“O Grande Livro da Alimentação Saudável” de Ágata Roquette

Quem me segue por aqui há algum tempo já poderá ter percebido que ando constantemente às turras com o meu corpo e com o meu peso. Tem sido uma batalha que nunca consegui vencer, simplesmente porque não o consigo pôr na cabeça como deveria.

Ao longo dos anos têm sido várias as leituras, várias as abordagens, várias as modalidades que experimentei. Testei de tudo um pouco e a verdade é que, com a devida motivação, tudo se consegue. Os resultados, os verdadeiros, são graduais mas aparecem. Então, porque raio não consigo atingir o peso que gostaria, ou reduzir os centímetros que queria? Porque conquistarmos o corpo que queremos – mais forte e mais saudável – é uma questão de nos mentalizarmos. E de fazermos a melhor escolha, dia após dia.

Entretanto, é claro que qualquer pessoa em Portugal que queira perder peso já ouviu falar da conceituada nutricionista Ágata Roquette. Não só pelos vários livros que escreveu e pelo facto de estar por detrás da Dieta dos 31 Dias, que tantas pessoas ajudou a perder peso, mas também porque é um exemplo real de alguém que ganhou muito peso e que conseguiu reconquistar a sua forma física ideal.

“O Grande Livro da Alimentação Saudável” de Ágata Roquette

Pois bem, na semana passada recebi o livro “O Grande Livro da Alimentação Saudável” de Ágata Roquette, a sua mais recente novidade. É sobre ele que vos venho falar hoje. Não se trata de um livro especificamente para perder peso mas, sim, uma espécie de manual da alimentação saudável.

Começa pelos básicos, esclarecendo os vários tipos de nutrientes, como ler os rótulos das embalagens para fazer escolhas melhores no supermercado e até dá várias dicas pertinentes para quem quer ter uma alimentação saudável, nomeadamente:

  • Ter uma boa noite de sono
  • Ir ao supermercado depois de uma refeição principal, para evitar compras exageradas
  • Planear as refeições
  • Evitar comer fora, pelo menos no início
  • Se comer fora, pedir antes de toda a gente para não sermos influenciados pelas escolhas dos outros
  • Entre outras coisas (não vos posso estragar a surpresa do livro)

Para mim, o grande diferencial deste livro é que aborda cuidados alimentares para, literalmente, toda a gente!

  • Se queres perder peso
  • Se queres ganhar peso
  • Se queres combater uma doença
  • Se queres saber como te alimentar durante a gravidez
  • Se queres saber como te alimentar no pós-parto
  • Se queres saber que comida dar aos teus filhos pequenos ou adolescentes

…. Então vais encontrar as tuas respostas neste livro.

E, no final, ainda encontras várias receitas para diferentes refeições, do pequeno-almoço ao jantar, sem esquecer sobremesas, molhos e até snacks!

Posso dizer-vos que o devorei em poucas horas. Claro que saltei as partes que para mim não fazem sentido (ou pelo menos ainda), como os capítulos da gravidez, pós-parto, menopausa, diabetes e outras doenças. Mas achei que elucida bastante bem todo o conceito da alimentação saudável, desconstrói vários mitos e ajuda a perceber melhor o que é uma boa relação com a comida e como podemos comer bem para diferentes objectivos.

Fui fazendo várias notas ao longo da leitura porque quero começar já a implementar várias das suas dicas e se estás a precisar de um empurrãozinho extra para ter uma vida mais saudável e uma boa relação com a alimentação, recomendo vivamente que dês uma vista de olhos neste livro.

Com “O Grande Livro da Alimentação Saudável” , mais uma vez, a Ágata Roquette consegue trazer um livro útil, relevante e fácil de ler, capaz de ser devorado por toda a família.