Dia dos Namorados SheIn

São várias as histórias sobre o que terá originado o Dia dos Namorados / Dia de São Valentim. Uma das versões com mais adeptos por esta internet fora remonta ao século III. Nessa altura, o Imperador Cláudio II decidiu proibir os casamentos de forma a que os jovens se dedicassem inteiramente à guerra para que se construísse um exército romano poderoso.

O bispo Valentim decidiu não lhe dar ouvidos e continuou a celebrar o amor através do casamento, embora agora de forma clandestina. Quando foi descoberto, o bispo Valentim foi preso e, até ao dia da sua execução, recebeu várias flores e bilhetes como forma de agradecimento pela sua conduta em vida.

Não sei se é verdade, mas parece-me uma história muito bonita. O amor tem o poder de transformar a nossa vida para melhor, de nos acrescentar, de nos fazer crescer e ser melhor. Mas o lado bom do amor rapidamente se torna em obsessão ou em algo tóxico.

Uma relação saudável é algo que se pratica. Não nascemos ensinados e cometemos erros, especialmente numa sociedade que vive a uma velocidade vertiginosa, com estímulos constantes de todos os lados e em que é tão fácil perdermos o foco da pessoa que está ao nosso lado.

Mas, afinal, como ter uma relação saudável? Trust me, sou tudo menos uma guru de relações. Já cometi todos os erros que se podem cometer em relações, já passei as passinhas do Algarve e, como todos nós, ainda devo ter muito que aprender pela frente. Posto isto, e assumindo desde já que não sou especialista na matéria, decidi partilhar alguns dos ensinamentos que fui aprendendo, às minhas custas.

Dicas para ter uma relação saudável 

Respeitar o outro – Da mesma maneira que devemos cultivar os nossos interesses, hobbies e opiniões, também devemos respeitar o nosso companheiro nos dele/a.

Ter uma identidade própria – Por muito que gostemos da outra pessoa e que queiramos estar com ela a toda a hora, não devemos deixar de lado os nossos gostos pessoais, os nossos hobbies, as nossas opiniões. Somos pessoas diferentes e é na diferença que temos, também, o nosso encanto. Escrevi sobre te vestires por TI, e não pelo teu namorado a propósito da minha escolha de Dia dos Namorados da Shein, na qual se inclui esta blusa rosa que estou a usar. Que, by the way, sabia que o meu namorado não ia gostar muito mais, gostando eu dela, encomendei-a à mesma e uso-a frequentemente. 

Dia dos Namorados SheInConversar – Parece óbvio, mas vejo cada vez menos casais a conversar. A desabafar sobre os seus projectos, sobre os seus sonhos. A partilhar os seus objectivos ou tão somente falar sobre coisas aleatórias e mais descontraídas. Ter ao lado uma pessoa com quem podemos conversar sobre tudo é ter um companheiro para a vida.

Expressar sentimentos – Esta dica é sobretudo para os mais frios. Expressar os sentimentos pode ser libertador. Se algo te está a incomodar, partilha de forma inteligente, com uma conversa adulta. Pequenas demonstrações de amor também são sempre bem-vindas.

Admitir os erros – Há pessoas que têm uma dificuldade absurda em admitir que erraram e em pedir desculpa. Todos erramos, isso é um facto. Por isso, quando o fazemos, pedir desculpa é o único passo a dar.

Ser leal e fiel – É óbvio, não é? Mas ainda há muita gente que se esquece que a lealdade e a fidelidade são dois elementos imprescindíveis para qualquer relação funcionar, e não apenas a amorosa. Respeita a pessoa que tens ao lado, sempre.

Incentivar/apoiar o outro – Se a vossa cara metade tem projectos, apoiem-na. Estejam lá em todas as fases, incentivem-na sempre a dar o seu melhor.

Não esquecer o romance – Com a nossa vida tão atarefada, é fácil deixarmos o romance para trás. Mas, à medida que os anos passam, a relação vai ressentindo a falta do romance. Pratiquem a paixão, marquem encontros, façam coisas diferentes para quebrar a rotina. E nunca deixem de ser namorados, sempre que puderem.

Rir – Meus amigos, rir é tão bom e se for ao lado das pessoas que amamos, ainda sabe melhor. Não consigo imaginar-me ao lado de um homem que não me faça rir, porque a vida já tem demasiados dissabores

Perdoar – Todos cometemos erros. Mas, numa era em que é mais fácil substituir do que arranjar (bens e pessoas), torna-se cada vez mais difícil perdoar. E, numa relação, perdoar é importante. Claro que há situações que não merecem perdão, mas vi algumas relações que pareciam tão promissoras terminarem por orgulho.

Poderia entrar em maior detalhe em cada uma destas dicas, ou acrescentar muitas outras. Acho que, acima de tudo, o fundamental é que haja amor, respeito e carinho. Que outras dicas para ter uma relação saudável acrescentariam?

Dia dos Namorados SheInQuanto à blusa rosa que estou a usar, podem encomendar na Shein . Usem o código SVD864 para terem 15% de desconto em compras acima de $60.