
Há quem pense que vivo exclusivamente do Living In B’s Shoes, mas está enganado. Tenho um trabalho a tempo inteiro enquanto directora de marketing de uma associação e, para além disso, tenho também o blog. Tenho-o, aliás, há cerca de 8 anos e já o conciliei com faculdade, estágio e dois ou três trabalhos, já para não falar de outros trabalhos freelance que vou fazendo, nomeadamente enquanto Blog Coach.
Os blogs começam, geralmente, como um hobbie mas, com o passar do tempo e a percepção de que se pode tornar lucrativo, começamo-nos a perguntar como podemos fazer crescer o nosso blog enquanto trabalhamos a tempo inteiro.
A primeira coisa a saber é simples mas dura – não é fácil. Exige muito tempo, muito trabalho e um enorme espírito de sacrifício. É preciso fazer uma excelente gestão do tempo e planear tudo com antecedência para o conseguir fazer.
Não se esqueçam que o primeiro passo para ter um blog lucrativo é ter um blog de qualidade. Qualidade no design da página, nos textos criados, nas imagens escolhidas/fotografadas, nas partilhas das redes sociais, etc. E a qualidade só aparece quando há muito empenho. Se querem trabalhar com marcas e ganhar dinheiro com o blog, o primeiro passo é terem um blog de qualidade. Saber escrever para os motores de busca (SEO), tirar boas fotografias, não dar erros ortográficos são alguns dos elementos-chave para um bom blog. Mas cada caso é um caso e é para isso que faço as sessões de acompanhamento individualizado de Blog Coaching – para ajudar bloggers que querem melhorar o seu projecto e torna-lo cada vez mais atrativo para os leitores e para as marcas.
Mas então, como ter um blog lucrativo enquanto se trabalha a tempo inteiro?
1 – Ter um calendário editorial
Meu amigo, o planeamento é TUDO. Não me canso de dizer que um bom planeamento é, provavelmente, o que faz com que consigam manter o blog ao longo dos anos. Faço este trabalho exaustivamente com os meus coachees porque sei o quão importante é o calendário editorial.
Criei o meu próprio calendário editorial há uns 5 anos, quando percebi que me faltava um olhar a curto, médio e longo prazo. Um documento editável que me permitisse organizar os meus conteúdos. Desde então, tenho-o actualizado todos os anos e cedido aos meus coachees mas, agora, também tu podes fazer o download da versão beta deste calendário.
Não te esqueças que o mais importante é perceberes exactamente a quantidade de artigos que consegues escrever. Não adianta planeares 7 artigos por semana se só consegues produzir 1 de qualidade. E, sempre, a qualidade está acima de tudo. Mais vale 1 artigo muito bom do que 7 fraquinhos.
2 – Comprar domínio e hospedagem
Para ganhares dinheiro com um blog, tem de ter um ar profissional. Para isso, ter um domínio e alojamento é obrigatório. Um link como www.livinginbshoes.blogspot.pt é muito menos profissional do que www.livinginbshoes.com , certo? Mostra que o autor está comprometido com o projecto e que o leva a sério.
Se ter um domínio próprio é importante, o alojamento também, pois desbloqueia a possibilidade de colocar banners publicitários, editar o blog livremente e postar qualquer conteúdo sem restrições.
Ficas desde já a saber que muitos programas de afiliados não aceitam blogs que não tenham alojamento próprio, por exemplo).
3 – Escrever artigos com antecedência
Se te comprometes a postar artigos à 4ª feira e estás na véspera ainda sem ter escrito uma linha, é provável que o artigo não venha com a melhor qualidade. Depois de teres preenchido o planeamento mensal que falámos no ponto 1, chegou a altura de olhares para a tua semana e perceberes qual o dia / horário que consegues tirar, sem interrupções, para escreveres os teus artigos. Há quem prefira escrever à noite, há quem prefira acordar mais cedo, ou quem tire uma tarde ao fim-de-semana. O importante é encontrares um bom período de tempo que te permita escrever sem interrupções e deixar o teu lado criativo fluir.
4- Optimizar o blog para motores de busca (SEO)
O SEO é uma estratégia importantíssima para qualquer blogger. Com muita pena minha, só a descobri ao 3º ou 4º ano de blogging mas, desde então, esforço-me para que todos os meus artigos e páginas sejam escritas com uma boa optimização para os motores de busca.
Afinal, o propósito de teres um blog é que leiam aquilo que escreves, certo? Mas, para te lerem, têm de te encontrar. O SEO é o que faz com que encontrem o teu artigo quando pesquisam por determinada palavra-chave. Podia dizer-te que é uma ciência fácil, mas não é bem. Bom, pelo menos não ao início ou até entrares no ritmo.
Mas a grande vantagem é que, quando bem feito, o SEO permite que o teu blog receba visitas em “modo automático”! Especialmente quando trabalhas a tempo inteiro, receber visitas automaticamente e organicamente através do Google, é tudo aquilo que precisas!
5 – Promove o teu blog
Dá muito trabalho, exige tempo e por vezes dinheiro, mas compensa. Estando um artigo escrito e publicado, chegou a hora de o partilhar e promover. Como o SEO é uma estratégia a longo prazo, é preciso tomares algumas medidas para divulgares o teu blog a curto prazo. Divulgação nas redes sociais certas, patrocinar determinados posts e newsletters, por exemplo, são algumas das várias estratégias que podes usar para promover o teu blog e chegares a uma audiência maior.
Ter um blog lucrativo enquanto se trabalha a tempo inteiro é difícil, sim, mas é possível. Com a dose certa de organização, motivação e estratégia , vais conseguir alcançar os teus sonhos no que diz respeito a este teu projecto. Quanto à organização e motivação, é algo que só depende de ti. Quanto à estratégia, estou cá para te ajudar através das sessões de acompanhamento individualizado de Blog Coaching. Não hesites em pedir ajuda!
Gostaste deste artigo? Queres lê-lo novamente ou guardar para mais tarde? Salva-o no Pinterest!