Sony DSC-HX90

Durante as últimas semanas andei a usar a câmara Sony DSC-HX90. Isto porque, para poder voltar a ser mais pró-activa no Youtube, andava à procura de câmaras que tivessem um ecrã que girasse e que, também, fossem compactas (sim, que isto das Reflex pode dar uma imagem com uma qualidade bem superior, mas pesam que se farta na mala e nem sempre justifica).

Tendo vindo a usá-la especialmente para vídeos, é mais sobre isso que irei falar, embora a tenha usado também para algumas fotografias. Antes de mais, a Sony DSC-HX90 tem um conjunto de características técnicas especiais, nomeadamente o facto de ter um zoom óptico de 30x – o que é simplesmente incrível e raro. Isto foi conseguido através da parceria entre a Sony e a ZEISS, o que proporcionou uma grande nitidez, contraste detalhado e pouca distorção.

Sony DSC-HX90Os grandes detalhes técnicos estão todos explicadinhos no site da Sony, mas o que venho aqui dar-vos hoje é mesmo a minha experiência com a Sony DSC-HX90. Já não usava uma câmara compacta há uns sete anos, sendo que a minha antiga já está completamente obsoleta. E era isso que achava das câmaras compactas ainda, que estavam ultrapassadas e que não chegavam aos calcanhares de uma reflex para nada. Depois desta experiência, não mantenho a mesma opinião.

Sony DSC-HX90Acho, agora, que as máquinas Reflex proporcionam um resultado mais profissional, sim, mas é algo que já se consegue semelhante com uma compacta. Para além disso, tem a grande vantagem de ser tão leve e pequena que cabe até no bolso do casaco. E,claro, uma Reflex pesa imenso e ocupa muito espaço. É algo que noto nas viagens low-cost, em que só podemos levar uma mala minúscula e que tenho de fazer um esforço gigante para incluir a máquina quando vou viajar.

Sony DSC-HX90Outra vantagem é que, à semelhança de outras câmaras, também tem modos pré-definidos para ser mais fácil ajustarmos rapidamente a cada situação

Um elemento diferenciador da Sony DSC-HX90 em relação a outros modelos é que esta máquina, por wi-fi e NFC, liga-se a telemóveis Android e iOS para controlar remotamente a câmara e partilhar os ficheiros.

Aqui ficam alguns exemplos de fotografias que tirei com ela, e de vídeos que fiz:

Benefit Brow Bar Experience Sumol Summer Fest 2016


O único aspecto negativo foi mesmo o ter de devolver a máquina, agora que me estava a habituar com ela na mala e fazer vídeos de forma rápida e prática. Podem comprá-la por 480€ nas várias lojas de tecnologia e consultar todos os detalhes no site da Sony.

Mais detalhes:

  • Sensor CMOS Exmor R de 18,2MP
  • Motor de processamento de imagem BIONZ X, para menor ruído nos detalhes
  • OLED Tru-Finder retrátil
  • LCD inclinável a 180 graus