
Tenho sofrido muito com a queda de cabelo. Afecta-me e preocupa-me porque, especialmente por ter os cabelos compridos, tenho sempre a sensação que vou ficar careca. É péssimo e sinto isso quando lavo o cabelo, quando passo uma escova, quando olho para a minha roupa. A própria Maria Lourenço, quando lá fui da última vez aclarar um pouco o cabelo, me disse que estava com uma queda acentuada e que, apesar de ser normal nesta altura, devia ter alguns cuidados.
Por isso, e porque sei que, provavelmente, alguns de vocês também poderão estar a passar pelo mesmo problema, pedi à Maria Lourenço para me dar alguns truques e dicas para ajudar a controlar a queda de cabelo, seja para homens ou mulheres.
“Antes de mais, é importante compreender o ciclo de vida do cabelo. “O cabelo cresce , em média 1 centímetro por mês e cada fio de cabelo tem um ciclo de vida de aproximadamente 6 anos. Na papila dérmica, desenvolvem-se 3 fases de um ciclo:
- Fase anagénica, é o período em que o cabelo cresce ,dura cerca de 1 a 4 anos
- Fase catagénica, chamada a fase de involução que dura cerca de 3 semanas e é a conclusão da produção da fibra.
- Fase telogénica, o cabelo não cresce mais e permanece agarrado ao folículo durante aproximadamente 3 meses
Assim, percebemos que o cabelo não cresce de forma contínua, mas através de ciclos sucessivos. Como tal, a vida de um cabelo vai de 2 a 7 anos e, todos os dias, caem entre 50 a 100 cabelos. No entanto, há pouco tempo, descobriu-se uma nova fase, a Kenogénica, desconhecida até então. Esta é a fase em o bolbo está em repouso e espera pelo nascimento de um novo cabelo.
E, quando a queda é superior ao normal convém perceber a origem. O stress, má alimentação, medicação, ansiedade, problemas hormonais, o abuso de químicos , e outros inúmeros factores desencadeiam essa queda não natural. Deixo-vos, então, alguns conselhos:
- Ter sempre o couro cabeludo limpo
- Escovar diariamente o cabelo
- Depois de lavar o cabelo, não friccionar com a toalha
- Manter uma alimentação saudável
- Usar sempre máscara / amaciador
- Colocar serúm nas pontas
- Ter sempre um cabeleireiro conselheiro para ir diagnosticando o cabelo.
Felizmente, hoje em dia existem produtos que solucionam este problema e alguns produtos que ajudam depois da queda, ou seja dão densidade ao cabelo, tais como”:
Posto isto, esperamos que tenham gostado das dicas da incrível Maria Lourenço e que não deixem de visitar um dos espaços Maria Lourenço Cabeleireiros, onde vou sempre fazer as minhas mudanças de visual porque sei que sou sempre bem recebida e saio de lá SEMPRE satisfeita.
Obrigada pelas dicas. De fato, a mim esse assunto também me preocupa