Hotel Amiribatejo

O Sr. Pequeno tinha um sonho. Uma visão muito clara do que pretendia construir e uma mente muito à frente do seu tempo. Há umas boas décadas, mandou construir a primeira piscina de tamanho olímpico do Ribatejo e um complexo turístico, com hotel e café.

Dava-se assim início ao seu sonho, e a um legado que deixou não só à sua família, como a toda a região do Ribatejo.

Tenho de começar por vos dizer que o hotel Amiribatejo não é um hotel qualquer. Não é o mais moderno nem o mais vistoso que já visitei. Mas foi, sem dúvida, o alojamento que me acolheu com mais carinho e personalização.

Hotel AmiribatejoHoje, é gerido pela família do já falecido Sr. Pequeno: a esposa, D. Conceição, e pela filha, Nelly. O filho mais velho, o Nelson, e o genro, o João J, também dão uma mãozinha, o que faz do Amiribatejo um alojamento familiar. Ali conhecemos os rostos, as estórias das histórias. Ali sentimos e vivemos as gentes da terra. Ali, estamos em casa.

Hotel AmiribatejoSobre o hotel Amiribatejo

É composto pelo edifício dos quartos, que faz lembrar uma torre de um castelo, pelo café, pela sala do pequeno-almoço e por um grande jardim que rodeia o complexo.

Hotel AmiribatejoHotel AmiribatejoEm parte desse jardim, encontramos uma horta que é a própria D. Conceição a cuidar. Há árvores de fruto e legumes, que muitas vezes usam nos pequenos-almoços. É o caso dos alperces, que tivemos o prazer de apanhar da árvore e comer directamente. O sabor, claro está, divinal como só uma produção caseira e biológica o permite.

Hotel AmiribatejoA família Pequeno trabalha todos os dias para manter o seu Amiribatejo a funcionar, e por actualizar aquele que era o sonho do seu criador. Hoje, o conceito mudou. A piscina olímpica, agora, serve de base para a horta, mas a piscina que foi erguida cumpre o propósito, refrescando-nos com a sua água salgada que serve de bebedouro para as andorinhas que andam na zona.

Hotel Amiribatejo

Há baloiços, mesas para piquenique, muito espaço ao ar livre para se conviver entre o sol e a sombra, para miúdos e graúdos. E há um mundo de actividades e localidades a explorar nas redondezas, que fizeram desta zona do Ribatejo, para mim, uma surpresa tão boa.

Onde se localiza o Amiribatejo

Este hotel que arrebatou o meu coração localiza-se numa terra simpática chamada Amiais de Baixo, em pleno Ribatejo, a menos de 120 quilómetros de Lisboa.

Hotel AmiribatejoA tranquilidade impera naquela zona de Amiais. Os únicos sons que se ouvem são os dos pássaros ou dos cães da vizinha. Por vezes, as gargalhadas das crianças que também visitam o alojamento.

Quanto a nós, que fomos em final do mês de Maio, tivemos o prazer de usufruir do espaço e partilhá-lo por breves instantes com peregrinos e com ciclistas. A zona de Amiais de baixo, pela sua proximidade a Fátima, faz dela uma das últimas paragens do caminho de Fátima e o Amiribatejo é a escolha de muitos peregrinos. Agora entendo o porquê de tantos peregrinos fazerem o caminho de Fátima de bicicleta e escolherem este local para rebastecer as suas energias.

O que visitar nas redondezas

Mesmo ali ao lado, a apenas 2 quilómetros, encontra-se a surpreendente praia fluvial de Olhos de Água . Não cheguei a ir a banhos mas fiquei realmente impressionada pela transparência da água. E é tão perto do hotel que é possível ir a pé.

A uma curta distância também encontramos as das Grutas de Mira de Aire, uma das 7 maravilhas de Portugal. É uma experiência absolutamente fascinante, que nos transporta para um mundo subterrâneo e a uma viagem pelo centro da terra. Vale muito a pena os 7 euros.

 

Regresso sempre aos sítios onde fui feliz. E ao Amiribatejo, tenho a certeza que regressarei. Ano após ano. Sozinha ou acompanhada. Com amigos ou com crianças. Porque a família Pequeno conquistou o meu coração. Vim do Amiribatejo de coração cheio, e de mente em paz.

Conclusão

Se procuram luxo absoluto, estão no sítio errado. Se procuram ser tratados como se estivessem em casa, como parte de uma família e sentir que é o sítio onde devem regressar, claramente que fizeram a escolha certa. Afinal, é esse o motivo pelo qual dezenas e dezenas de clientes regressam a este local mágico há mais de 15 anos.

A mim, resta-me agradecer a experiência. A sensação familiar. A tranquilidade e a boa energia que esta família me deu. A esperança e a inspiração que é ver esta família agarrar um sonho tão bonito, e continuar a lutar por ele. O Amiribatejo é mais do que um hotel – é um negócio com alma.

E nós, como portugueses, devemos aproveitar o nosso país, cada vez mais, porque tem tanto de bonito para conhecer. No coração do Ribatejo, este será o sítio que me vai ver voltar. Obrigada, família Pequeno.