Os livros de Fevereiro 2020

Considerando as mais recentes orientações das entidades competentes para conter o Covid-19 (Corona Vírus), é IMPERATIVO que todos aqueles que possam ficar em casa, o façam. Irem para bares, discotecas, centros comerciais, cafés, entupir farmácias e rapinar todos os stocks nos supermercados é, para além de ridículo, muito pouco cívico.

Agora que já dei o cházinho, posso passar para a lista que tinha preparado. Afinal, estar em casa é um dos meus superpoderes e é algo que adoro (embora nunca tivesse sido por obrigação).

15 coisas para fazer em casa na quarentena

  1. Ver séries / documentários / filmes

Esta sugestão não só para quem é subscritor da Netflix ou HBO – embora esses tenham mais opções. Os canais de televisão, sobretudo no cabo, têm milhares de opções às quais podemos assistir. É uma boa altura para fazer maratonas de séries e terminar de ver aquelas que ficaram pendentes. No meu caso, vou finalmente assistir à última temporada de Anatomia de Grey (guilty pleasure) e aproveitar para descobrir algumas séries novas e documentários que me recomendaram. Talvez até aproveite para assistir a todos os clássicos de cinema que ainda não vi!

  1. Ler

Não preciso de estar em quarentena para ler, mas é verdade que, para quem não tem o hábito da leitura, esta pode ser uma altura preciosa para o incentivar. O meu estilo preferido são os thrillers e vou ler os dois últimos que tenho em casa para, a seguir, passar para livros mais técnicos na área do marketing. Qualquer que seja o livro, o que importa é que te permita distrair ou aprender.

  1. Assistir a cursos online

Gosto de assistir a cursos online. Em alguns aprendo muito, outros nem por isso, mas dá sempre para aprender qualquer coisinha. A grande maioria são pagos embora, no Youtube, haja imensos vídeos formativos gratuitos de todas as áreas e mais algumas. Na minha área, Marketing Digital, gosto de alguns cursos da Udemy e da própria Academia do Google e HubSpot.

  1. Exercício

Estar em casa não é desculpa para não fazer exercício físico. Mesmo sem máquinas de musculação, há muitos objectos de casa que podemos usar para simular pesos ou, em alternativa, procurar exercícios nos quais apenas utilizemos o peso do corpo. Recorro aos treinos do Breaking My Limits e sugiro que visitem o Instagram Breaking My Limits para verem exercícios que podem fazer em casa também.

  1. Experimentar novas receitas

Quase nunca tenho tempo (ou paciência, vá) para experimentar novas receitas. Agora as desculpas acabaram. Felizmente tenho a Bimby que me ajuda, porque o meu jeito para a cozinha é nulo mas, ainda assim, esta é uma altura fantástica para experimentar pratos novos, talvez até mais elaborados, que nunca nos atrevemos a fazer.

  1. Arrumar a casa

Apesar de andar mais contida desde que comprei a casa, sempre fui meio desarrumada. Ainda assim, sabia sempre onde tinha tudo e encontrava sempre o que procurava e, nas minhas tarefas, até sou bastante organizada. Nestes dias de quarentena, vou aproveitar para arrumar a casa, divisão por divisão.

  1. Destralhar

Tenho-o feito regularmente, mas estes próximos dias vão-me permitir perceber aquilo que, efectivamente, preciso ou não. Produtos e alimentos fora do prazo, roupa que não uso, papelada que não serve para nada… vai tudo fora (ou doado, quando terminar a quarentena).

  1. Limpezas a fundo

Quando foi a última vez que fizeste uma limpeza a fundo em casa? Eu foi quando me mudei para cá. Por isso, está na hora de sacar dos produtos de limpeza e limpar tudinho!

  1. Criar um blog

Se sempre quiseste criar um blog, esta é a altura perfeita! No meu novo website www.barbarabacao.pt poderás encontrar um serviço dedicado à criação de blogs de raiz, bem como o acompanhamento para quem já tem um, mas quer dar um pulo! Se queres ter um blog, não percas mais tempo. Vamos falar e, juntos, vamos lançar o projecto que tanto queres.

  1. Mudar uma divisão

Por vezes, basta mudar os móveis de sítio ou decorar de forma diferente para parecer que temos uma divisão nova. Se já tinhas em mente mudar o quarto ou a sala, porque não aproveitar a quarentena para isso mesmo?

  1. Meditar / Yoga

Esta é uma das coisas que ando a adiar há tanto tempo que já chega de desculpas. Se já o fazes, continua. Se, como eu, andas a protelar, aproveitemos, então, para dar uma oportunidade à meditação, ao yoga ou ao pilates (na loucura, aos três). Quem sabe se não ganhamos um “vício” bom para a nossa vida.

  1. Organizar o computador

Esta é das coisas que mais preciso de fazer. Tenho três clouds. Vários ficheiros em desuso no computador. Será prioritário para mim, esta semana, fazer uma limpeza e organização a este computador. Apagar tudo o que não faz falta, enviar ficheiros para a cloud e organizar as próprias clouds. Já para não falar do ambiente de trabalho do meu pc, que parece a selva!

  1. Organizar os emails

Tenho três caixas de email do trabalho, uma do blog, outra do Coaching, outras de outros projectos. Provavelmente, centenas de emails para apagar, que estão apenas a ocupar espaço na drive. Depois de organizar o computador, vou sem dúvida investir em organizar as caixas de email e dar resposta a tudo o que estiver pendente.

  1. Bricolage

Andas há meses para fazer aquele projecto DIY? Acabaram-se as desculpas também! No meu caso, é pintar de branco um móvel que foi oferecido pelo meu avô. Há tantas coisas giras que podes fazer em casa! Basta pesquisar por DIY no Youtube ou no Pinterest e poderás ter milhares de ideias originais para os projectos de bricolage que já tinhas em mente.

  1. Brincar

Para quem tem filhos, brincar com os miúdos é imperativo. Eles vão estar em casa e precisar de atenção. E que melhor altura para um momento de qualidade em família? Para quem não tem miúdos mas tem companhia, é para tirar para fora o Monopólio, Pictionary e outros jogos que tais para algum tempo de diversão em conjunto.