
Aposto que, quando leram o título deste artigo, vieram logo a correr na esperança de encontrarem o derradeiro segredo para acabar com a celulite. Minhas amigas, lamento defraudar as vossas expectativas mas, até hoje, não encontrei qualquer forma de acabar com a celulite de forma definitiva. Quem vos disser que vão acabar com ela a 100%, provavelmente, estará a enganar-vos. No entanto, não desanimem. É possível, sem dúvida, melhorar bastante o seu aspecto, e é sobre isso que vos venho falar hoje.
A celulite é um problema que assombra a grande maioria das mulheres. Até nisto as mulheres são mais prejudicadas do que os homens, não bastasse já eles poderem fazer xixi de pé, ganhar mais ao final do mês, serem levados mais a sério a nível profissional e não terem menstruação nem de fazer a depilação, porque a celulite prefere o corpo feminino. Life is unfair! E, pior ainda, aparece independentemente do tipo de corpo. Sim, até as mulheres mais magrinhas que conheço e as que mais vejo no ginásio têm celulite, em maior ou menor grau, de forma mais ou menos intensa. É chato e pode, para além de incomodar visualmente e afectar a nossa auto-estima, causar alguma dor em casos mais avançados.
E o que é a celulite, afinal? Segundo os especialistas da CUF, a celulite “resulta do efeito combinado dos cordões de tecido conjuntivo que ligam a pele ao músculo e da acumulação de gordura sob a pele. Enquanto a gordura empurra a pele, os cordões de tecido conjuntivo prendem-na às camadas mais profundas e esse conjunto de forças traduz-se numa superfície irregular.”
E são vários os factores que originam a celulite, incluindo:
- Factores hormonais
- Factores genéticos
- Alimentação com muita gordura e sal
- Ser fumador
- Ser sedentário
- Permanecer muitas horas sentado
- Vestuário demasiado apertado
- Stress
- Uso da pílula
- Idade
Convenhamos – a celulite chateia-nos mesmo é por uma questão estética, certo? A mim, sim. Tenha eu 10 quilos a mais ou a menos, ela está sempre aqui mas já consegui reduzir bastante o aspecto da casca de laranja. E, sem mais demoras, deixem-me partilhar convosco as minhas dicas para acabar com a celulite ou, como já vos disse, para melhorar o seu aspecto.
Dicas para acabar com a celulite
1º: Reduzir o consumo de sal, optando por ervas aromáticas. Esta dica é, aliás, boa a todos os níveis porque o sal causa retenção de líquidos e faz-nos sentir mais inchadas. Se consomem muito sal, está na hora de o cortarem e vão ver o corpo, logo no dia seguinte, a reagir positivamente.
2º: Beber, no mínimo, 1,5 litros de água e/ou chás como chá verde ou centelha asiática. A celulite é causada, sobretudo, pela retenção de líquidos e inflamação
3º: Consumir alimentos diuréticos, como pepino, tomate, melão, morango, limão, etc. Estes são alimentos com grande composição de água, muitas vezes acima dos 90%.
4º: Praticar exercício físico. Bom, não há milagres, certo? O exercício físico faz bem a tudo e, pondo-nos a mexer, ajuda a fortalecer as fibras conjuntivas e, portanto, a melhorar o aspecto da celulite. E, se procuram bom equipamento, posso dizer-vos que a grande maioria das peças que estou a usar, sobretudo as leggins, são todas da Prozis. São super elásticas, altamente resistentes e opacas e secam num instante quando as lavo!
5º: Fazer massagens anti-celulíticas. Desde que comecei a fazer massagens com a Izabel de Paula, especialista em moldar o corpo, notei que a minha celulite reduziu bastante mas, se for absolutamente sincera, tentei sempre conciliar com um estilo de vida mais saudável. Para quem faz retenção de líquidos, as drenagens linfáticas e as massagens anti-celulíticas podem ajudar a melhorar a aparência da celulite mas, acima de tudo, a sentir maior leveza nas pernas.
6º: Aplicar creme anti-celulite com massajador. Embora não tenha lido ainda grandes estudos que comprovem a eficácia de cremes anti-celulite, a verdade é que também ainda não li nada a dizer que prejudica. E, para mim, toda a ajuda é importante, sendo que os cremes anti-celulite são obrigatórios cá em casa. A isso alio com um massajador, que adquiri junto da Izabel de Paula e que faz dois movimentos em simultâneo.
7º: Tomar suplementos pode ajudar a quem faz retenção de líquidos e, portanto, tem mais celulite. Há cápsulas de centelha asiática (também conhecida como Gotu Kola), por exemplo, que dizem trabalhar directamente a celulite pelo facto de fazerem uma optimização da circulação e drenagem dos tecidos. Na Prozis podem encontrar uma embalagem de Gotu Kola com 90 cápsulas a 9,99€ e, se usarem o código BSHOES, ainda têm direito a 10% de desconto extra. No entanto, os suplementos que mais me ajudaram forma mesmo a Cellulase Advanced. São umas cápsulas que se tomam duas vezes ao dia mas, comigo, estão a funcionar muito bem!