5-indispensaveis-do-teletrabalho

Estou em casa desde Março e, aqui entre nós que ninguém nos ouve, gosta muito que assim continuasse. Tenho sido infinitamente mais produtiva pelo facto de ter reduzido as quase 3 horas por dia em transportes públicos e, obviamente, por ter aumentado a motivação uma vez que posso trabalhar confortavelmente na minha casa (ou em qualquer lugar), gerindo melhor os meus horários.

Estas são as vantagens de trabalhar na área do marketing digital, porque posso trabalhar em qualquer parte do mundo desde que tenha acesso à internet. A desvantagem é essa mesma – posso trabalhar em qualquer parte do mundo e em qualquer horário, o que faz com que acabe por trabalhar muito mais horas do que era suposto, uma vez que já estou confortavelmente sentada em frente ao computador, com o meu cházinho preferido e a ouvir a minha playlist de concentração.

Mas como quem corre por gosto não cansa, o facto de trabalhar mais horas não é, para já, qualquer factor que me desanime ou desmotive. Bem pelo contrário e, por isso mesmo, continuo radiante por estar em teletrabalho. Gostava que mais empresas aderissem ao teletrabalho, pelo menos nos cargos que assim o permitem, para que os colaboradores começassem a ter mais “vida” própria e mais conforto.

Uma vez que o teletrabalho se está a tornar numa realidade em Portugal, e que acho que é uma tendência que veio para ficar, partilho convosco aqueles que têm sido os meus 5 Indispensáveis para o Teletrabalho , fruto destes quase 9 meses a trabalhar a partir de casa.

1 – Um bom computador

Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que, recentemente, recebi um Huawei Matebook D14. Não que esteja descontente com o meu portátil, que tem sido um fiel companheiro ao longo dos últimos 3 anos e meio e que tem um desempenho espectacular. Contudo, com a utilização excessiva, a bateria já foi à vida e embora seja altamente eficiente, acaba por ser um portátil muito grande e muito pesado, algo que me causou bastantes incómodos nas costas

O Huawei Matebook D14 foi uma agradável surpresa e continua a ser! Um desempenho incrível, longa duração da bateria e portabilidade são as características que eu mais aprecio neste menino que, no entanto, tem ainda outras grandes vantagens, tais como:

  • Tem um ecrã de 14 polegadas FullView, o que faz com que quase não tenha margens, tornando o ecrã;
  • A imagem é super nítida, o que tem sido muito útil para edição de imagens e de vídeos, algo que necessito para o meu trabalho.
  • Pesa apenas 1,38kg e por isso torna-se um aliado perfeito para levar comigo para qualquer lado. Porque estar em teletrabalho, para mim, não significa apenas estar em minha casa, mas ir mudando de “poiso” sempre que necessário para poder dar apoio aos meus pais e ao meu namorado, e podendo também ir trabalhar para um espaço público (algo que, devido à pandemia, tenho evitado) onde acabo por conseguir fazer fluir a criatividade.
  • Longa bateria, mesmo com vários programas em utilização ao mesmo tempo. Para mim, a questão da bateria é realmente muito importante sobretudo quando trabalho fora de casa.
  • Tem um carregador pequeno com entrada Type-C , tal como os carregadores de todos os equipamentos Huawei que tenho aqui em casa.
  • É silencioso, algo que aprecio bastante uma vez que o meu computador anterior parecia que ia levantar voo às vezes
  • Tem a câmara escondida e que só se levanta quando lhe damos essa indicação. Não sei quanto a vocês, mas para mim incomoda-me ter uma câmara virada para mim a toda a hora e tenho algum receio do fenómeno Big Brother.
  • Permite a ligação instantânea ao telemóvel, para passar fotografias e controlar o telemóvel a partir do PC. Realmente uma ferramenta incrível !

Já sou, oficialmente, 100% team Huawei, com o portátil, os auriculares FreeBuds, com o telemóvel Huawei P30 Pro e com o relógio Huawei GT2 . Já só me falta experimentar um tablet e fico com a família completa – mas isso fica para um próximo passo.

2 – Uma cadeira confortável

Estou a falar deste ponto precisamente porque ainda não comprei uma cadeira que fosse realmente confortável e tenho andado a remediar com cadeiras da sala. O problema é que, com mais de 12 horas por dia sentada em frente ao computador, as minhas costas ressentem a falta de uma cadeira adequada.

É mais um investimento que vou precisar de fazer em breve mas, até lá, vou ter de pesquisar bastante bem o mercado e, quem sabe, aproveitar a Black Friday para fazer esta compra. Quero algo que me ajude a manter direita mas, ao mesmo tempo, que permita ajustar a altura para se enquadrar bem na secretária.

3 – Boa iluminação

Seja para quem passa muitas horas ao computador ou para quem trabalha muito com papelada, uma boa iluminação faz toda a diferença. Aqui em casa substituí todas as lâmpadas antigas por LED potentes, que permitissem iluminar bem a minha zona de trabalho.

Notava que, quando não tinha uma boa iluminação (gosto de lhe chamar “luz de mortos”), ficava cansada muito mais rápido o que, com várias horas de trabalho pela frente, não era uma vantagem – bem pelo contrário!

Coloquei a secretária em frente à janela, para absorver o máximo de luz natural durante o dia mas, assim que começa a escurecer, é a luz LED que me salva o horário “nocturno” e me livra de dores de cabeça e olhos (ainda mais) cansados.

4 – Chaleira

Aqui em casa, bebo pelo menos 1 litro e meio de chá por dia. Realmente adoro chá, especialmente nos dias mais frios como os que começamos agora a viver no Outono e Inverno.

Ter uma chaleira em casa é, para mim, obrigatório e, depois de ter estragado já algumas por demasiada utilização, ando muito satisfeita com o meu jarro eléctrico da Philips que, para além do design elegante e estrutura em vidro e aço inoxidável, é extremamente resistente e tem a capacidade certa para o meu dia-a-dia.

Uma das grandes vantagens que lhe aponto é ter um indicador chávena a chávena, o que me ajuda a perceber qual a quantidade de água que devo ferver.

5 – Auriculares / headphones

Ando com uns auriculares emprestados e este é outros dos elementos fundamentais para o teletrabalho que ainda não tenho, mas que quero muito investir.

Para mim, que faço muitas reuniões e Consultoria em videochamada, é importante ter uns headphones de boa qualidade, que me permitam abstrair do som exterior e focar na minha chamada. Ao mesmo tempo, têm de ser de boa qualidade porque passo muitas horas com os auriculares, tornando-se desconfortável passado algum tempo.

Ainda ando em processo de selecção mas encontrei vários da Logitech que me agradam particularmente e, depois de os conseguir experimentar em loja, vou avançar com a escolha definitiva do modelo mais adequado às minhas necessidades.