
Quem gosta de fotografia sabe que em qualquer momento pode conseguir um daqueles momentos inesquecíveis – seja onde for. É por isso que têm sido lançados vários modelos de câmaras a pensar em desportos radicais e em condições adversas.
Há muito tempo que tenho máquinas aquáticas. Gosto de filmar e fotografar debaixo de água e tem sido notória a evolução tecnológica destes aparelhos. Recentemente, andei a experimentar a Action Cam HDR-AS50 da SONY que traz um estojo à prova de água e é sobre ela que vos venho falar hoje.
Esta máquina pode ser conectada aos nossos telemóveis através da app PlayMemories Mobile e é um aparelho bastante intuitivo de se mexer.
Algumas características:
- Full HD de 60p
- SteadyShot
- Sensor CMOS Exmor R para filmar no escuro
- Campo de visão Amplo ou Estreito
- Time-Lapse
Estamos a falar de um equipamento compacto e muito leve. A Action Cam HDR-AS50 tem menos de 5 centímetros de altura e, por isso, é uma aliada perfeita para férias porque pesa muito pouco e ocupa pouco espaço.
Infelizmente, não tive oportunidade de a experimentar em todos os cenários que gostaria, para compreender e avaliar todo o seu potencial. Ainda assim, experimentei-a no contexto aquático, em filme, que é onde mais lhe dou uso:
Gostei da resolução da imagem da câmara para vídeo e da claridade da mesma. Pelo vídeo dá para perceber que tem uma boa visibilidade debaixo de água, mesmo quando vêm ondas.
No entanto, para fotografia não é das melhores que já experimentei e falha pelo facto de não ter um ecrã que permita ver para onde estamos a apontar. Outra falha é a captura de som que, quando está com a caixa estanque, é quase nula. Fiz um vídeo mais comprido mas, como não sabia que não apanhava o som com a caixa estanque, perdi imensos minutos porque estava, literalmente, a falar para o boneco.
Ainda assim, é uma opção com uma boa qualidade-preço comparando com outras no mercado – com um PVP de aproximadamente 175€.
Agora contem-me lá: qual é a vossa máquina aquática preferida?