
Nem acredito que, daqui a precisamente um mês, estou a celebrar o meu 30º aniversário. Se, há uns tempos, andava meio deprimida em relação a isso, pelo facto de estar longe daquilo que achava que seria a minha vida aos 30, acho que já dei a volta ao assunto e me sinto mais confiante.
Percebi que os 30 são só um número. E que ter 30 anos em 2019 é muito diferente de ter 30 anos no tempo dos meus avós, em que era suposto já ter a minha vida toda resolvida. Ainda tenho muito tempo para cometer os meus erros, para abraçar desafios, para viajar, para mudar de estilo, para o que quiser fazer, na verdade.
Como adoro listas, andei a pesquisar 30 coisas a fazer antes dos 30 e aqui ficam algumas das que fazem mais sentido para mim. Umas que já realizei, outras que estão por realizar, mas que ainda vou a tempo de concretizar.
Visita um país cuja língua não saibas falar
É uma ideia assustadora, viajar para um país cujo dialecto se desconhece por completo, não duvido. Não conseguir ler os menus nos restaurantes ou a sinalização nos transportes públicos é uma sensação meio desconcertante mas, por outro lado, pode ser libertador.
Começa a poupar para o futuro
Não há hora certa para começares a poupar para a tua reforma que, pelo andar da carruagem no nosso país, pode estar muito mal parada para jovens como nós. Percorre os vários bancos e vê quais as melhores opções para quem quer poupar para a reforma e começa já a tratar de ter uma “velhice” sem grandes chatices financeiras.
Faz uma “loucura”
Fazer Bungee jumping, skydiving, nadar com tubarões ou até mesmo andar numa montanha russa – uma actividade radical, que puxe pela nossa adrenalina, é algo que temos que viver pelo menos uma vez na vida. Acho que a minha maior actividade radical foi andar no The Twilight Zone Tower of Terror, na Disneyland Paris, pelo menos umas três vezes. De todas elas, achei que ia morrer e saí de lá com as perninhas a tremer, mas a sensação de adrenalina é só por demais!
Começa a investir
Seja numa casa, num carro, num negócio – investe. Dinheiro parado não rende dinheiro e há formas de investires o teu dinheiro e o multiplicares, de forma sensata, claro.
Forma uma opinião política
Até agora tenho-me mantido sempre à parte de questões políticas e, irresponsavelmente, meio desinteressada pelo tema. Mas, agora que chego aos trinta, começo a ter noção que, realmente, estarmos bem dentro das questões políticas e daquilo que os partidos defendem, em concreto, nos dá mais armas de defesa. Um povo ignorante não vai a lado nenhum.
Esquece os ressentimentos e perdoa
A raiva, a dor e a mágoa consomem-nos. Chega a uma altura que devemos aprender a perdoar quem nos falhou, quem nos desiludiu, quem nos magoou. É libertador, especialmente para nós próprios, e um processo de amadurecimento.
Faz uma roadtrip pelo país
Ás vezes estamos tão empenhados em fazer viagens para longe que nos esquecemos que o nosso país tem zonas lindíssimas por conhecer. Gostava muito de, antes dos 30, ou ainda neste ano, conseguir visitar o Gerês, Aveiro, Benagil e o Buda Eden.
Livra-te de todas as tuas dívidas
Felizmente terminei de pagar o meu carro poucos meses depois de o comprar, já lá vão uns cinco anos e, desde então, nunca mais tive dívidas/empréstimos. Se tens dívidas, tenta livrar-te delas o quanto antes!
Estabelece um objectivo anual de leitura
Não sei qual seria um bom objectivo de leitura para ler numa década. Será que 200 livros seria uma boa meta? Acabei de me lembrar que poderia ser muito giro começar a apontar todos os livros que leio numa lista, juntamente com o mês e ano em que foram lidos, para ter uma noção de quantos livros leio por mês e por ano. Aceitam o desafio?
Ultrapassa um medo
O meu caso são as baratas – e insectos no geral. Começo a sentir comichão no corpo só de pensar em baratas, não consigo dormir numa casa onde tenha visto uma barata e já me recusei a ir de férias para sítios como Cabo Verde por saber que há baratas em todo o lado. Para uns é ridículo mas, para quem tem fobias, sabe bem o medo que é. Não sei se me vou conseguir livrar deste medo aos 30, nem aos 40, mas vou tentar
Aprende a pedir desculpa
Há pessoas que têm uma dificuldade tremenda em pedir desculpa quando erram. São capazes de dizer tudo menos de pedir perdão. Meus amigos, se é o vosso caso, cresçam e engulam o sapo. Se souberam fazer a asneira, aprendam a pedir desculpa. Não custa nada e só vos torna seres humanos melhores.
Perdoa-te a ti mesmo pelos teus erros
Não podemos falar em perdão sem falar de nos perdoarmos a nós próprios. Somos muito críticos com os nossos erros, com as nossas falhas. Somos os nossos maiores inimigos e, por isso mesmo, aos 30 é altura de perdoar as nossas falhas e de nos amarmos assim.
Aprende a cozinhar
Sei os básicos da cozinha e, no resto, a Bimby e a Airfryer ajudam. Mas aprender a cozinhar é uma competência que todos os que estão na casa dos 20 devia saber. Se ainda não chegaram lá, meus caros, ‘bora lá aprender a sobreviver, sim? Que a vida não é só take away e massa com atum.
Escolhe uma causa e apoia-a
Procura algo que te apaixone. Algo em que acredites. Seja defesa dos animais, seres vegan, o que for. Escolha uma causa e defende-a. Estuda-a, interessa-te por ela e pelos seus detalhes e sê sua defensora.
Faz a tua árvore genealógica
Lembro-me que, na escola, cheguei a fazer uma árvore genealógica mas que nunca mais me lembrei disso. É um processo altamente divertido e de auto-conhecimento, no sentido em que podemos até vir a conhecer membros da família que nem sabíamos que tínhamos
Corre a meia maratona
Bom, quem me conhece sabe que, para mim, correr é um suplício. Não digo que corra a meia maratona mas posso, pelo menos, participar. Assim meio que a caminhar, estão a ver?
Viaja para um sítio paradisíaco
Este item da lista já está riscado para mim, e espero poder repetir todos os anos. Se ainda não foram a um destino paradisíaco, não percam mais tempo!
Nada nu
Não há como descrever a sensação de liberdade de nadar nu no mar.
Planta a tua própria comida
Também já plantei o meu próprio manjericão e espero, em breve, conseguir plantar mais ervas aromáticas. É tão bom termos as nossas plantinhas prontas a ser usadas na nossa comida, e o prazer de olhar para o prato e saber que aquele ingrediente foi cultivado por nós!
Faz o testdrive do carro dos teus sonhos
Não se aplica ao meu caso, porque não ligo grande coisa a carros mas, sobretudo para o público masculino, este é daqueles itens que têm de fazer.
Faz uma viagem sozinho
Fui para o Rio de Janeiro sozinha e passei uns 2 ou 3 dias sozinha, também, embora tivesse lá mais pessoas conhecidas a quem me juntei posteriormente. Não sei se conta mas, para compensar, talvez vá fazer uma viagem sozinha por Portugal.
Aprende uma nova língua
Aos 28 fui aprender Espanhol e adorei! Como adoro a cultura latina, e gosto de viajar para a América Latina, aprender esta língua deu-me mais confiança e capacidade de comunicar também noutros países.
Vai acampar
Quando andava no secundário, acampava todos os anos na Galé – um sítio obrigatório para quem era de Setúbal. Hoje em dia já não acampo mas, se o fizer, já sei os truques todos para acampar com conforto.
Faz voluntariado
Aos 20, aos 30, aos 40. Fazer voluntariado devia ser obrigatório na escola mas, como não é, fica a sugestão. Procura entidades que precisem de ajuda – hospitais, centros de crianças, etc. Toda a ajuda é, para alguns, realmente preciosa.
Candidata-te ao teu emprego de sonho
Nunca é tarde demais para te candidatares ao teu emprego de sonho. Faz um currículo irrepreensível, pede cartas de recomendação, envia a tua candidatura e faz figas!
Faz uma aula de uma modalidade que nunca tenhas experimentado
Eu cá inscrevi-me no Muay Thai em Novembro do ano passado, por isso posso já riscar este da lista e deixo-vos a sugestão, porque faz-nos sair da nossa zona de conforto, especialmente se forem mulheres.
Cria um scrapbook
Nunca fiz um scrapbook, pelo menos que me lembre, mas é uma ideia que me faz sentido. Criar um livro de memórias, com bilhetes de concertos, cinema, fotografias, mensagens, enfim.
Faz uma limpeza ao teu armário
Ainda não terminei o meu processo de limpeza aos armários, mas sem dúvida que já me livrei de cerca de um terço da minha roupa. Posso dizer-vos que a sensação é brutal e que, quando começam, só se querem ver livres de cada vez mais coisas. E, claro, que nos apercebemos de todas as tralhas que tínhamos a mais.
Aprende a dizer “NÃO”
Pessoas “boazinhas”, que tentam agradar a tudo e a todos, têm de aprender a dizer “NÃO”. Custava-me muito recusar tarefas, recusar pedidos. Cheguei a um ponto em que me sentia sugada e frustrada. Quando comecei a dizer que não e percebi que a vida não parava, mentalizei-me que saber dizer NÃO é muito importante para a saúde mental de qualquer um.
Faz a lista das 40 coisas que queres fazer antes dos 40
E para terminar, pois claro, fazer a lista de 40 coisas a fazer antes dos 40 – e começar a trabalhar nela o quanto antes!
Gostaste deste artigo de “30 coisas a fazer antes dos 30” ? Faz PIN no Pinterest!