YoursTruely

Voltámos à rotina do trabalho e das aulas e, com mais stress, mais olheiras. Certo? Apesar de poder haver uma tendência genética a ter olheiras, na grande maioria dos casos deve-se a factores como noites mal dormidas, fumo, stress, cansaço e até mesmo alergias.

É um daqueles problemas que afecta homens e mulheres independentemente da idade mas que tem como ser resolvido ou, pelo menos, disfarçado. Como? Recolhi algumas dicas e “mezinhas” que partilho agora convosco. Vamos lá ver isso…

Saqueta de chá: Dizem que dormir com saquetas de chá de camomila frias sobre as pálpebras ajuda, pelo poder calmante e anti-inflamatório da camomila. Preparem um chá concentrado de camomila e, antes de aplicarem nos olhos, deixem as saquetas durante uns minutos no frigorífico para ter um efeito mais refrescante. Depois, deitem-se e deixem-nas actuar durante 10 minutos.

Pepino: O pepino é um clássico no que diz respeito a olheiras. Basta cortar duas rodelas de pepino fresco (deixem durante um tempo no frigorífico) e deixá-las por cima da região ocular. Há também quem diga que a batata tem um efeito positivo também e que, depois de deixarmos duas rodelas finas a actuar sob as pálpebras durante 20 minutos, ajuda a reduzir o aspecto das olheiras.

Massajar a zona dos olhos: Para quem tiver paciência, a drenagem linfática manual pode ajudar a diminuir o inchaço e as olheiras, sobretudo se for feita pela manhã. Vi um vídeo no Youtube e experimentei fazer a mim mesma e posso adiantar que pelo menos relaxa e muito.

Hidratação: Como a pele que envolve os olhos é muito fina, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis e a pele ganha aquele tom mais arroxeado a que chamamos de olheiras. Um dos truques é hidratar essa zona (há cremes específicos para isso) porque, ao fazê-lo, a pele fica mais espessa e, consequentemente, as olheira ficam menos visíveis.

Lavar a cara com água fria: Este é um ponto mais polémico porque li que se deve lavar a cara com água quente, mas também li que se deve lavar com água fria. Aqui a segunda opção pareceu-me a mais adequada pelo facto de a água (bem) fria até porque se fala sempre do pepino frio, saquetas de chá frio, etc.

Noites bem dormidas: Se o cansaço causa olheiras, então esta é básica – dormir bem é um requisito obrigatório para quem quer reduzir as olheiras. Oito horas de sono chegam e sobram para um aspecto mais radioso no dia a seguir.

Excesso de sal: A nossa alimentação condiciona o nosso corpo e o nosso aspecto e todos sabemos disso. E, para as olheiras, o sal é um inimigo porque causa retenção de líquidos e do sódio. Não há remédio… o sal deve ser reduzido da nossa alimentação por todos os motivos e mais alguns.

Protector solar: Seja de Verão ou de Inverno, é obrigatório usar protector solar quando se sai à noite de dia. Nós não os vemos, mas os raios UV estão lá e, se protegermos a pele do rosto da agressão do sol, para além de evitarmos manchas e rugas, estamos a evitar que a zona roxa das nossas olheiras fiquem ainda mais escuras.

Álcool e Tabaco: O facto de estes dois hábitos condicionarem os vasos sanguíneos ajuda à criação de olheiras. É difícil mas já se sabe que tanto beber álcool como fumar tem consequências no nosso organismo e as olheiras são umas das mais visíveis.

Correctores de olheiras: A maquilhagem é um forte aliado para quem quer disfarçar as olheiras. Os correctores, que estão disponíveis em vários formatos, são um mundo a explorar. Procurem um corrector para corrigir as olheiras e descubram qual a melhor opção para a vossa pele e necessidades.

Disclaimer: A imagem foi retirada do site Truely Yours.