Hoje venho falar-vos de mais uma das minhas recentes paixões: Nativa SPA Frutoterapia Monoï & Argan na sua versão de Óleo de Tratamento e Máscara Capilar, d’O Boticário. Comprei-os com os 25% de desconto que chegaram às lojas, depois de ter experimentado o óleo e ter ficado derretida com o cheiro e efeito imediato nos cabelos.

Antes de mais, é importante salientar algumas das propriedades dos elementos-chave desta gama: o Monoï e o Argan.
O Monoï é um conhecido há muuuuitos anos e associado ao Verão e a uma boa hidratação. Nas ilhas da Polinésia Francesa, os nativos usavam o Monoï como cosmético, de entre outras utilizações possíveis deste óleo, que resulta da junção da flor Tiaré e do óleo de côco. Por exemplo, o Monoï era usado para hidratar os corpos dos recém-nascidos e mantê-los hidratados frente à temperatura elevada. Ou seja, dá já para perceber que o Monoï tem séculos de utilização e, se continua a ser usado, é porque realmente é coisa boa.
Quanto ao Argan, é outros dos óleos muito associados à hidratação, sobretudo no que diz respeito aos cabelos. Proveniente do deserto de Marrocos, deriva da árvore Argan Spinosa e é considerado uma relíquia da região. Dá, então, para perceber já que vem daí hidratação intensiva, certo?
A gama, toda ela feita com base no Monoï e Argan, é composta por 11 produtos:
A gama é vasta e abrange todo o corpo mas, por agora, dediquei-me aos produtos para o cabelo porque são aqueles que mais estão a precisar. Já a minha mãe aproveitou para comprar a Loção Hidratante Corporal porque tem andado com a pele do corpo seca e não é grande fã das Manteigas Corporais da The Body Shop, porque gosta mais daqueles cremes fluídos que se espalham mais facilmente.
Então, agora, vou-vos falar em pormenor do Óleo de Tratamento Capilar e da Máscara de Tratamento Capilar da Nativa SPA Frutoterapia Monoï & Argan.
Óleo de Tratamento Capilar Nativa SPA Frutoterapia Monoï & Argan
Apresento-vos o Óleo de Tratamento Intensivo, de 50ml. Na embalagem diz que pode ser usado de duas maneiras: Ou quando o cabelo ainda está molhado (e antes do secador) para ajudar a proteger do calor dos aparelhos, ou como sérum. Eu confesso que uso das duas formas, porque fiquei absolutamente fã do cheiro e do efeito no meu cabelo.
Este foi o primeiro produto da gama que conheci, numa das lojas ao acaso, e foi graças a ele que decidi experimentar também a máscara. Apliquei-o, nessa primeira vez, nas minhas pontas que, coitadas, estavam mais que ressequidas. Custa-me cortar o cabelo no Verão porque já sei que, quando acaba, tenho de o cortar outra vez para tirar as pontas estragadas e, por isso, prefiro fazê-lo apenas uma vez, no final. Por isso, tento compensar ao máximo com a maior hidratação possível durante o Verão.
Apesar de não usar placas de alisamento ou outros modeladores, uso sempre o secador e acabo por dar um mergulho sempre que posso. Por isso, não posso nunca dispensar num produto para proteger o cabelo do calor do secador, nem um produto para amaciar as minhas pontas. Este é, até agora, O produto. 
Uso-o quando saio do banho, com o cabelo ainda molhado e apenas enxuto com a toalha, no comprimento. Basta uma boa pressão na embalagem para ter a quantia suficiente porque, como é óleo, espalha-se muito bem pelo cabelo. O cheiro instala-se de imediato e os fios ficam automaticamente mais suaves e fáceis de pentear. É, realmente, o melhor sérum que usei até hoje (não que tenha usado assim tantos, é certo). Até agora, bate os da Garnier (incluindo o da gama Tesouros de Mel que, até agora, era o predilecto.
É bastante evidente a minha paixão pelo Óleo de Tratamento Intensivo desta gama, presumo. Mas é realmente um produto muito bom a um preço relativamente acessível.
Máscara de Tratamento Capilar da Nativa SPA Frutoterapia Monoï & Argan
Comecemos pelo primeiro passo do meu ritual capilar, a Máscara Capilar Ultra Hidratante da gama Nativa SPA Frutoterapia Monoï & Argan.
Uso-a depois do champô Tesouros de Mel, da Garnier, e assim que este acabar vou usa-la como seguimento do champô, também da Garnier, de Monoï, só para manter as coisas dentro da mesma linha de propriedades. A verdade é que, se o champô que uso é hidratante, esta máscara dá-lhe 10 a 0.
No imediato, logo depois de enxaguar os cabelos, não tem o efeito mais hidratante comparando com outras máscaras que já usei, quando passo com os dedos. No entanto, e no meu caso, o efeito da hidratação nota-se sobretudo depois de seco. Atenção, isto não quer dizer que não se note hidratação logo após a lavagem, bem pelo contrário. Nota-se e não é pouco, apenas tive a sensação de maior hidratação imediata com outras máscaras (que, por sua vez, depois do cabelo seco não mantiveram o nível de hidratação esperada).
Máscara de Tratamento Capilar da Nativa SPA Frutoterapia Monoï & Argan

 

Ao contrário de outras máscaras, esta é um pouco mais espessa e consistente (podem ver na imagem acima), e deve actuar apenas entre 3 a 5 minutos no cabelo, sem nunca tocar na raiz (mas isso é ponto assente para qualquer máscara).
Bem, mas como combino os dois produtos, a máscara e o óleo, acabo por sentir um efeito redobrado no que toca à hidratação, mas não tenho qualquer dúvida em como grande parte do resultado provém da máscara. Esta promete duas vezes mais hidratação em apenas poucos minutos, já para não falar no cheiro delicioso que deixa no cabelo.
O resultado final da aplicação destes dois produtos é, indiscutivelmente, um cabelo muito hidratado, suave, sedoso e cheiroso. Depois do cabelo lavado e seco, o cheiro mantém-se e os efeitos de suavidade também, o que é óptimo depois de um dia de trabalho ainda ter o cabelo impecável. Até o meu mais-que-tudo, que pode-se dizer que é um leigo nestas matérias, tem elogiado o meu cabelo e dito que está mais macio, sem sequer saber que ando a experimentar produtos novos.
As pontas estão mais fáceis de pentear e com um aspecto menos estragado. Também ao toque parecem outras bem mais sedosas. Resumindo: uma gama que, apesar de ter um preço mais elevado do que os tradicionais produtos de supermercado, acaba por valer a pena pela qualidade e durabilidade dos efeitos no cabelo a médio-longo prazo, ao contrário de outros “de massa” que duram apenas poucas horas. 

 

post signature
◆ Seguir no Facebook