Dicas para trabalhar a partir de casa

Trabalhar a partir de casa já era uma realidade para alguns de nós. No meu caso, como trabalho na área do marketing digital, basta-me ter um computador e acesso à internet para poder dar resposta a todas as minhas tarefas.

No entanto, a quarentena em que muitos de nós nos encontramos devido ao Covid-19 , Corona Vírus, (e tomara que possamos vir a estar todos de quarentena para atenuar o desenvolvimento do contágio) levou a que trabalhar a partir de casa tivesse de ser opção para a maioria. Pelo menos, os que o podem fazer.

Trabalhar a partir de casa é algo absolutamente fantástico, mas é precisa alguma disciplina para que não te distraias nem percas a produtividade. Afinal, como não tens o teu chefe ou colegas a supervisionar, tens mais liberdade e podes gerir melhor o teu tempo.

Dicas para trabalhar a partir de casa (de alguém que o faz quase todas as semanas)

Começa cedo

Procrastinar nunca nos levou a lado nenhum. Da mesma forma que acordas cedo todos os dias para ir trabalhar, deves fazer o mesmo quando trabalhas remotamente. Aliás, quanto mais cedo começares a despachar a tua lista de tarefas, mais cedo poderás passar para outros desafios que tenhas pendente.

No meu caso, começo a trabalhar ainda mais cedo do que quando vou para o escritório. Levanto-me por volta das 7h00, tomo um duche, preparo um chá e começo logo a trabalhar. Perto das 9h00 / 10h00 faço o pequeno-almoço para fazer uma pequena pausa. Como sou uma pessoa muito matinal, sinto-me mais produtiva nesta altura do dia e tiro partido disso.

Simula que vais, fisicamente, para o escritório

Estar de pijama em casa, por muito confortável que pareça, não permite ao teu cérebro assumir plenamente que estás num registo de trabalho. Não digo que precises de fazer uma maquilhagem XPTO, mas toma um duche e veste as roupas que, geralmente, levarias para o trabalho. Pelo menos umas calças de ganga e uma t-shirt ou camisa, para os que usualmente usam fato.

Estrutura o teu dia

Vocês já sabem que eu gosto de ter tudo organizadinho e planeado para que não me falte nada importante. E, para trabalhar a partir de casa, a organização é chave. Planeia o teu dia como o deves fazer no escritório. Por exemplo, no meu Google Calendar, tenho tudo dividido por tarefas, com as horas às quais me quero dedicar a casa coisa.

Usa um espaço de trabalho

Uma coisa que evito fazer porque me tira a produtividade é trabalhar no meu quarto ou no sofá. Embora possa ser confortável, não me dá a sensação de estar no escritório. Criei o meu espaço de trabalho em casa na mesa da sala e no quarto de visitas, com vista para a rua. São dois espaços com luz natural e que estão organizados de forma a que consiga trabalhar como se estivesse no escritório.

Trabalha quando fores mais produtivo/a

Como vos disse acima, sou muito mais produtiva na parte da manhã. Por isso, prefiro acordar mais cedo e começar logo a trabalhar, porque me sinto com mais energia e com um cérebro mais rápido. Todos temos a nossa forma de trabalhar e, se podemos trabalhar a partir de casa, devemos tirar partido disso para maximizar a nossa produtividade.

Ou seja, guarda as tarefas mais exigentes para quando souberes que terás a disponibilidade mental para elas.

Avisa as pessoas que vivem contigo

Embora estejas a trabalhar a partir de casa, é normal que tenhas companhia. Afinal, a maioria de nós não vive sozinho. É importante garantires que os teus “colegas de casa” respeitem as tuas horas de trabalho. Lá porque estás a trabalhar a partir de casa, não significa que estejas disponível.

Faz pausas

As pausas ajudam-nos a retomar a produtividade e a descansar o cérebro. Permite-te fazê-lo sempre que sentires necessário. Levanta-te do teu “escritório”, circula pela casa, faz meditação ou alongamentos, por exemplo.

Define quando parar

Quem é workaholic sabe que trabalhar a partir de casa pode ser uma desculpa para trabalhar ainda mais horas do que fazemos no escritório. É importante definir quando é hora de parar.

Resumindo e baralhando, respeita a quarenta e fica em casa. Não trabalhes em cafés nem na rua. Aproveita a tua casa e estas dicas para trabalhar em casa para fazeres um trabalho ainda melhor do que fazes no escritório, no conforto do teu lar.