
O confinamento veio trazer profundas mudanças na nossa vida, a vários níveis. Vocês já sabem que, para mim, foi um grande alívio poder trabalhar a partir de casa e deixar de perder quase 3 horas por dia em transportes públicos.
O que aconteceu foi que, graças ao confinamento, passei a trabalhar ainda mais horas em frente ao computador, em frente a uma janela, e a ter de usar máscara sempre que precisava de sair. “Oh Bárbara, isso foste tu e todos nós!”. É certo, é verdade… mas a minha rosácea piorou bastante desde o confinamento no início de 2020.
Notei que passei a ter maior vermelhidão no rosto, acentuando a minha rosácea, e rapidamente percebi o porquê. Com a utilização frequente da máscara, e uma vez que o ar quente expelido pela boca e pelo nariz ficam retidos no interior da máscara, dá-se um desequilíbrio da flora cutânea. Em conjunto com a fricção que a máscara faz na pele do nosso rosto, foi comum ver muitas pessoas a desenvolver acne, rosácea e dermatite perioral. No meu caso, foi mesmo o acentuar de algo que já tinha.
E se, anteriormente, o meu escritório era numa cave onde não apanhava luz do dia, desde o ano passado que trabalho em frente a janelas, com muita exposição solar.
Resumindo: sim, a minha rosácea piorou e precisei de me munir dos melhores produtos de cuidados de peles sensíveis para atenuar os efeitos que estavam cada vez mais visíveis.
Foi assim que descobri a SVR. Faz parte da minha rotina há um ano e, desde então, tenho usado cada vez mais produtos da marca, tal é a minha satisfação. Aliás, até já a minha mãe se rendeu à sua qualidade e já só usa estes cremes diários.
SENSIFINE AR Água Micelar
Esta é a água micelar de limpeza da linha Sensifine AR da SVR – uma embalagem de 400ml.
A água micelar é o primeiro passo dos meus cuidados de rosto. Se tiver uma maquilhagem à prova de água, costumo desmaquilhar primeiro com um desmaquilhante próprio e, depois, passo então para a água micelar.
Apesar de ser adequado a todo o tipo de pele, ela é perfeita para peles mais sensíveis como as minhas, porque na sua fórmula tem tenioativos ultrassuaves, niacinamida e agentes hidratantes.
Uso-a em todo o rosto, incluindo olhos e lábios, e nunca me deixou a pele com a sensação de repuxar, como outras águas micelares que experimentei em tempos.
A SVR recomenda a utilização da sua água micelar num disco de algodão (reutilizável ou não) que, depois de embebido, deverá ser aplicado por cima das zonas com mais vermelhidão. Faço-o sempre que sinto a pele mais sensível ou quente, e realmente ajuda a diminuir a temperatura e a trazer, de novo, o conforto à pele. Só depois, então, é que passo o disco por todo o rosto, levemente, para remover todas as impurezas ou até mesmo a maquilhagem.
Depois de limpa a pele, está pronta para os próximos passos!
SENSIFINE Dermo-Nettoyant
Por vezes, em alternativa à água micelar, utilizo o Dermo-Nettoyant que foi uma grande surpresa. Utilizo-o sobretudo no banho, para desmaquilhar até a maquilhagem à prova de água e ele é mesmo eficaz!
É um gel-creme bastante fresco que remove a maquilhagem, limpa e apazigua a pele. Tudo ao mesmo tempo! Surpreendeu-me pela sua eficácia e pelo facto de fazer tudo isto sem, na verdade, deixar a pele desconfortável. Bem pelo contrário! Independentemente de o utilizar com a ponta dos dedos ou com um disco de algodão, a pele fica sempre confortável.
Apesar de o Dermo-Nettoyant poder ser enxaguado ou deixado na pele, eu prefiro sempre passar por água e deixar os outros produtos da linha Sensifine da SVR actuarem.
É realmente um produto versátil que me conquistou à primeira!
SENSIFINE AR Creme
Este foi o primeiro creme da SVR que usei, a minha introdução na linha Sensifine da marca. É um hidratante intensivo suavizante e antivermelhidão para o rosto, indicado para pele com tendência para vermelhidão e rosácea.
Este creme surpreendeu-me por dois motivos.
Primeiro, porque consegue acalmar imediatamente a sensação de calor que sentia na zona sensível. É claramente nutritiva mas também calmante, um efeito normalizador da temperatura que foi testado pela equipa SVR.
Segundo, porque, devido aos pigmentos verdes, a vermelhidão neutraliza ligeiramente. Pode parecer estranho, mas a verdade é que cremes verdes são aqueles usados para neutralizar as vermelhidões.
Utilizo-o tanto de manhã como à noite, depois de limpar o rosto, e a sensação de alívio e conforto é imediata. Isto acontece devido aos ingredientes activos:
- 2.5% Endothelyol®: reduz a vermelhidão, melhora a microcirculação, diminui a visibilidade dos vasos sanguíneos.
- Extrato de Licorice: apazigua e desobstrói
- Esqualeno vegetal: hidrata a pele através da sua bioafinidade
SENSIFINE Máscara
Apresento-vos a máscara da linha Sensifine, da SVR, que chegou para me conquistar.
A acção apaziguante desta máscara é imediata, bem como a hidratação que dura horas e horas. Estou completamente rendida a esta máscara, tanto que a uso como um creme diário, sobretudo quando sinto a pele mais irritada depois de estar muitas horas com a máscara de protecção do COVID-19, ou agora também devido às alergias ao pólen, visto que a minha pele fica logo ainda mais sensível.
Há muito tempo que procurava uma máscara específica para peles com rosácea, que me permitisse nutrir o rosto em profundidade e, acima de tudo, que me aliviasse naqueles dias em que tinha puxado mais pela minha pele. Encontrei tudo isso nesta máscara, e já não a troco!
Ela tem uma “fórmula minimalista altamente concentrada em ativos apaziguantes e nutritivos. A sua textura transforma-se num óleo reconfortante, quando em contato com a pele, para proporcionar um alívio intenso”.
Uma coisa é certa: assim que aplico a máscara, a minha pele regozija-se e fica muito feliz, absorvendo rapidamente o produto e acalmando-se imediatamente. Gosto tanto dela que a uso como creme de noite. Naqueles dias de maior desconforto, aplico-a em quantidade generosa no rosto. Nos restantes dias, aplico-a à noite como se fosse um creme, usando apenas uma fina camada.
HYDRALIANE BB Cream
Não pertence à linha SENFINE da SVR mas tem sido outro aliado para me ajudar com a rosácea. E porquê? Porque, desde que começou o confinamento, que deixei de utilizar base no rosto, reduzindo a maquilhagem ao mínimo possível (geralmente, apenas um rímel nas pestanas e um batom).
O problema agora é que me desabituei por completo da base, mas queria algo que me pudesse dar alguma cobertura e protecção no dia-a-dia. Claro que a melhor solução seria um BB cream, embora utilize sempre o protector solar à mesma, previamente.
Digo-vos desde já que este é o melhor BB Cream que me lembro de utilizar. Tem uma cobertura simpática, espalha-se muito bem só com os dedos (dispensando aquelas mariquices dos pincéis, esponjas e afins) e não fica demasiado brilhante – vocês sabem, sem aquele brilhozinho excessivo.
Para fazer com que dure ainda mais tempo, e para tornar totalmente mate, aplico um pó por cima e já está! Pronta para os dias ou ocasiões em que preciso de um pouco mais de maquilhagem, mas sem me sentir com excessos!
Uso-o sempre depois do SENSIFINE AR Creme, porque preciso de cuidar da minha rosácea primeiro. A vantagem é que este creme pode ser utilizado por qualquer tipo de pele, incluindo o mais sensível como o meu.
O Hydraliane BB Crram deixa-me a pele bastante confortável, visto que o seu grande foco é precisamente uma hidratação de longa duração (a marca afirma que é até 24h). Na sua fórmula encontramos água fisioadaptada com oligoelementos, pigmentos de cor e filtros UV. Ou seja, ao mesmo tempo que hidrata, também protege do sol (FPS 20) e que corrige tez.
Para pessoas práticas e despachadas como eu, este é daqueles “muitos-em-um” que vale a pena e que já me fez pôr de lado todas as bases que tinha.
Sun Secure Blur FPS50
Quem tem rosacea não pode, em momento algum, abdicar da protecção solar no rosto. Mesmo no Inverno, esta protecção tem de estar sempre presente.
Como vos disse, agora trabalho junto a uma grande janela e, como tal, passei a ter de reforçar a protecção solar diariamente, para garantir que estou sempre protegida. E encontrei no Sun Secure Blur o protector solar de rosto que já não dispenso… MESMO!
Tenho, literalmente, já outros dois em stock para quando termino as embalagens, porque ele é realmente fantástico e um passo indispensável do dia-a-dia.
O grande diferencial deste produto, para mim, é mesmo o facto de deixar a pele baça. Ou seja, sem aquele brilho típico dos protectores solares, que tornam a pele com um aspecto oleoso e pouco bonito. Ah, e não são nada amigos de quem procura maquilhar-se.
Por isso, quando experimentei o Blur da SVR foi impossível não ficar indiferente. Para além de uma fragrância discreta mas muito agradável, de uma textura única em mousse, é mesmo o acabamento com que fica a pele que me deixou rendida.
Anda comigo sempre dentro da mala e sei que posso reforçar quantas vezes quiser, porque não vou ficar com o rosto oleoso! Ela difunde-se na pele na perfeição, sem brilhos indesejados, deixando a pele com um toque aveludado que é simplesmente maravilho. E ter tudo isto num passo que era, muitas vezes, associado a uma chatice é uma mais-valia.
Tem uma tecnologia especial que, passo a citar:
- Protege contra UVA e UVB com uma associação de filtros orgânicos fotoestáveis de largo espetro que formam uma barreira física na superfície da pele.
- Protege contra a luz visível e IV com um complexo lipossomal antioxidante (beta-caroteno + Detoxophane®) que forma um escudo celular.
- Repara os danos celulares causados pela exposição solar graças à niacinamida.
E é muito fácil de espalhar, usando-o como se fosse uma base e reaplicando sempre que necessário. Se estiver em casa a trabalhar junto à janela, aplico de manhã e depois de almoço. E reaplico sempre que vou sair de casa.
Para mim, este é o produto que mais ADORO de paixão da SVR e que inclusivamente já partilhei várias vezes pelo Instagram
Conclusão
Não há dúvida de que a utilização da máscara que nos protege contra o COVID acaba por poder levantar alguns problemas na pele. No meu caso, a rosácea acentuou e foi preciso cuidar dela com maior intensidade que nunca.
Felizmente, encontrei na SVR uma marca de qualidade e que me dá toda a segurança e produtos que necessito para uma rotina diária que ajuda a neutralizar a vermelhidão, a reduzir a intensidade do calor e vermelhidão e que apazigua todos os “sintomas”.
Não tenham dúvidas de que vão continuar a ouvir muito falar da SVR por aqui, porque é a marca à qual me fidelizei.
Malta com rosácea, notaram que este período a piorou?