Receita Oopsie

Devido à Dieta dos 3 Passos, a minha alimentação sofreu profundas alterações nas últimas semanas. Uma delas passou pela quase que extinção dos hidratos de carbono que, aos poucos, serão restituídos na minha alimentação – com o devido cuidado e restrições.

Por isso, tive de pesquisar e pôr em prática algumas receitas mais saudáveis, onde apenas fossem incluídos os alimentos permitidos na minha dieta. Uma dessas receitas, que eu até já andava a querer experimentar há algum tempo, foram os Oopsies – o “pão” delicioso sem hidratos de carbono

No mundo do fitness e da comida saudável, os Oopsies são um daqueles tesourinhos que, de tão bons, saudáveis e fáceis de fazer até mereciam um prémio. A nutricionista Rita Simões, que me está a seguir com a Dieta dos 3 Passos na Body Concept do Saldanha é que me deu a receita que eu, entretanto, até adaptei e simplifiquei (porque vocês sabem que eu sou muito preguiçosa).

Oopsies – O “pão” delicioso sem hidratos de carbono

Ingredientes até 12 Oopsies:

  • 3 ovos
  • 90g de philadelphia light ou qualquer outro quejo creme light (dizem que também podem usar iogurte grego ou queijo quark em substituição)
  • sal qb

Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbono

A receita dos Oopsies é a coisa mais simples deste mundo, que eu fiz com a ajuda da Bimby:

  1. Pré-aquecer o forno a 180º
  2. Separar as 3 claras das 3 gemas
  3. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal (na Bimby, 1 minuto por cada clara – neste caso, 3 minutos na velocidade 3,5)
  4. Misturar as 3 gemas com as 90g de Philadelphia Light
  5. Misturar as claras em castelo com a mistura das gemas e da Philadelphia, até ficar homogéneo
  6. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e começar, com uma colher, a fazer círculos com a mistura
  7. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficar dourado

Receita Oopsie Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbono Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbono Receita Oopsie Receita Oopsie Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbonoNo final, retiro do forno e, quando arrefecem, guardo numa caixa hermética no frigorífico.

É perfeito para fazer “sandes” com queijo Philadelphia e fiambre de frango ou perú, algo que agora estou a fazer todos os pequenos-almoços. Sem saber muito bem como descrever o sabor dos Oopsies – o “pão” delicioso sem hidratos de carbono, posso-vos dizer que o sabor é menos intenso que o dos ovos e que me faz sempre dizer que sabe a “nuvem”, signifique isso o que quer que seja.

Podem sempre personalizar a gosto, colocando pimenta, ervas, sementes e tudo aquilo que acharem que vos sabe bem. Há até quem use a receita para fazer base de pizza, imaginem – saudável, claro!

Quanto a mim, que sou uma verdadeira azelha na cozinha, posso-vos dizer que acertei à primeira e que o resultado é delicioso – e sabe ainda melhor por saber que tem pouquíssimas calorias!

Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbono Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbono Receita de Oopsies - o "pão" delicioso sem hidratos de carbonoJá experimentaram os Oopsies – o “pão” delicioso sem hidratos de carbono? Quais são as variações que sugerem? E que outras receitas do género podem partilhar com quem está a cortar os hidratos de carbono?