SUNTORY sushi

A minha relação com o sushi não foi de amor à primeira vista. Talvez por ter começado em maus restaurantes em Setúbal (daqueles que misturam japonês com chinês, sabem?), comecei por sentir repulsa ao peixe cru. Foi apenas, passados uns 5 anos, que decidi dar uma nova oportunidade ao sushi e começar pelos fritos, em modo de “iniciação”. E ainda bem que assim foi.

Desde então, e especialmente desde que comecei a deslocar-me mais em Lisboa, tenho vindo a experimentar óptimas peças de sushi em diversos restaurantes. Mas, apesar de já ter elegido os meus 5 favoritos, vou ter de alterar esse meu top. Isto porque, na semana passada, tive o privilégio de ir ao Suntory, por grande insistência do meu melhor amigo, e ADOREI!

Arrisco-me a dizer que foi a melhor experiência de sushi que tive até hoje. Começando pela localização, em pleno Picoas Plaza e, portanto, bastante central. Passando pela decoração, cheia de requinte desde o momento em que abrimos a porta até ao momento em que nos sentamos. Há budas, há uma pequena ponte pela qual temos de passar desde o hall de entrada até à zona das mesas. Há uma zona com mesas “normais” e outra zona para comermos à japonês: sentados em almofadas no chão, com as mesas separadas umas das outras por biombos.

Foi assim aí que ficámos nessa maravilhosa terça-feira. Fizemos reserva, porque a promoção que faziam (cerca de 27€ por todo o sushi e 3 Martinis) era demasiado aliciante para perdermos o nosso lugar. Mal chegámos, fomos atendidos com toda a simpatia, que se manteve sempre até ao fim. Não me lembro da última vez que fui tão bem atendida num estabelecimento e, aí, dou nota 5.

Dispensámos a sopa miso nas entradas, mas não nos poupamos em mais nada. Vieram guiosas e harumakis (crepes de legumes) que estavam super bem conseguidos. Até agora, todas as guiosas que comi vinham muito fritas e cheias de óleo. Não no Suntory, onde o sabor da carne ganhou o seu merecido destaque.

SUNTORY sushiSeguiram-se os temakis, que pedimos de salmão, camarão e philadelphia. Meus senhores… não sei o que vos dizer sobre estes temakis a não ser que são divinais. Sem qualquer dúvida, os melhores temakis que já comi na vida. São grandes e bem recheados mas a diferença está no salmão. Não vos consigo descrever o quão deliciosos são os temakis que muitos já apelidam como os melhores de Lisboa. Mas acredito que o sejam, porque nunca comi nada igual.

SUNTORY sushiEnquanto isto, íamos bebendo o nosso primeiro Martini. Confesso que não sou a maior fã de Martini mas, bem fresco, bebe-se bastante bem e até que combina com o sushi e com todo o ambiente.

SUNTORY sushiMas prossigamos pelo sushi, que é o que realmente interessa. Em vez de, simplesmente, irem trazendo travessas de sushi, o staff foi sempre cuidadoso ao ponto de nos perguntar quais as nossas preferências. Explicámos que eu sou a mais esquisitinha e que prefiro sempre salmão e fritos. Por isso, quanto menos atum tivesse o prato, melhor. Enquanto bebia o Martini e conversava, lá chegou o nosso primeiro prato (sim, que eu e o meu melhor amigo não somos meninos para nos ficarmos apenas por uma ronda).

SUNTORY sushiSe o aspecto era bom, o sabor era ainda melhor. O salmão desfazia-se na boca e os fritos não escorriam óleo. Estava tudo no ponto. Não poderia ter pedido melhor ou ter saído mais satisfeita. De facto, mesmo com uma casa cheia, o Suntory não desiludiu em nada. Superou todas as expectativas em todos os campos que, para mim, fazem a diferença: qualidade da comida e atendimento do staff.

SUNTORY sushiClaro que a decoração causa todo um impacto estrondoso à chegada. Claro que ter tido a experiência de comer, confortável, no chão também marca a diferença. Mas foi a qualidade do peixe e a simpatia de toda a equipa que, para mim, me vai fazer voltar sempre que fizerem novas iniciativas destas.

___________________________

Suntory – Exotic Japanese Fusion
Centro Comercial Picoas Plaza
Rua Tomás Ribeiro, Nº 65 – Loja H03
1050-227 Lisboa
Contactos: 213 149 219 | 919 850 187