
Quem me acompanha pelas redes sociais (Instagram e Facebook) sabe que andei, nos últimos dias, a conhecer o Dubai e Abu Dhabi. Se ainda não sabias, é porque não me segues por lá e já o devias estar a fazer.
O Dubai e Abu Dhabi são dois emirados surpreendentes. Com uma grande riqueza e muito luxo e ostentação. Embora sejam nações relativamente recentes e, portanto, com muito menos História do que outras nações/culturas, não há como negar que estes dois Emirados (não posso falar pelos restantes porque não os visitei) foram capazes de construir algo absolutamente incrível.
Hoje partilho convosco o que visitar em Abu Dhabi, e vão perceber que a capital dos Emirados Árabes Unidos tem um encanto especial!
O que visitar em Abu Dhabi
Qasr Al Watan, Presidential Palace
Qasr Al Watan, o Palácio Presidencial, abriu as portas ao público apenas este ano. Que sortudos que fomos de poder entrar neste espaço maravilhoso! Mais do que ser um espaço onde se realizam grandes encontros do governo, é um sítio onde também se encontram exposições interactivas. E, sejamos realistas, o edifício em si é uma verdadeira obra de arte!
Tem várias alas, onde se aprende sobre a formação dos Emirados Árabes Unidos, colecções de artefatos e manuscritos raros que destacam as contribuições do mundo árabe para vários campos intelectuais, incluindo ciência, artes, humanidades e literatura e muito mais!
Vale a pena visitar ao final do dia (o pôr do sol, neste altura, acontece por volta das 18h00) para assistir a um espectáculo de luzes (videomapping) muito merecedor do nosso tempo.
Emirates Palace
Visitámos o Emirates Palace, Palácio dos Emirados, mesmo antes do Palácio Presidencial. Trata-se de um hotel de cinco estrelas ao estilo do luxo árabe, com tudo do bom e do melhor – incluindo uma baía natural privada nas margens do Golfo Pérsico.
A entrada é gratuita e vale a pena visitar pelo luxo e pelo design árabe.
Sheikh Zayed Grand Mosque
Nunca tinha entrado numa mesquita, mas esta foi uma surpresa maravilhosa. A Sheikh Zayed Grand Mosque, inaugurada em 2007, é uma das visitas obrigatórias a quem vai a Abu Dhabi e é das obras mais incríveis dos Emirados.
A entrada é gratuita, o que ajuda a que tenha sempre tanta gente mas é necessário seguir um código de vestuário de forma a que se respeite a religião. As mulheres não podem ter roupa justa, curta ou decotada e o cabelo, ombros e braços devem estar cobertos. Hoje em dia, a mesquita faz um empréstimo de roupa gratuito para todas as mulheres, com um traje de três cores distintas (azul, bege e bordeaux). Todos têm que se descalçar, podendo ficar de meias.
A Sheikh Zayed Grand Mosque é deslumbrante, imponente, maravilhosa. Toda ela revista em mármore e detalhes em ouro e cristais. Não há como não ficar de queixo caído com tanto pormenor luxuoso, incluindo o maior tapete persa do mundo!
Louvre Abu Dhabi
Os Emirados também têm cultura e o Louvre de Abu Dhabi é um claro exemplo disso. Inaugurado apenas em final de 2017, no Louvre Abu Dhabi podemos encontrar obras de arte de todo o mundo. As salas são quase como “capítulos da Humanidade”, onde coexiste a arte ocidental e a oriental, mostrando que, para um mesmo objecto/ideia, há várias formas de se retratar ou interpretar e que todas elas são válidas. No fundo, é para mostrar como a mente do Homem funciona da mesma forma em qualquer parte do mundo, independentemente dos contornos artísticos que lhe dá.
É, como em qualquer museu, uma experiência que vale a pena ser acompanhada por um guia porque ajuda-nos a conhecer muito melhor várias peças, o conceito do museu e, claro, a descobrir imensa História.