B's Road To Fit

Estou outra vez a chegar ao meu limite. Depois de ter emagrecido imenso há mais de um ano, voltei a ganhar o peso. Foram vários os factores que contribuíram para que voltasse a ganhar peso mas, acima de tudo, a culpa é minha por me ter deixado ir. É fácil perdermos o apetite quando tudo corre mal e passamos a vida a chorar. Mas quando tudo corre bem e os pais do nosso namorado até têm um restaurante onde tudo é delicioso, torna-se quase impossível dizer que não à tentação.

Por motivos de saúde, estabeleci até meados de Abril um objectivo muito concreto: perder 8 quilos. Para isso, decidi recorrer à ajuda da BodyConcept. No final da semana passada, ganhei coragem e marquei a minha primeira consulta na BodyConcept do Saldanha onde a Neuza, a responsável pelo espaço, foi quem me atendeu, me acompanhou e me explicou tudo.

Falei-lhe de tudo: de como sou um verdadeiro iô-iô. De como passo 12 horas do meu dia sentada. De como sou uma preguiçosa e, sempre que posso, me baldo ao ginásio. De como gosto de comer. E a Neuza, que eu desconfio que devia estar a pensar que eu sou a pior paciente da história, ouviu-me e tirou notas. Chegou, depois, o momento mais difícil – despir-me e enfrentar o espelho. Odeio ver-me no espelho assim, sem as roupas a disfarçar a celulite, as estrias, a gordura e as formas disformes. A Neuza percebeu e foi meiguinha comigo. Olhou-me de cima a baixo e analisou tudo. Facilmente chegou a uma conclusão: excesso de peso na zona da barriga, gordura localizada nos flancos e celulite/retenção de líquidos sobretudo na parte de trás das pernas e glúteos. Até aqui, tudo bem. Tenho olhos na cara e sabia-o já. A parte boa? É que a Neuza acredita que tenho um corpo bonito, mas que tem de ser trabalhado.

Podíamos ter ficado por aqui, mas não. Subi à balança que, para além de me dizer o peso, apresentava outros indicadores biométricos. 67,5 quilos. Por mais que me custe admitir estes números, foi isto que a balança acusou. Foi logo a seguir a ter almoçado e em pleno TPM. Mas não são desculpas. Estou a pesar 67,5 quilos quando o meu objectivo é ter 59.

Depois deste choque, tirámos as medidas. Todos os meses, na mesma data, vamos tirar medidas. Na primeira semana de Fevereiro, as minhas medidas eram as seguintes:

Estômago Cintura Abdómen Ancas Coxas Joelhos
78 84 99 106 64 47

 

Não me orgulho de nada disto. Por mim, tirava pelo menos 10 centímetros em cada uma das zonas. E é para isso que vou trabalhar. Vamos, aliás. Porque, desta semana em diante, eu e a BodyConcept somos uma equipa. E esta equipa vai trabalhar em várias frentes:

1 – ALIMENTAÇÃO

Não há emagrecimento nenhum no mundo que não comece com mudanças na alimentação, especialmente se forem alarves como eu. E nenhum tratamento que eu pudesse fazer iria ter resultados sustentáveis se não mudar aquilo que como e tornar as minhas escolhas mais saudáveis. Por isso, vou ter, esta semana, a minha primeira consulta com a Nutricionista da BodyConcept do Saldanha, que me vai explicar no que consiste a dieta dos 3 passos e que vai traçar comigo o meu plano nutricional. Estas consultas são semanais e, em cada uma delas, vamos ajustando o plano. Não vos consigo adiantar ainda muito sobre o tema mas prometo que, na próxima #HealthyMonday vos vou contar tudo sobre a dieta que vou fazer. O que sei, de momento, é que é acompanhada de alguns suplementos 100% naturais para ajudar em cada caso específico. No meu, acredito que tenha de tomar pelo menos um drenante, para ajudar na retenção de líquidos.

2 – TRATAMENTOS

Com a alimentação mais cuidada, vou fazer dois dos tratamentos da BodyConcept. A primeira semana vai ser um detox total com sessões de LipoStop. O LipoStop é um tratamento redutor que está dividido em dois momentos. No primeiro é feita uma massagem rigorosa durante 20 minutos para ativar o tecido e ajudar a desbloquear a gordura. De seguida, vamos para uma manta térmica durante 45 minutos para promovermos a libertação de toxinas e o desfasamento dos nódulos de gordura. Este tratamento vai ser intercalado com a Endomassagem, que é composta por três técnicas diferentes. Primeiro passa-se o ultrassom para desinflamar. De seguida, as roldanas para desbloquear os nódulos de celulite. Para terminar, faz-se uma vacuoterapia para activar a circulação e encaminhar a gordura para os canais linfáticos.

3 – GINÁSIO

Já que estou inscrita no Holmes Place de Miraflores, tenho de dar uso à minha mensalidade – que é tudo menos barata! Por isso, o compromisso é o de ir três vezes por semana e dar o meu melhor. Se não chegar a tempo das aulas, tenho de ganhar coragem e fazer o meu plano traçado para a sala de musculação. O objectivo é treinar como uma menina grande, e queimar calorias como se não houvesse o amanhã.

Pois é, minha gente. Vai ser difícil? Vai. Mas a vontade de chegar ao meu objectivo vai ter de ser superior a todos e quaisquer deslizes. A todas as batatas fritas em molho de maionese e alho. A todas as pizzas da Dominos. A todos os hambúrguers da Gutsy. A todos os hot rolls.

Eu, Bárbara Bação, começo hoje uma nova jornada. E todas as segundas-feiras venho-vos contar novidades sobre a aventura. Sigam a hashtag #BsRoadToFit para irem acompanhando toda a jornada. Todos os comentários positivos de incentivo e com dicas úteis são mais do que bem-vindos. Trust me, vou precisar!