receita de coroa de bacalhau sustentável do Lidl

Este fim-de-semana decidimos antecipar um pouco o espírito das refeições de Natal e preparámos (ok, a minha mãe preparou) duas receitas com bacalhau sustentável do Lidl. Claro, o bacalhau tinha de ser a estrela da refeição. Só como bacalhau no Natal e, nesta época, “desforro-me” para o resto do ano. Recentemente soube que o Lidl Portugal apostou no bacalhau com certificação MSC – um selo MSC que traz consigo a certeza da melhor escolha ambiental, garantindo aos consumidores que o peixe vem de uma pesca que cumpre com os padrões de pesca sustentável e que, portanto, respeita a preservação da espécie e o impacto sobre o habitat. Este selo garante também que o que o peixe que consumimos hoje estará disponível nas próximas gerações e protege o ambiente e os oceanos, evitando destruir a vida marinha. Para além disso, diminuir as horas de trabalho em alto mar dos pescadores, proporcionando melhores condições de trabalho.

Acredito que todas as nossas compras são uma escolha que fazemos. Temos o poder de escolher produtos mais sustentáveis, menos poluentes, mais biológicos, que não testem em animais. E, ao fazermos essas escolhas, estamos a marcar uma posição. Sei que este é um cenário idílico e que nem todos conseguimos ou estamos dispostos a pensar assim em todas as compras que fazemos, mas é importante fazermos um esforço. Este Natal, o meu esforço veio na compra do bacalhau.

bacalhau sustentável do LidlComo o Lidl Portugal é a única cadeia a operar em Portugal que garante que todo o seu bacalhau tem certificação MSC e que segue o método da cura tradicional portuguesa, enchi a cozinha de bacalhau e, juntamente com a minha mãe, que tem o cérebro e todas as skills culinárias, demos largas à imaginação e pensámos, de forma natalícia, em duas receitas com bacalhau sustentável do Lidl.

O Lidl tem disponível bacalhau demolhado congelado do sortido Deluxe e bacalhau seco por demolhar mas, para esta refeição, usámos o bacalhau seco que a minha mãe já tinha posto a demolhar há alguns dias para estar pronto a cozinhar no dia do almoço.

A base para as duas receitas de bacalhau sustentável do Lidl :

Ingredientes:

  • Bacalhau cozido
  • Cenoura ralada
  • Alho
  • Cebola
  • Azeite
  • Bechamel (caseiro ou de pacote)

O primeiro passo foi, então, demolhar o bacalhau, cozê-lo, limpá-lo de peles e espinhas. Depois, desfia-lo.

À parte, descascámos cebola e alho e deixámos em lume baixo até ficar translúcido. Ao mesmo tempo, fizemos bechamel (bem espesso). No final, acrescentámos o alho, cebola e bechamel ao bacalhau e reservámos. Primeira parte despachada e que permite fazer uma variedade muito grande de receitas.

Entradas: Conchas de bacalhau

bacalhau sustentável do LidlIngredientes:

  • Base de bacalhau
  • Conchas
  • Cogumelos (usámos em lata mas podem ser frescos)
  • Ervas a gosto
  • Pimenta ou outros temperos a gosto
  • Queijo ralado
  • Broa

Ao preparado de bacalhau que tínhamos feito, retirámos um quinto e adicionámos cogumelos, ervas de província, pimenta e queijo ralado e envolvemos tudo. A seguir, foi só dividir de forma igual nas conchas e, por cima, acrescentámos uma mistura de broa ralada e queijo ralado com ervas a gosto.

Depois é só levar ao forno a gratinar. É uma excelente forma de aproveitar as sobras de bacalhau. Enquanto as conchas gratinavam, aproveitámos também para colocar um queijo Cammembert do Lidl no forno. Não sei quanto a vocês mas eu AMO queijos e, derretidos, sabem ainda melhor com pão, tostas ou broa a acompanhar. Que delícia!

bacalhau sustentável do LidlSe preferirem não ter trabalho com nada e, mesmo assim, fazer um brilharete no almoço ou jantar de Natal, passem na linha de produtos Deluxe, do Lidl, e vão ver que todos eles são opções super em conta e com um ar muito gourmet. Neste caso quisemos ser nós a preparar tudo (até porque ter uma mãe que cozinha tão bem e não a aproveitar é um desperdício) mas, se fosse eu sozinha, tinha aproveitado a ajuda destes produtos Deluxe.

Prato principal: Coroa de bacalhau natalícia

receita de coroa de bacalhau sustentável do LidlIngredientes:

  • Base de bacalhau
  • Puré de batata doce
  • Broa ralada com ervas

Aproveitando, também, a mistura de bacalhau que fizemos no primeiro passo, preparámos uma coroa de bacalhau natalícia. Estava com algum receio que não ficasse como queria mas, na verdade, até superou as expectativas.

A grande diferença aqui foi que, para ficar com a forma da coroa, recorremos a uma forma de silicone que untámos com azeite para garantir que não ficava agarrado.

receita de coroa de bacalhau sustentável do LidlÀ mistura de bacalhau inicial, acrescentámos um pouco de puré de batata doce (batata doce cozida moída com um pouco de manteiga e noz de moscada) para que fosse mais fácil de enformar. Resumindo: foi só misturar tudo, colocar na forma de silicone, levar ao forno e… voilá!

receita de coroa de bacalhau sustentável do Lidl

Para enfeitar e parecer mais uma coroa de Natal, a minha mãe lembrou-me de colocar umas tiras muito finas de cenoura e broa ralada com especiarias. No centro da coroa, podem pôr o que quiserem mas, com os homens da casa adoram bróculos, decidiu-se encher o centro com os ditos bróculos.

Bolo rei

Para sobremesa, queria mesmo era o gelado de noz do Lidl que é, indiscutivelmente, o meu gelado preferido de sempre e o único de supermercado que compro mas, para variar, estava esgotado – a derradeira prova de que toda a gente ama este gelado porque nunca mais o consegui encontrar. Como não havia, e porque já íamos ter trabalho que chegue com o bacalhau, trouxemos o Bolo Rei. Não sou grande fã de doces mas o meu pai adora Bolo Rei e este tinha tão bom aspecto que não resistimos a trazer.

bacalhau sustentável do LidlResumindo e baralhando: uma dose de bacalhau sustentável deu para dois pratos distintos. E mais tempo e imaginação houvesse, mais pratos teríamos feito, com a certeza que tínhamos escolhido um bacalhau.

Vão tentar reproduzir estas receitas em casa? Qual o vosso prato de bacalhau preferido?