Mulheres empreendedoras em Portugal que me inspiram

O Dia da Mulher faz-me sempre pensar no que é ser mulher em Portugal. Na sorte que tenho em tantos aspectos e em quanto ainda há para mudar. Mas uma coisa eu sei – estou rodeada de mulheres fantásticas na minha vida.

Ao longo dos anos fui perdendo amigas que pensei que eram para a vida, mas foi a vida a tirar do meu caminho quem me prejudicava ou não me acrescentava, para me juntar a quem, realmente, me faz bem. A quem me estimula. A quem me inspira. São poucas, mas são realmente muito boas as mulheres da minha vida. A minha mãe, as minhas melhores amigas e a minha chefe/colega são alguns desses exemplos mas essas já sabem o quanto as admiro e o quanto me inspiram em aspectos distintos da vida.

A propósito do Dia da Mulher, decidi partilhar publicamente a minha adoração por outras mulheres, mais da “praça pública” para que possam descobrir também o seu trabalho. Porque as mulheres devem apoiar-se e promover aquilo que as outras fazem bem.

Mulheres empreendedoras em Portugal que me inspiram

Izabel de Paula / Profissional de estética

Izabel de PaulaA Izabel de Paula entrou na minha vida numa altura em que estava com a auto-estima muito em baixo. As nossas almas tocaram-se mal nos conhecemos e foi impossível não me render à luz da Izabel. A história dela comoveu-me e inspirou-me. A Izabel veio do Brasil para Portugal há mais de duas décadas e, desde então, tornou-se a mais conceituada especialista na modelagem do corpo feminino em Portugal. E entende-se porquê!

As suas massagens modeladoras fazem diferença no corpo desde a primeira sessão. A Izabel poderia ter-se ficado por aí mas, como empreendedora e visionária que é, decidiu ir além. Hoje, já tem dois livros à venda, vários produtos para o corpo e até suplementação para nos ajudar a ter um corpo (o nosso património) mais alinhado com os nossos objectivos.

A Izabel também é convidada para vários programas de televisão, escreve para revistas conceituadas e tem milhares de seguidores nas suas redes sociais, com quem partilha frequentemente dicas excelentes de detox e muito mais!

A Izabel de Paula é uma mulher absolutamente incrível. Cheia de força, cheia de garra, cheia de ideias. Está sempre à procura de formas de levar o seu conhecimento mais longe e, hoje em dia, já formou especialistas de todo o país para levar o seu método de norte a sul de Portugal.

Hoje é mais do que uma excelente profissional – é também uma excelente amiga e uma fonte de inspiração.

Helena Magalhães / Escritora 

Helena MagalhãesConheci a Helena quando ela ainda tinha o Styland, num evento para bloggers. Não me recordo bem das nossas conversas, mas simpatizei com ela. Despretensiosa, sem aquele ar de nariz empinado que se consegue ver muito neste tipo de eventos. Recordo-me de ter gostado de a ouvir falar e, pouco depois, comecei a seguir o blog da Helena assiduamente.

A Helena não tem papas na língua, e isso agrada-me. E agrada-me ainda mais o facto de ter tido um sonho e não ter desistido dele. A Helena queria ser escritora à séria, e conseguiu. Hoje, tem dois livros fantásticos publicados em Portugal, lidos e adorados por milhares (eu inclusive).

Mas, em tempos, disseram à Helena que ela nunca conseguiria ser escritora. E sabem o que ela fez? Não desistiu. E os resultados estão à vista. Mais do que os dois livros que, hoje, são referência para muitos, a Helena criou uma comunidade literária e voltou a mostrar a uma geração inteira que a leitura é cool. E ainda bem que o fez! Sendo filha de uma professora e tendo crescido entre livros, dá-me um particular gozo ver tantos jovens a partilhar os livros que andam a ler.

A Helena é um caso de resiliência e de paixão, que conseguiu tocar muitos corações e que, a mim particularmente, me ensina todos os dias que quando queremos mesmo muito alguma coisa, quando sentimos que nascemos para isso, não podemos baixar os braços.

Mafalda Sena / Senas Saudáveis

Mafalda Sena SenasaudaveisAinda na área da estética, mas por motivos muito diferentes, trago-vos a Mafalda Sena. Sigo a Mafalda no Instagram há uns aninhos e dei por mim a acompanhar o dia-a-dia dela e a sentir-me realmente inspirada. O dia da Mafalda parece que nunca acaba. Começa de madrugada, segue para o ginásio e vai para o trabalho. Ainda há tempo para cuidar dela, fazer showcookings, criar vídeos, lançar as suas próprias tisanas, organizar fins-de-semana saudáveis e cozinhar para a família toda (sem esquecer de ir passear o seu Rollex – o cão mais fofo do Instagram). E sim, no meio disto tudo, de vez em quando lá se vê a Mafalda a divertir-se com a família e com os amigos.

E porque é que a Mafalda Sena me inspira? Por vários motivos. Primeiro, porque era uma menina com excesso de peso que, um dia, decidiu mudar de vida. E mudou. Perdeu muito, muito peso e ganhou uma tonelada de saúde. Tem uma auto-disciplina que ambiciono ter no que diz respeito à escolha dos melhores alimentos, sobretudo em ambiente social, e na dedicação à prática de exercício. Segundo, pela forma como consegue gerir todos os seus compromissos e fazer tudo em 24 horas. Está sempre com afazeres mas lá acorda de madrugada e vai fazendo todas as suas tarefas, sem nunca esquecer as suas prioridades.  E ainda tem tempo de me responder às mensagens que lhe vou mandando pelo Instagram. É uma querida!

Cátia Almeida / Vanilla Vice

Catia Almeida Vanilla VicePenso na Cátia como uma espécie de Girl Boss. Não só por ter descoberto o livro “Girl Boss” através do negócio dela, como por toda a imagem que ela criou com a Vanilla Vice. A Vanilla Vice é, como ela própria o diz, “uma marca portuguesa de… coisas giras!”. E que coisas giras à brava! Quando descobri a marca, ainda não tinha o vasto leque de opções que hoje tem, nem a comunidade fantástica que entretanto criou.

O que torna a Vanilla Vice diferente? Para mim, o sentido estético da Cátia. Conseguiu criar uma marca com uma imagem muito cool, com produtos diferentes e originais. Teve olho para o negócio e criou a Vanilla Vice de raiz e, para mim, das lojas online mais divertidas para mulheres com personalidade.