Algures numa das minhas rondas cibernáuticas descobri um livro de nome “Dieta das Princesas“, de uma tal Catarina Beato, do qual muito se anda a falar. Curiosa, resolvi ir à FNAC gastar um vale que tinha para comprar o livro. Esgotado! Não desisti e fui à Bertrand onde lá estava ele, em grande destaque. 

Trouxe-o comigo e comecei a lê-lo no mesmo dia, no autocarro a caminho de casa. Até o acabar foi num instante porque, para além de metade do livro (quase, vá!) serem fotografias ou ilustrações, a autora escreve quase como se estivesse a conversar connosco, por isso é mesmo como se estivéssemos a falar com uma amiga. 

Não é um livro de dietas “normal”, em que o autor dá uma lista exaustiva de passos a cumprir até chegarmos ao nosso objectivo. Nada disso… É a história da Catarina Beato, uma mãe a tempo inteiro que, por entre vários contratempos da vida se desleixou e deixou de se sentir ela própria no seu corpo. E o livro fala, precisamente, da luta da Catarina pelos seus objectivos num dia-a-dia mais ou menos atarefado. É a luta dela contra a preguiça e a vitória da determinação, que resultou em menos 10 quilos em 9 semanas. 

Pelo meio, e em jeito de ilustrações, surgem várias dicas úteis, entre elas do Personal Trainer e da Nutricionista que a autora frequentou, que ajudam a quem, como a Catarina, pretende mudar de vida e rumar a algo mais saudável. 

É um livro muito fácil de ler, interessante e útil sobretudo para quem precisa de motivação e inspiração. Não, não é uma obra literária daquelas que se deve guardar para sempre mas, para mim, serviu para cumprir o objectivo pelo qual o comprei: encontrar dicas úteis e terra-a-terra para conseguir fazer a dieta e o exercício físico num dia-a-dia super atarefado.

E parabéns Catarina Beato, pela coragem que foi pôr em papel detalhes tão íntimos da tua vida para ajudar quem não consegue, sozinha, dar a volta por cima aos problemas. Mais um exemplo de uma mulher com M grande que, sem ter inventado ou conquistado nada, reinventou-se e reencontrou-se com a coragem que para isso é necessária. 

"Dieta das Princesas", de Catarina Beato

"Dieta das Princesas", de Catarina Beato

"Dieta das Princesas", de Catarina Beato

post signature
◆ Seguir no Facebook