5 comportamentos que pioram a rosácea
Este artigo contém alguns links de afiliados o que significa que, caso efectuem alguma compra através dos links deste artigo, eu recebo uma pequena percentagem dessa compra. Esta situação não acarreta nenhum custo para si e é prática comum.

Falo vários vezes sobre rosácea, porque é algo que me acompanha há alguns anos e que, de certa forma, influencia a minha auto-estima. Ás vezes mexe comigo acordar com o rosto rosado ou com algumas borbulhinhas teimosas na zona das bochechas que sei que não posso espremer. Sinto-me várias vezes envergonhada quando, em eventos sociais, a minha rosácea aparece com mais intensidade e as pessoas em meu redor pensam que estou alcoolizada ou algo do género.

E o que me custa mais é saber que, se tivesse tido conhecimento da minha rosácea desde mais cedo, talvez ela não tivesse evoluído. Bom, eu sei que há casos piores – MUITO piores – e é por isso que, hoje em dia, foco muita da minha atenção na prevenção e em atenuar os sintomas.

Por experiência própria, e após alguma pesquisa e conversa com o meu dermatologista, acabei por descobrir que há vários comportamentos que pioram a rosácea e é precisamente sobre isso que hoje vos venho falar.

5 comportamentos que pioram a rosácea

Esfoliar a pele

As esfoliações são um dos comportamentos que deixam a minha pele do rosto muito mais reactiva. Preciso de ter muito cuidado com os produtos que uso para fazer a limpeza e com a forma como massajo o rosto para que não active a rosácea. Por isso, evito ao máximo esfoliar a pele com esfoliantes comuns, procurando sempre opções mais suaves e fazendo-o apenas de lés-a-lés. Aposto mais em produtos de limpeza diários adequados a peles sensíveis, como leites de limpeza refrescantes ou água micelar para peles sensíveis.

Banhos quentes

Acho que é conhecimento comum que as mulheres adoram tomar banho de água quente. Melhor dizendo, a ferver. O problema é que os banhos quentes, a lavagem do rosto com água quente e até mesmo a sauna fazem, automaticamente, o rosto ficar mais encarnado. Falo por mim, que saio sempre um pimento do banho.

Exposição solar

Se, por um lado, o sol traz coisas boas ao nosso organismo, como a Vitamina D, por outro lado também pode ser bastante prejudicial. Tenho sempre de usar protecção solar de FPS50 mas mesmo assim, se apanhar demasiado sol directamente, lá vem a vermelhidão constante e a pele irritada e com borbulhinhas. É uma chatice mas, ao menos, a protecção solar elevada também nos vai ajudar a evitar o aparecimento de rugas e de manchas da pele.

Comida picante

Meus amigos, a comida picante para mim é um grande no-no. Não vale a pena, basta comer algo ligeiramente mais picante que o comum, e o meu rosto vira um autêntico pimento. Fico quase cómica, de tão vermelha que fico. Para mim, comida picante está sempre fora de questão.

Alergias

Esta altura da primavera, em que os pólens andam no ar, tornam a minha pele muito reactiva. Tenho de ter mais cuidado com as janelas abertas porque assim que começam a pairar os primeiros pólens, lá começam a vir as borbulhinhas e a vermelhidão mais constante. Como se os atichins, a sonolência e as comichões não fossem suficientes….