A Yves Rocher proporcionou-me um dia muito diferente do habitual, que me permitiu conhecer um pouco melhor o conceito por detrás da marca. É muito comum gostarmos de marcas pelos seus produtos, mas poucas são aquelas que demonstram aquilo que está por detrás.
Foi em plena Serra da Arrábida, no recém-inaugurado Hotel Casa Palmela, que decorreu este dia tão bom, que me deu tanto a conhecer.
Foi a primeira vez que compreendi o verdadeiro empenho da marca para com a Natureza. No seu ADN existe o conceito de devolver à Natureza um pouco daquilo que ela nos dá e isso é levado muito a sério. São mais do que vídeos inspiracionais a dizer que as flores são bonitas. Há, de facto, um compromisso que se traduz um pouco em tudo o que fazem.
Por exemplo, têm um prémio anual, o Femmes de Terre, que distingue várias mulheres de forma nacional e internacional, que se empenham em projectos empreendedores e relacionados com o meio ambiente. Tivemos oportunidade de conhecer uma das vencedoras a nível nacional e internacional, que foi incapaz de esconder o seu agradecimento pelo verdadeiro envolvimento da Fundação Yves Rocher neste seu projecto que, desde então, ganhou asas. Foi um momento emocionante, confesso.
No que diz respeito a novidades, surge mais uma prova de eficácia mas, também, do empenho em conceber produtos e embalagens mais amigas do ambiente. Foram lançados três novos géis de banho concentrados que, embora tenham só 100ml, permitem fazer a mesma quantidade de duches que a antiga embalagem de 400ml. A diferença? Produz-se menos 25% de plástico, porque é uma embalagem mais pequena e, a longo prazo, serão dispensados 5 camiões para fazer a distribuição destes produtos, por serem mais pequenos. Foi ainda inventado um sistema de conta-gotas em que uma única gota, em contacto com a água, permite que lavemos o corpo inteiro.
Azeitona e Laranja Amarga, Manga e Coentro e Baunilha Bourbon são as fragrâncias disponíveis deste produto, concretizam assim o conceito de Cosmétique Vegetale que faz parte do conceito da Yves Rocher e é algo pelo qual trabalham.
O gel de duche concentrado de Azeitona e Laranja Amarga tem propriedades relaxantes e uma fragrância mais fresca, que eu gosto muito. O de Manga e Coentro é frutado e, por isso, é um cheiro doce – onde não consigo encontrar o cheiro do coentro –, tendo propriedades tonificantes. Já o de Baunilha Bourbon, cuja fragrância é uma baunilha muito intensa, ajudam a exaltar os sentidos.
Confesso que considero o de baunilha um pouco enjoativo. Mas, depois de ter usado anos a fio, na minha adolescência, o perfume de côco e o de baunilha da Yves Rocher (eu e praticamente todas as miúdas lá na escola), fiquei um pouco enjoada do cheiro. No entanto, tanto o de manga como o de azeitonas são deliciosos!
Sem dúvida um pequeno grande passo que, espero, sirva de inspiração para outros produtos e para outras marcas. São as pequenas diferenças que, a longo prazo, causam um grande impacto e a Yves Rocher está de parabéns pelo seu empenho e dedicação ao ambiente.
E não, não estamos a falar de produtos com preços exorbitantes. Cada frasco deste gel de duche custa apenas 3,95€. Fantástico, não é?
Fantástico mesmo! Fiquei muito curiosa com o de azeitona e com o sistema conta a gotas, além disso esse vestido é lindo e fica-te Hiper Bem estás muito bonita com esse look! Beijinhos 😉
Gostei muito da ideia! Baratinho e perfeito para viajar!
Beijinhos
https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/