Bárbara Bação Living In B's Shoes Aproveita os 3 últimos meses do ano para cumprir objectivos

OMG. Como assim, já estamos em Outubro? É de mim, ou 2019 passou a correr? Damn, não estou a aguentar esta correria. A verdade é que os dias tornaram-se semanas, as semanas passaram a meses e, assim de repente, passaram-se 8 meses desde que todos nós fizemos uma série de promessas de concretização de objectivos e resoluções.

Digam-me, por favor, que não sou a única que se esqueceu de tudo o que tinha prometido em Janeiro (não sou, pois não)? Fear not! São apenas 3 meses mas, com o foco certo, conseguimos dar a volta ao desleixo e voltar aos nossos objectivos com a força e determinação que eles exigem.

Aproveita os 3 últimos meses do ano para cumprir objetivos!

1 – Reler, rever e acrescentar

O primeiro passo é pegar na lista de resoluções realizada no início do ano e analisá-la. Já cumpriste tudo o que escreveste? Algumas resoluções deixaram de fazer sentido? Surgiram novos temas importantes que gostarias de ver resolvidos até ao final do ano?

Pois então, está na hora de rabiscar essa lista toda e refazê-la. Retira tudo o que já está cumprido ou que não faz sentido, reformula o que considerares pertinente e acrescenta novas resoluções que pretendas.

2 – Divide grandes objectivos em pequenas tarefas

Qualquer objectivo pode, e deve, ser dividido em tarefas mais pequenas que, em conjunto, ajudam a chegar onde queremos. É muito importante estabelecer objectivos SMART – Specific (específicos), Measurable (medíveis), Achievable (alcançáveis), Result-Focused (focados no objectivo) e Time-Bound (que possas estabecer um prazo).

Por exemplo, se o teu grande objectivo é, no dia 31 de Dezembro, teres mais 3000 seguidores, então tens de o desdobrar em pequenas tarefas que te ajudam a chegar lá, como por exemplo, “seguir 100 influenciadores por semana”, “comentar 10 fotografias por dia”. Ou, se o teu objectivo é perder 5 quilos até ao final do ano, tens de dividir em tarefas os passos que tens de dar até lá. “Ir 2 vezes por semana ao ginásio” é uma tarefa específica, mensurável, alcançável e tem um prazo. “Consumir 1300 calorias por dia” ou “Correr 60 minutos por semana” são outros exemplos de tarefas SMART que te ajudam a alcançar cada objectivo.

3 – Pôr mãos à obra

Ou, como quem diz, deixa de procrastinar. Esta é uma dica para mim mesma que, muitas vezes, tendo a deixar para depois algo que já podia estar a terminar. Just Do It. Sem desculpas, sem atrasos. Foca-te naquilo que realmente queres, seja perder peso, escrever um livro, conseguir um novo trabalho, lançar um blog. Só se puseres a mão na massa é que conseguirás chegar lá.