Dicas para um bom repouso

Mais uma semana a caminho e falta-nos abordar um tema muito importante para melhorar o vosso rendimento – o vosso repouso! Para muitos, as horas de sono noturnas não chegam para vos proporcionar um descanso adequado. Alguns porque têm dificuldades a adormecer, outros porque não gerem bem os horários de sono, entre outras razões.

Power Napping

Uma abordagem ao sono que se tem vindo a afirmar cada vez mais. Consiste em sestas de curta duração (15-30 mins) cujo efeito é extremamente revitalizante. Muito útil para quem tem “furos” no horário e precisa de descansar ou procura um aumento na produtividade para a sessão de trabalho/estudo que lhe falta.

Pessoalmente, utilizo muito estas Power Naps quando tenho tempo entre a escola e o treino da noite para conseguir manter a minha concentração e foco a 100%. Experimentem e contem aqui nos comentários o que acharam das Power Naps.

Acordar sempre à mesma hora

Independentemente de entrarem no trabalho ou na escola a horas diferentes ao longo da vossa semana, é importante acordar todos os dias à mesma hora de modo a ter um sono mais regular.

Mesmo que isto implique acordar várias horas antes do “necessário”, estas horas que vão estar acordados são excelentes para trabalhar em projetos pessoais ou preparar as aulas que vão ter/estudar.

Evitar luzes intensas antes de dormir

Isto aplica-se essencialmente a quem gosta de jogar, ver televisão, utilizar os telemóveis, etc. mesmo antes de dormir. Isto não vos ajuda a adormecer, bem pelo contrário. Mas se o vão fazer, procurem diminuir a luminosidade do dispositivo para que vos seja mais fácil adormecer.

Cuidados com a alimentação

A alimentação altera bastante a nossa predisposição para adormecer. De preferência, não se devem deitar nem com fome, nem de “barriga cheia” devido ao desconforto ao qual estes estados estão associados.

É importante, também, evitar a ingestão de substâncias estimulantes perto das horas de dormir. O típico café a seguir à refeição não será uma boa ideia para quem quiser dormir a seguir ao jantar. O mesmo se aplica às bebidas cafeinadas, algo que vejo acontecer com algum frequência com os mais jovens.

Francisco Bação

*Disclaimer: A fotografia foi retirada daqui*