
Há mais de 10 anos parti um dente da frente, quando desmaiei sem amparo na casa de banho lá de casa. Para além de um dente partido e de um corte profundo no lábio que resultou num alto que levarei para sempre, ficou algo que me afectou até há bem pouco tempo: um problema de autoestima.
Mas já lá chegamos. Quando parti o dente, a minha dentista da altura não conseguiu unir com o pedaço que faltava (porque, por desconhecimento, não mantive o dente hidratado em soro fisiolófico) mas pôde reconstruí-lo com massa. O resultado ficou incrível e era imperceptível que tinha aquele dente reconstruído.
O que aconteceu foi que, sempre na procura por uma imagem mais bonita, acabei por fazer alguns branqueamentos que, aliás, aqui fui referindo no blog. E a verdade é que sim, funcionaram e os dentes ficaram mais brancos. O problema foi que nenhum desses dentistas que me branquearam os dentes me avisaram para o facto de o dente que tinha sido reconstruído não ficasse branqueado.
Resumindo: durante 2 ou 3 anos, vivi com vergonha do meu sorriso por ter aquele dente da frente, que tinha sido reconstruído, alguns tons abaixo dos outros. E, claro, achava que toda a gente olhava para ele, o que me deixava ainda mais constrangida.
Acabei por deixar de sorrir tanto nas fotografias, adoptando uma postura de bad bitch mas que não era em nada a minha essência. E quando se tem um negócio no qual a nossa imagem é tão importante, o facto de não sorrir quebrava logo ali a empatia.
Tinha de fazer alguma coisa e, com medo de voltar a fazer mais asneiras, decidi contactar o dentista Dr. Pedro Franco, da clínica MediFranco, em Setúbal. Era perto de minha casa, tive óptimas referências e os resultados que mostrava no Instagram davam-me alguma segurança.
Contactei-o de imediato assim que mo recomendaram, e a simpatia e agilidade com que me atendeu e me conseguiu encaixar com a urgência que lhe expliquei ter deram-me tranquilidade. Estava a falar com a pessoa certa. E o facto de ser jovem também me tranquilizou pelo facto de saber que conhecia os métodos mais recentes, e que não me iria fazer sentir fútil ou parvinha por estar tão preocupada com o meu dente da frente que, apesar de saudável, não me deixava o sorriso uniforme.
No dia da primeira intervenção ia nervosa como só eu. Já tinha feito tantas asneiras que não queria fazer mais nenhuma. Felizmente, a boa energia, simpatia e descontração do Dr. Pedro conseguiram acalmar-me. Era aquilo que eu precisava, confesso.
Tirou-me fotografias aos dentes, explicou-me todo o procedimento. Iria tentar perceber como estava o dente por baixo da massa que tinha sido colocada, para analisar qual era a cor que estava por baixo. Se essa estratégia, mais simples, não resultasse, iria mudar a cor da massa e tentar ao máximo que ficasse o mais parecido possível com o dente do lado. Disse-me, desde logo, que era um desafio, e que poderia não resultar. No entanto, era a opção mais económica e a primeira que ele gostaria de tentar antes de ir para a aplicação de faces ou coroas.
Arriscámos. E bem! Cerca de 2 horas depois, o Dr. Pedro tinha conseguido o impossível: tinha os dois dentes da frente, novamente, iguais no que diz respeito à cor. E o dente restaurado continuava a ter o seu aspecto natural, com as falhas que eu já tinha anteriormente.
Ver esta publicação no Instagram
Fiquei perplexa. Acho que ainda estou. Recuperei a vontade de sorrir. Já não penso que está tudo a olhar para o meu dente diferente. Já sorrio nas fotografias sem medo, revelando verdadeiramente quem sou. E ganhei autoestima por isso. Muita.
Sei que, daqui em diante, os meus dentes estão entregues ao Dr. Pedro. Não só pela simpatia e simplicidade que já aqui referi, como também pelo carinho, compreensão, perfeccionismo e técnica irrepreensível. É tão bom quando encontramos profissionais em quem podemos confiar. Porque é muito mais do que dentes, é mesmo uma questão de autoestima.
Por tudo isto, muito obrigada Dr. Pedro Franco.
Gostei muito de ler a tua história. O impacto que os dentes têm na nossa auto-estima. Excelente trabalho!
Rita
Olá Rita, têm mesmo! Um grande beijinho