Dama De Copas

Há uns tempos estive na loja do Chiado da Dama de Copas para conhecer, finalmente, o conceito de Bra Fitting. Já tinha ouvido falar deste espaço várias vezes, mas nunca tinha tido oportunidade de lá ir. Foi, então, num solarengo sábado de Inverno que eu, Bárbara Bação, mudei completamente a minha percepção sobre o mundo dos soutiãs.

Deixem-me contextualizar-vos. Desde muito pequena que tenho o peito grande. Se, para algumas de vocês isso é um privilégio, para a pequenina Bárbara que queria era jogar à bola com os amigos, o peito grande sempre foi um empecilho. Como tal, fazia de tudo para o esconder não só através de roupas muito largas como, também, com soutiãs não apropriados.

Esta minha falta de consciência fez com que o meu peito tivesse, alguns anos depois, cedido e foi só nessa altura que me introduzi nos soutiãs de aros. Até então, usava apenas os de tecido e alguns modelos desportivos. Foi um filme para me adaptar, mas lá consegui. O problema, contudo, que se arrastou até aos dias de hoje foi nunca ter visto a lingerie como um investimento e, por isso, optava apenas por aquelas lojas mais frequentes que vendem os tamanhos “pré-feitos” que, na verdade, nunca me ficavam bem.

Dama De CopasPois foi com a Dama de Copas que tudo mudou. Antes de entrar não pude ficar indiferente à decoração, que se destaca logo desde o exterior. Tudo muito coquette, muito feminino, muito delicado e muito vintage. Percebi, quando entrei, que a loja está dividida por várias secções. Têm soutiãs para o dia-a-dia, cai-cais, desportivos, secção de noivas, secção de roupa de praia. Têm peças muito trabalhadas e com muitos detalhes, e temos peças mais simples. No fundo, há de tudo e para todos os gostos. Há, também, acessórios relacionados com esta temática: autocolantes de lifting, suportes de silicone, alças removíveis, produtos para lavar os soutiãs, de entre muitas outras coisas.

Dama De CopasE há algo sobre o qual tenho mesmo de falar, porque me comoveu. Há muitas mulheres a enfrentar e a vencer o cancro da mama. Todos conhecemos pelo menos um caso. E é algo que, para além de todos os danos psicológicos que deixa, muitas vezes deixa também marcas físicas que, pos sua vez, mexem com a auto-estima da mulher. É, então, um assunto muito sensível para quem enfrenta esta coisa horrível que é o cancro. Mas, na Dama de Copas, há uma secção direccionada exclusivamente para estes casos. Há soutiãs adequados para quem teve de retirar uma mama, há próteses de vários tamanhos e um acompanhamento que vai resultar numa mulher com mais força para combater a doença.

Dama De CopasAgora passemos ao Bra Fitting que consiste, antes de mais, em percebermos quais são os diferentes tipos de soutiã que existem, e que estão arrumados e dispostos pela loja. Posto isto, subimos ao andar de cima onde a pessoa que nos está a acompanhar vai começar por ver qual o tipo de soutiã que estamos a usar. Estará ele bem adaptado ao nosso peito? Às nossas costas? Uma vez feita esta análise, vão-nos buscar diferentes tipos de modelos para que os experimentemos e percebamos a diferença que é ter um modelo realmente adaptado à nossa medida. Eu confesso que fiquei de queixo caído e, acreditem, levava o meu melhor soutiã comigo (quando digo melhor, digo aquele com o qual me sinto mais confortável e mais adequado ao meu peito e costas).

Dama De CopasFoi aqui, também, que aprendi que andei a apertar o soutiã mal a vida inteira. Se, como eu, apertavam as “fivelas” à frente e rodavam depois para trás, estão a fazer tudo errado. É suposto enfiarmos as alças e o soutiã logo à frente e apertarmos atrás das costas. Depois, devemos ajustar o peito junto das axilas, para que todo o peito fique dentro da copa e não de fora.

Dama De CopasPosto isto, todos os modelos que experimentamos (e que nos ficam bem/que são o nosso tamanho), são apontados e registados na nossa ficha de cliente para que, em qualquer momento, possamos ir ao nosso histórico e comprar aquele modelo que tínhamos experimentado antes.

Dama De CopasUma visita à Dama de Copas é algo que recomendo vivamente a qualquer mulher, porque é uma experiência que muda completamente a nossa percepção do nosso próprio corpo. Se são mães e as vossas filhas começam a entrar na idade da adolescência ou começam a desenvolver o peito agora, recomendo vivamente que a levem a fazer um Bra Fitting porque vai ter um impacto directo no corpo dela.

Com o soutiã certo, mudamos a nossa postura, ficamos mais elegantes e com um peito mais bonito. Por isso mesmo, deixo-vos a sugestão que, quando quiserem oferecer presentes, ponderem sempre o vale de oferta da Dama de Copas porque mais do que vender peças íntimas, estas sessões de aconselhamento são mesmo importantes para nós, mulheres.

Contem-me, já conheciam este serviço? Usam os soutiãs adequados ao vosso peito?