
Todas nós gostamos de ter uma pele bonita. Tentamos a todo o custo disfarçar borbulhas, vermelhidões, rugas e manchas de forma a mostrarmos uma pele lisa e sem imperfeições. Esta é, para mim, o passo primário (e fundamental) de qualquer maquilhagem. Sem uma pele tratada, cuidada e com um aspecto bonito, tudo o resto perde o impacto que poderia ter. Aliás, acredito até que, no dia-a-dia, basta apenas uma pele sem imperfeições e um toque de máscara e batom para estarmos mais do que perfeitas.
Achava eu que, como a base era o passo primário da maquilhagem, seria fácil encontrar a base certa para mim. Percebi, nas minhas primeiras idas às compras para este produto em específico, que estava errada.
No mercado, há centenas de tons, texturas, aplicações e funções. Há bases para peles secas, para peles oleosas, com protecção solar, com mais ou menos hidratação, com maior ou menos cobertura, mate, e a lista continua por aí fora.
Vou-vos ser sincera – não uso sempre a mesma base. Primeiro, porque evito usar base no Verão – gosto de aproveitar os dias de calor intenso para deixar a pele respirar e aplico apenas um protector solar elevado e um bom hidratante. Apenas aplico uma base, de cobertura baixa ou média, em eventos ou situações especiais. Já no Outono e Inverno, a coisa muda de figura. É a altura do ano em que já estou a começar a perder o bronze e a ficar com aquele ar desmazelado, de quem precisa urgentemente de regressar o sol e à praia. Nessa altura, as bases com uma cobertura mais elevada são as minhas aliadas do dia-a-dia. Para além disso, a minha rosácea destaca-se mais no Inverno e sinto uma maior necessidade de a disfarçar.
Depois de vos apresentar o Movimento Mark, mostrei-vos produtos para os olhos/pestanas. Passámos, depois, para os lábios com os Batons Líquidos Mate e Brilhante. E, hoje, falamos sobre pele.
A base Avon True Colour já era uma favorita do Inverno aqui em casa. É uma base com uma cobertura elevada, que disfarça facilmente a vermelhidão da minha rosácea e algumas manchas da pele, mesmo quando não coloco primer.
Uso-a na cor Light Nude porque é a que mais se adequa ao meu tom de pele nesta altura do ano. A durabilidade é outro dos pontos fortes desta base, visto que costumo aplica-la de manhã e, à noite, quando me vou desmaquilhar, ainda tenho bastante base – não há dúvida, o algodão não mente mesmo passado quase 12 horas. Tudo isto sem deixar a pele seca, a repuxar, como acontece com algumas bases. O conforto é um aspecto fundamental para quem procura uma base de cobertura elevada.
Para vos mostrar a diferença que uma boa base pode fazer no nosso rosto, vou-vos mostrar, a seguir, um tutorial de pele que fiz usando apenas alguns dos meus preferidos de rosto da Avon. Começarei por fazer apenas um lado do rosto para perceberem a diferença e a eficácia dos produtos utilizados.
Primeiro passo: limpar, hidratar e proteger
O primeiro passo é começar com uma pele limpa e hidratada. Não dispensem a utilização do vosso hidratante diário e do protector solar sempre, independentemente da altura do ano (o sol é um verdadeiro inimigo da pele e todos os cuidados são poucos). Como podem ver, tenho uma ligeira vermelhidão no rosto (rosácea) por isso não posso nunca dispensar estes dois passos acima.
Quando terminarem este ritual e sentirem que a pele já absorveu o creme, podemos passar ao passo seguinte.
Segundo passo: O corrector
Há quem prefira utilizar um primer, há quem comece pelo corrector e há quem comece pela base. Deixo ao vosso critério embora eu prefira, muitas vezes, dispensar o primeira e passar para o corrector de olheiras. Para este tutorial estou a usar o Avon True Colour Corrector G2-01, um corrector em caneta bastante prático que cobre desde logo bastante bem as olheiras. Uso-o muitas vezes também por cima de algumas borbulhas ou manchas, embora as zonas com vermelhidão sejam melhor disfarçadas com um corrector verde (pelo simples facto de anular o vermelho).
Não sou uma beauty guru, por isso ainda não tenho cá pincéis para cada coisa. Muitas vezes tenho de improvisar com aquilo que tenho à mão e acaba por correr bem à mesma. Usando uma esponja (estilo Beauty Blender), um pincel adequado ou até mesmo os vossos dedos anelares (tem de ser o anelar porque é o que exerce menos pressão nesta zona, que é extremamente sensível), podem esbater o produto de forma eficaz. Encontrem o método que resulta melhor para vocês e apostem nele.
Terceiro passo: a base
Agora que as olheiras já estão disfarçadas, está na hora de aplicar a base. Esta base tem bastante cobertura, por isso basta apenas uma boa camada para cobrir tudo aquilo que quero disfarçar. Faço a aplicação com um pincel de base e, em movimentos circulares, vou espalhando a base por todo o rosto. A AVON True Colour, que estou a usar na cor Light Nude, deixa a pele bastante confortável ao longo do dia e tem uma duração fantástica, mesmo!
Como podem ver na fotografia acima, embora seja de cobertura elevada, a verdade é que não deixa a pele com um aspecto artificial. A rosácea ficou disfarçada, o tom da pele ficou equilibrado e o resultado é bastante natural – como deve ser.
Quarto passo: o pó bronzeado
Já uso as maravilhosas pérolas bronzeadoras brilhantes da Avon há anos! Na altura do meu secundário estava super na moda parecer que tínhamos acabado de sair do solário e eu, claro, quis pôr-me a par das tendências. Nesses tempos abusava das pérolas bronzeadoras ao ponto de ficar quase laranja, com camadas infinitas de pó até ficar com um ar de quem passou um mês a torrar no Algarve. Agora uso-as, felizmente, com muito mais descrição.
Como já estou branquelas e quero ficar com um ar mais saudável, as Avon True Colour Pérolas Bronzeadoras Brilhantes, que uso no tom Warm Glow, são usadas com moderação. Dependendo dos dias, uso-as em todo o rosto ou apenas na zona das bochechas, como um blush. Para este tutorial, usei-as apenas em uma passagem por todo o rosto.
Na fotografia acima podem ver que deixei de parecer um fantasminha e que ganhei uma cor bonita e saudável, sem ficar artificial.
Quinto passo: o pó compacto
Para finalizar, apresento-vos mais um dos meus produtos favoritos da Avon que uso há muitos anos – o Avon True Colour Pó Compacto no tom Neutral Light Medium. O pó compacto tem um impacto ainda maior naqueles dias em que estou cheia de pressa e só uso base. Nessa altura, o pó compacto ajuda a selar a base líquida, a matificá-la e a prolongar a sua duração ao longo do dia.
Quando o uso por cima de outros pós, embora não matifique o rosto, ajuda também a prolongar a maquilhagem durante mais horas. Usa-se a esponja que vem na embalagem para dar leves “batidas” na pele, de forma a deixar lá o pó e fixa-lo.
Resultado
Penso que todas devem concordar comigo que uma pele bonita faz a diferença. É normal que 99% de nós não tenhamos nascido com a pele perfeita e que soframos com as nossas imperfeições. É possível, no entanto, dar a volta com os produtos certos. Encontrem os vossos tons, as texturas que mais gostam e divirtam-se a deixar a vossa pele (ainda mais) bonita!
Produtos utilizados nesta maquilhagem:
- AVON True Colour na cor Light Nude
- Avon True Colour Corrector G2-01
- Avon True Colour Pó Compacto no tom Neutral Light Medium
- Avon True Colour Pérolas Bronzeadoras Brilhantes no tom Warm Glow
- Desafio 0: Quebra as regras!
- Desafio 1: A máscara Big Mark & Style
- Desafio 2: Os batons líquidos Mark
- Desafio 3: A importância de uma pele bonita
- Desafio 4: Aprende a fazer uma manicure arrojada em casa
Maravilhosa!