3 passos para manteres a casa arrumada todos os dias

Não parece as vezes que passamos demasiado tempo a arrumar a casa? Horas a fio a limpar, a aspirar, a dobrar roupa? A nossa vida já é agitada o suficiente entre o trabalho, o ginásio, a família, que pouco mais resta para fazer o que gostamos. Hoje partilho 3 passos para manteres a casa arrumada todos os dias para não tenhas que gastar horas a pôr a tua casa novamente em ordem.

Limpa/arruma um pouco todos os dias

Se pensares nisto e te habituares a fazê-lo diariamente, vais descobrir que já não precisas de tirar uma manhã inteira para limpar a casa. Só precisas de dedicar 20 a 30 minutos diários. Seja limpar a casa-de-banho, aspirar a casa, dobrar roupa, trocar os lençóis das camas, limpar o pó, se fizeres aos poucos vai ser mais fácil no final da semana. Dica: faz um planeamento semanal e cumpre-o. Podes fazer planeamentos a 2 ou 3 semanas, para limpezas ou arrumações que não precisam ser feitas semanalmente.

Pôr as coisas de volta no sítio

Não há nada pior do que as coisas fora do sítio. E, para quem tem crianças, esta tarefa é ainda mais complicada, porque elas tendem a deixar tudo espalhado. Impõe-te a ti (e à tua família) a regra de devolver o que utiliza ao seu sítio original, de terminar o que começaram e de ir limpando à medida que forem sujando. Na cozinha, esta regra funciona na perfeição. Vai limpando à medida que fores cozinhando, e não deixes tudo para o fim. Vestiste a roupa de manhã? Arruma-a no final do dia. Não a deixes amontoar-se no cadeirão do quarto. No caso dos mais novos, a tarefa é mais difícil. Mas fica mais fácil à medida que forem crescendo. Ensina-os a arrumar os brinquedos antes de passarem para a próxima brincadeira. Não há nada pior do que ter os brinquedos todos espalhados e depois ter de dedicar mais tempo à arrumação. Não te esqueças que as crianças aprendem pelo exemplo. Se arrumares as coisas, eles também o farão.

Dividir para conquistar

Em casa todos têm tarefas, desde os mais novos aos mais crescidos. Não tenhas receio de atribuir tarefas aos teus filhos. Veráz que tudo é mais fácil se dividirem as tarefas em casa. Lembras-te da lista que falei no ponto 1? Acrescenta uma coluna e coloca o responsável. Vai trocando semanalmente para não ser sempre o mesmo. Cada pessoa em casa tem de ter as suas responsabilidades e saber que,ao fazê-las, contribui para um bem maior. Lavas a roupa? Então pede ao marido para a estender. O marido cozinha? Então pode ajudar a lavar a loiça. O facto dos meus filhos fazerem as suas próprias camas, ajudarem a pôr e a tirar a mesa, tomarem banho sozinhos ou simplesmente arrumarem as mochilas quando chegam da escola, estão a contribuir para o bem estar da nossa família. Dica: torna as tarefas de casa divertidas, atribuindo pontos e dando recompensas.

 

Este artigo foi escrito por Cristina Saraiva, autora do blog Conxita Maria – A Arrumadinha. No seu blog, a Cristina partilha regulamente dica de arrumação e organização, em especial para quem vive em família. Segue-a no Facebook e Instagram.