Tratamento de queratina no Aura Beleza

Descobri recentemente o salão Aura Beleza, em pleno Chiado e, devido ao sucesso profissional de Pierfrancesco Farina, o dono e cabeleireiro do espaço, decidi marcar com ele um tratamento de queratina e um ligeiro toque nas pontas. Queria encontrar alguém que soubesse o que estava a fazer, e que tivesse ganho experiência fora daqui, e Pierfrancesco é A pessoa. Depois de ter trabalhado em vários salões em Itália, África do Sul e Brasil, decidiu começar do zero aqui mesmo, em Portugal e ainda bem que o fez, porque o meu cabelo agradece e bate palmas. Vale a pena mencionar a experiência porque, quando vamos gastar dinheiro em tratamentos para o cabelo – ou até mesmo um simples corte – é reconfortante fazê-lo com alguém que saiba o que faz, porque infelizmente já ouvi demasiados relatos de mulheres cujo cabelo ficou queimado ou mal trabalho após trabalhos destes.

Aura Beleza SalãoQuanto ao Aura Beleza, trata-se de um espaço discreto para quem passeia pelas ruas da baixa e não anda à sua procura e, olhando pela montra, tudo remete para a simplicidade. Está aberto desde 2014 e proporciona diversos serviços de beleza, desde variados tratamentos para o cabelo através das mãos de Pierfrancesco, como tratamentos para o corpo pela Dina (sobre a qual vos falarei num devido post mais à frente). E trato-os pelo nome porque me receberam como se me conhecessem há anos. É notória a paixão com que ambos falam sobre o seu trabalho, algo que prezo bastante neste país onde parece que ninguém gosta daquilo que faz. Claro está que esta paixão se reflecte na dedicação e nos resultados. E há outra coisa boa: ali, ninguém impõe a venda de produtos nem de serviços, e isso para mim foi um grande ponto a favor. Cada cliente é avaliado consoante aquilo que pretende, e é-lhe sugerido o  tratamento correspondente, de acordo com as suas necessidades.

Aura Beleza SalãoMas então voltemos ao meu cabelo e ao tratamento de queratina. Sentia o meu cabelo a precisar de alguma hidratação, mesmo depois de o corte acentuado que fiz há uns meses me ter ajudado na questão das pontas espigadas. Sem receio, Pierfrancesco sugeriu-me o tratamento de queratina e eu, confiante pelos seus anos de experiência, aceitei de imediato, até porque é o seu ponto (mais) forte. Este é um tratamento cujo valor depende do tipo/comprimento do cabelo, e tem um preço médio de 150€ para resultados entre os 3 e os 6 meses.

Ao contrário do que pensava, o tratamento de queratina não é um alisamento, embora o resultado seja um cabelo mais liso porque, como está hidratado, fica mais pesado e, como tal, mais liso. Como não tenho muito cabelo, e como não é muito comprido, não precisei de mais de 1h30 no cabeleireiro para ficar pronta. O processo é simples: lavar o cabelo no salão com o produto específico, aplicar um produto madeixa a madeixa, passar o secador e, para finalizar, passar a prancha/alisador algumas vezes sobre cada madeixa. É um processo demorado, mas em nada doloroso como já tinha ouvido amigas a falar sobre certos alisamentos. O cabelo fica liso, brilhante e solto, apesar de ainda ter lá o produto, e até os meus amigos repararam na diferença quando me viram.

Fiz o tratamento no final do dia de quinta-feira, e consegui aguentar o cabelo – sem que ficasse oleoso – até este sábado de manhã, onde procedi ao que me foi sugerido para que os resultados fossem ainda melhor: antes do banho, apliquei amaciador por todo o cabelo ainda seco, e só depois, no banho, fiz a lavagem normal.

Tratamento de queratina no Aura BelezaPenteei-o com a escova e sequei com o secador (bem) velhinho da minha mãe, quase a frio. O resultado foi, indiscutivelmente, um cabelo muito mais sedoso e hidratado, com um aspecto muito mais saudável. Está solto e brilhante, tendo perdido os jeitos e volume esquisito com que ficava apenas com a secagem do secador. Não está absolutamente liso (com aquele ar lambido e colado à cabeça), mas está liso o suficiente para que eu consiga dispensar a prancha, o que para mim é um descanso e o cabelo também evita a agressividade desse produto.

Estou bastante satisfeita com o resultado e não consigo parar de passar as mãos pelo cabelo. E também bastante curiosa para ver quanto tempo se aguenta, sobretudo com a chuva e a humidade, mas certamente vai ajudar a manter o cabelo menos frisado e mais domesticado nos dias difíceis. Obrigada PierFrancesco e salão Aura Beleza!

Em breve venho contar-vos a minha experiência corporal no salão, mas até lá partilhem comigo se já conheciam este tipo de tratamento e o que fazem para manter o cabelo hidratado e saudável.