Ecorkhotel Évora

Este fim-de-semana o tempo melhorou e decidi ir com a minha melhor amiga para Évora. O local escolhido foi o Ecorkhotel, Évora Suites & SPA, uma unidade hoteleira de 4* superior, por já termos ouvido falar tão bem dele e estarmos a precisar de descansar e sair da confusão da capital.

Só chegámos a Évora a meio da noite, sabendo que a recepção está sempre aberta, e não conseguimos ter o impacto real que o Ecorkhotel tem à chegada. Chegámos à recepção e adorámos tudo na entrada. A decoração é tão acolhedora que nos apeteceu logo pedir um copo de vinho e ficar ali a conversar.

Ecorkhotel ÉvoraO recepcionista, super simpático, explicou-nos tudo e deu-nos o cartão para a nossa suite, a 41. Como não propriamente a seguir à recepção, permitiu-nos ir tendo uma noção do espaço.

Quem for ao site ou ao Facebook do Ecorkhotel, percebe que a disposição das suites é algo diferente do tradicional. Não é uma construção em altura ou na horizontal. No fundo, é como se fossem pequenas casas, lado a lado, com 70m2 cada. No total, há 56 suites, todas no meio do campo, rodeadas por pura natureza (sobreiros, azinheiras e oliveiras).

Ecorkhotel ÉvoraNo Ecorkhotel é tudo muito em tons de branco e castanho. Aqui, a cortiça impera e é usada no revestimento exterior do edifício principal. Na hotelaria, esta utilização da cortiça foi pioneira mas faz mais do que causar um impacto visual. Na verdade, é um isolante térmico e acústico. Afinal, o Ecorkhotel, Évora Suites & SPA é um hotel ecológico e usa várias medidas para ter a máxima eficiência energética. Com geotermia e painéis solares, é assim que se aquecem as águas do hotel e das piscinas.

É tudo muito clean e acolhedor e, mal entrámos dentro da nossa suite, sentimo-nos em casa. A sala, com televisão e um sofá. O quarto, com outra televisão e duas camas enormes. Uma decoração meio rústica e ambas as divisões com vista para o terraço onde pusemos duas espreguiçadeiras para apanhar sol no dia seguinte.

Ecorkhotel ÉvoraAs camas tinham dois robes elegantes à nossa espera, em conjunto com um bombom que a Ana comeu logo. Como já eram duas da manhã, enfiámo-nos logo na cama a ver televisão e na conversa e ali ficámos, super confortáveis, até adormecer.

Ecorkhotel ÉvoraNo dia seguinte, por ser fim-de-semana, o pequeno-almoço era servido até às 11h00. Lá fomos nós, cheias de fome, para o restaurante. A sala das refeições é bastante ampla, e com uma parede de vidro enorme com vista para o campo, onde também há uma esplanada. Quanto à comida, há muito por onde escolher.

Ecorkhotel ÉvoraDesde os quentes, onde se pode comer entre ovos mexidos, cogumelos, salsichas e bacon, aos vários pães, queijos e enchidos alentejanos. Sem esquecer a fruta e os cereais para o iogurte natural, bem como as diversas compotas. Fiquei sempre satisfeita ao pequeno-almoço, até porque tenho uma costela alentejana e aqueles queijos e enchidos são deliciosos. Tudo com um sabor caseiro e acabadinho de fazer.

Ecorkhotel Évora Ecorkhotel ÉvoraAntes de irmos dar um passeio ao centro de Évora, fomos ver melhor o espaço, agora à luz do dia. Passámos por um pequeno pátio logo em frente ao restaurante e subimos as escadas para ir à piscina. Uau, que vista! Para além de o espaço ser todo em branco e muito, muito amplo, a piscina tem uma vista soberba para a planície. É daqueles sítios onde apetece deitar na espreguiçadeira e não sair mais. É realmente incrível. Mas, como não estava propriamente calor no sábado, lá fomos nós para Évora, que fica a uns 5-10 minutos de carro.

Ecorkhotel Évora Ecorkhotel ÉvoraRegressámos e trouxemos jantar connosco, porque queríamos ir ainda dar um mergulho na piscina coberta e conhecer a zona do SPA. E lá fomos nós. Primeiro, para a sauna, para ter um momento “detox”. Depois, tentei o banho turco mas, mal entrei, vi logo que aquilo não era para mim. Menos de 1 minuto depois, saí dali e fui para a piscina coberta. Acabámos por ficar na piscina quase uma hora, entretidas a nadar (dizem que é bom para a celulite).

Ecorkhotel ÉvoraMas já eram quase 8h da noite e voltámos para a suite. Depois do banho, enrolámo-nos no robe e fomos para o sofá jantar e ver televisão, descansadinhas da vida. Acabámos por adormecer umas horas mais tarde. Problema… as camas são tão confortáveis que, apesar de nos termos deitado muito cedo, acordámos às 10h30 e tivemos de ir a correr tomar o pequeno-almoço.

Felizmente, no domingo o tempo melhorou e, depois de fazermos o check-out, fomos deixar as tralhas ao carro e fomos apanhar sol para a piscina. Tentámos – eu juro que tentámos – dar um mergulho, mas não fomos capaz. Ainda assim, estivemos umas boas 3 horas a desfrutar da paz e sossego do Alentejo na nossa espreguiçadeira. A ler um livro, a ouvir música e a contemplar aquele espaço.

Veredicto final
O Ecorkhotel é uma grande escolha especialmente para quem procure paz e sossego – que é o meu caso. Tudo ali transmite muita calma e paz. O conceito ecológico é, também, uma mais valia que deve ser considerada no momento da escolha de um hotel. Sem dúvida, um grande conceito, uma decoração muito bem conseguida e que potencia a cortiça – uma das maravilhas portuguesas – , uma piscina num espaço ímpar e as suites são muito zen.

Ecorkhotel Évora Ecorkhotel Évora Ecorkhotel ÉvoraFoi pena não ter podido ficar lá mais tempo, nem ter estado calor o suficiente para dar mergulhos. Mas saí de lá revigorada, com uma enorme vontade de voltar e levar mais pessoas que adoro comigo. O espaço merece ser partilhado. Quem é que já visitou este espaço? É, ou não é, fantástico?

Se quiserem ir visitar o espaço, usem o código Livinbsshoes10 que dá 10% de desconto nas marcações directas.