Quando saí de casa dos meus pais, há cinco anos, quis encher a casa que aluguei de tudo o que era decoração. Percebi às minhas custas que quanto mais tralhas tiver pela casa, mais difícil se torna a tarefa de limpar.

No entanto, a decoração da casa é algo importantíssimo para a tornar no nosso lar, no nosso refúgio. Seja uma decoração minimalista, rústica, moderna, clássica, minimalista and so on, o que importa é que, ao final do dia, quando chegarmos a casa, nos sintamos realmente “em casa”.

Depois de tanto pesquisar sobre decoração – e de ter trazido tantos bibelots da casa antiga – dei por mim a perceber que ia precisar de comprar algumas peças de decoração. O problema é que o orçamento já estava muito apertado com as obras, a mobília e, obviamente, a escritura. Dei por mim a pesquisar vários artigos sobre como poupar dinheiro na decoração da casa e é essa aprendizagem que tenho estado a fazer que decidi partilhar convosco agora. Espero que gostem destas dicas e que, no fim, possam partilhar as vossas.

Como poupar dinheiro na decoração da casa?

1 – Fazer uma lista do realmente necessário

A primeira grande dica para poupar dinheiro na decoração da casa é não comprar a mais. Primeiro, mobilem a casa. Depois, façam uma lista das peças de decoração que realmente querem porque é muito fácil entrarmos numa loja de decoração e perder a cabeça. Tudo é lindo, há muitas coisas acessíveis mas a maioria delas não precisamos e vão ser “só mais uma”. Ter uma lista do que queremos é meio caminho andado para poupar dinheiro em decoração desnecessária.

2 – Utilizar plantas

Para o estilo de decoração que procuro na minha casa, percebi que as plantas são uma excelente forma de decorar a casa. Para além de purificarem o ar, dão personalidade, cor e vida a qualquer divisão! A primeira planta a vir cá para casa foi a monstera Miranda, da Colvin.co (usa o código BABIPLANTAS para 5€ de desconto em qualquer planta) mas o bom das plantas é que algumas são mesmo muito baratas e até podem ser “desdobradas” de outras. A minha mãe ofereceu-me várias que surgiram através das dela e, portanto, ficaram realmente em conta.

3 – Reciclar e Do It Yourself

Como poupar dinheiro na decoração da casa - Reciclar e DIYPara quem tem paciência, iniciar projectos de reciclagem e DIY (Do It Yourself) pode levar a peças de decoração muito giras! Desde camas e floreiras feitas a partir de paletes de madeira, bancos feitos a partir de pneus, jarros feitos de frascos de vidro ou latas, basta procurar no Pinterest ou no Youtube e seguramente vão encontrar ideias fáceis de fazer que vão permitir poupar algum dinheiro na decoração – e ter peças únicas e feitas por vocês!

4 – Comparar

Comparar preços é importantíssimo. Quando comecei a casa, achei que tudo o que era mobiliário e decoração ia ser comprado no IKEA por ser o mais giro e barato. Estava redondamente enganada. Há dezenas de lojas fantásticas de decoração com preços muito bons, com várias promoções e é necessário comparar para se perceber onde é mais barato.

5 – Promoções

O mundo da decoração e mobiliário está em constante alteração. Tenho visto várias lojas a fazer promoções às colecções que estão a terminar para se livrarem de stock. Comprei a mobília dos três quartos em campanha com oferta das mesas de cabeceira, por exemplo, e estou a aguardar pela Black Friday e Cyber Monday para ver se encontro têxteis e alguns quadros com promoções. É tudo uma questão de esperar e procurar nas promoções!

6 – Em segunda mão

Comprar em segunda mão é, cada vez mais, uma opção. Se há moda circular, porque não haver decoração circular? Confesso que, em termos de têxteis, ainda me faz confusão pensar em usar toalhas que foram usadas por outras pessoas mas quadros, certos móveis e certas peças de decoração, é uma excelente forma de poupar dinheiro. Seja em feiras de velharias, feira da ladra, lojas em segunda mão ou online no OLX e Custo Justo (já lá vendi várias coisas sem chatices) e Place Market do Facebook, há um mundo de oportunidades em segunda mão para explorar!

7 – Mudar de lugar

Às vezes, simplesmente mudar a mobília de lugar é o suficiente para que a casa ganhe um novo espírito. Antes de desatar a comprar decoração nova, experimentem só mudar os móveis de sítio. Vão ter uma divisão com ar novo e poupar imenso dinheiro.

 

E tu, quais são as dicas que podes partilhar sobre como poupar dinheiro em decoração? Deixa-as abaixo, nos comentários!