Tratamento de pele na Tiagos Clínica

Quem me conhece ou já segue o blog há algum tempo, sabe que tenho um tipo de pele especial. Na verdade, tenho couperose, um estágio ainda não muito avançado de rosácea. Esta condição de pele, que é bastante comum, traduz-se por vermelhidão e muita sensibilidade sobretudo nas maçãs do rosto, nariz e testa. Também é muito comum ter-se telangiectasias, vasos capilares visíveis a olho nu. Quando já está em estado avançado, podem gerar-se altos muito semelhantes aos quistos de acne e descamação. Sim, pode ficar muito nasty se não for acompanhado.

Durante muitos anos achei apenas que corava facilmente mas, após uma ida ao dermatologista, confirmou-se que tinha couperouse.

Quando o Spa Tiagos da Tiagos Clínica , em Setúbal, me informou que fazia vários tratamentos ao rosto, nomeadamente para rosácea e couperose, aceitei o convite e fui conhecer, em primeira mão, a Lurdes – especialista da pele e a técnica que me fez o tratamento.

Fico sempre reticente, por ter uma pele sensível, quando experimento cremes porque tenho medo de piorar a minha condição e o mesmo se aplica a colocar a minha pele à mercê de qualquer pessoa. Mas a Lurdes recebeu-me, literalmente, de braços abertos e deixou-me logo à vontade com o seu profissionalismo.

Começou por explicar-me no que ia consistir o tratamento que me ia fazer e por me apresentar à Skinceuticals, a marca de cuidado de pele profissional com a qual trabalha.

Tratamento de pele na Tiagos ClínicaA Skinceuticals tem uma máquina que faz uma análise ao tipo de pele que temos, o que nos permite fazer um diagnóstico muito completo e analisar condições de pele antes de se tornarem visíveis. Antes de me pôr na máquina, a Lurdes espalhou-me um pouco de protector solar numa bochecha, apenas para me mostrar, na máquina, o impacto que tem na nossa pele.

Depois, coloquei a cabeça dentro de uma caixa coberta, que me fez muito lembrar as máquinas fotográficas antigas. Dentro dessa caixa estava tudo às escuras com excepção de umas luzes ultravioleta que faziam realçar tudo e que eu conseguia ver graças ao pequeno espelho que tinha à minha frente.

Tratamento de pele na Tiagos ClínicaFoi então que me apercebi que, no meu rosto, se via uma grande mancha na bochecha, precisamente no local onde me tinha sido aplicado o protector solar. É incrível a camada de protecção que fornece à pele, mesmo que não o vejamos a olhos nus. E, graças a essa análise à pele, foi possível perceber que, embora ainda não seja visível, tenho uma grande tendência a ter manchas na testa, que provavelmente vão despoletar quando estiver grávida. O que fazer para não agravar a situação? Protector solar… SEMPRE!

Tratamento de pele na Tiagos ClínicaDepois deste pequeno susto muito necessário para me relembrar da importância de nunca me esquecer do meu FPS50+, passámos ao segundo passo – desmaquilhar. Com toda a paciência do mundo, a Lurdes encaminhou-me para a marquesa onde, depois de me pôr confortável, me foi retirando delicadamente toda a maquilhagem que eu tinha. Só então pudemos dar início ao tratamento. Ah, ainda tive direito à aplicação do tónico que tem uma fragrância muito agradável a leite de rosas.

Passámos, então, à esfoliação da pele. Mas, ao contrário de todas as esfoliações que faço, foi uma esfoliação química. Química? Como assim? Calma que eu explico… Devido à sensibilidade da minha pele, um esfoliante normal, com grãos, pode irritar a minha pele devido à fricção. É algo que eu devo evitar e, portanto, a esfoliação química é uma boa alternativa que, devido às propriedades daquele que a Lurdes usou no meu rosto, removem as células mortas sem precisar de andar a esfregar a pele. No meu caso, em casa, o que faço é evitar a zona das bochechas e esfoliar apenas a testa e queixo mas um esfoliante químico poderá ser uma boa opção.

Quando retirou o esfoliante, a Lurdes passou a colocar um sérum adequado à minha couperose, com o objectivo de acalmar a pele. O Phyto Corrective contém extractos botânicos com propriedades apaziguantes que ajudam a acalmar a pele irritada graças ao extracto de pepino e tomilho.

Enquanto fazia efeito, as mãos da Lurdes começaram em acção e fez-me uma massagem divinal na zona dos ombros, pescoço e cabeça. Não sei quanto a vocês mas eu a-d-o-r-o massagens na cabeça e senti-me quase a adormecer. Fiquei realmente muito muito zen depois desta massagem. Se a Lurdes não fosse falando comigo durante o tratamento para me explicar os produtos e o procedimento, teria dormido ali uma valente sesta.

Depois de absorvido o sérum, chegou a vez da aplicação da máscara. Esta foi uma mistura de ingredientes feita no momento. Como já sabia qual era o meu tipo de pele, fez uma “receita mágica” adequada às minhas exigências (o que incluiu muita vitamina C) e aplicou-me a máscara com um pincel.

Há qualquer coisa de muito sensorial na aplicação com o pincel. Talvez a delicadeza das cerdas envolvidas na máscara pastosa mas fresca. Qualquer coisa de ainda mais relaxante – mas eu já estava naquele ponto de rebuçado em que tudo me sabia bem.

Tratamento de pele na Tiagos ClínicaEnquanto a máscara atuava, eu relaxava. Deixei a música ambiente apoderar-se do meu estado de espírito e acho que dormitei enquanto que a Lurdes apontava todos os produtos que tinha usado na minha pele numa ficha de cliente para que, na próxima visita, pudéssemos ver a progressão.

Depois de retirada a máscara, passou-se novamente um tónico e, como já era de noite, dispensámos o protector solar. Mas, minhas caras, NUNCA dispensem o protector solar sempre que houver luz! Não têm a noção do crime que estão a cometer à vossa pele.

Concluindo…

Há três sensações fantásticas que este tratamento nos transmite e vale a pena referir. Primeiro, o alívio por conhecer melhor a nossa pele e sabermos como a podemos tratar melhor de então em diante. Segundo, o conforto e suavidade que se sente imediatamente na pele graças aos ingredientes dos produtos. E, para culminar, a sensação de relaxamento e bem-estar de quem passou uma hora a ser mimada.

Se vale a pena? Muito! Para quem está na zona de Setúbal ou arredores e procura um bom tratamento de pele ou saber melhor que tipo de pele tem (ou quem queira, tão somente, uma massagem facial), não posso deixar de recomendar as mãozinhas mágicas da Lurdes no Spa da Tiagos Clínica.

Tiagos Clínica

Rua Cláudio Lagrange 1, 2900-409 Setúbal

Telefone: 265 520 004

https://www.tiagosclinica.com/

Facebook | Instagram