bem explicada. Vou experimentar. Obrigada.
Olá Maria João,
Quando experimentares, diz o que achaste 🙂
Beijinho
Olá, vou experimentar este fim de semana.
Olá,
Parabéns pelo blog.
Quantas calorias terá cada oopsie?
Olá JG. Cerca de 35 calorias por oopsie. Beijinhos