
A missão #BsRoadToFit (a minha jornada por uma vida mais saudável) em Fevereiro deste ano foi cheia de altos e baixos, como já é costume. O que foi uma constante foi o jejum intermitente de, aproximadamente, 16 horas.
Jejum intermitente
Já vos tinha falado sobre este assunto e explicado o que é o jejum intermitente mas queria deixar bem claro, novamente, que cada caso é um caso. Eu decidi dar uma oportunidade ao jejum intermitente porque investiguei bastante sobre o assunto, porque não tenho problemas de saúde que me obriguem a comer de X em X horas e porque o fiz progressivamente.
E apenas decidi fazê-lo porque, tal como já tinha referenciado no blog várias vezes, o meu limite calórico diário são 1300 calorias (uma métrica aferida pelo coach Breaking My Limits após avaliação completa do meu perfil). E, se não tomar o pequeno-almoço, são cerca de 300/400 calorias que poupo para o resto do dia.
Cada um saberá qual a melhor forma de distribuir as calorias ao longo do seu dia mas eu vi no jejum intermitente uma forma eficaz de poupar essas calorias e as atribuir a refeições mais fartas ao longo do dia. O que faço é jantar o mais cedo que conseguir (entre as 20h e as 22h) e só volto a comer por volta das 13h30/14h00 do dia seguinte.
Para colmatar a fome, que é óbvio que sinto durante a manhã, bebo bastante chá morno, cerca de 1,5 litros, sem açúcar ou adoçante. E, assim, vou aguentando mais tranquilamente até à hora de voltar a comer. Não sinto tonturas, nem dores no estômago, nem cansaço. Não houve qualquer sintoma que me demonstrasse que o jejum intermitente não funcionasse para mim, mesmo se fizer aulas de cardio intenso pela manhã cedo.
Tenho-o feito praticamente todos os dias da semana (geralmente só salto o domingo) e, portanto, decidi continuar com isto até ao dia em que vir que deixa de fazer sentido para mim.
Massagens Barriga Fit by Izabel de Paula
Tal como tinha anunciado no início do ano, um dos meus objectivos para 2020 era regressar às massagens Barriga Fit da Izabel de Paula. Já falei sobre ela várias vezes mas nunca é demais referir que é, até hoje, a profissional nesta área com os melhores resultados que já vi. O método é totalmente manual e, embora seja doloroso (não vos vou mentir), o corpo começa, efectivamente, a ficar modelado.
Para quem faz retenção de líquidos, como é o meu caso, e/ou tem imensa celulite, os resultados são ainda mais visíveis. Vou tentar ir sempre uma vez por semana para impulsionar os resultados. Afinal, já sabemos que quanto mais rápido vemos resultados, maior a motivação para continuar a dar o litro.
Não deixem de ler o livro “Os Pecados do Corpo“, escrito pela Izabel, que é uma espécie de “bíblia” para quem procura emagrecer e cuidar de si.
Alimentação
Em termos de alimentação, foi um desastre. Durante a semana é mais fácil para mim manter o foco porque, quase sempre, levo comida de casa, já com as calorias contadas com base nas minhas necessidades. O fim-de-semana é que acaba por ser um desleixe total e, claro, inviabilizar o trabalho que até faço mais ou menos certinho durante a semana.
A comida é, sem dúvida, o meu calcanhar de Aquiles e tenho de trabalhar de forma a conseguir controlar melhor a minha gula.
Ginásio
Quanto ao ginásio, tive uma semana ausente por pura preguiça, confesso. Nas outras, fui sempre 2 ou 3 vezes fazer aulas, sendo que não dispenso Airfit (trampolins) e Pump (levantamento de pesos). Ainda não me sinto preparada/motivada para me enfiar na sala de musculação sozinha, em hora de ponta. Vejo nas aulas de grupo uma excelente forma de me incentivar a ir ao ginásio porque entre a música, as luzes e os instrutores, sinto-me mais acompanhada e menos perdida do que me sinto na sala de musculação.
- Peso actual: 66,5kg
- Peso desejado: Entre os 58kg e os 62kg
Objectivos #BsRoadToFit para Março:
- Baixar para os 65kgs através de:
- Treinos 3 vezes por semana
- 1 massagem Barriga Fit por semana
- Apenas 1 dia por semana até às 1500calorias (os restantes a 1300)
- Consoante os resultados, voltar a fazer o plano Reset da PowerFoods (com o código POWERBACAO há 10% de desconto directo em qualquer plano)
Sem dúvida que o jejum intermitente faz maravilhas na perda de peso!
Já fiz o mesmo que fazes, saltando o pequeno almoço e ir bebendo água ou chá, mas agora dou-me melhor em jantar até às 19h30/20h e fazer 12-13h de jejum. Um smoothie on the go caso não tenha tempo para tomar o pequeno almoço deixa-me super saciada e uma dica é que o costumo ir bebendo ao longo da manhã ou do dia o que acaba por dar para pequeno almoço e snack, sendo mega baixo em calorias.
Continua esta missão com muita força! Beijinho*