Roomba 896 iRobot

Isto de ser pseudo-adulta tem muito que se lhe diga. A sério, nunca pensei que a vida de crescida fosse ser tão diferente de quando era miúda. Jamais pensei que cuidar de uma casa fosse dar tanto trabalho. Entretanto, alguém que me diga, por favor, que não tenho a única casa onde o pó e o cotão parecem nascer em todo o lado, todos os dias. É impressionante, juro!

Apesar de adorar ter a minha casa arrumada, limpa e perfumada, é uma tarefa muito mais complicada do que esperava. É por isso que adoro tudo aquilo que venha para me ajudar nas tarefas domésticas e me dê mais tempo para o que é realmente importante – desfrutar da casa. Se sofrem do mesmo mal que eu, continuem a ler para descobrirem a minha mais recente salvação tecnológica – o Roomba 896.

O que é o Roomba 896

O Roomba 896 é o meu novo aliado cá por casa e algo muito desejado há bastante tempo. Não é de admirar que tenha sido um presente de Natal que me deixou muito feliz. Trata-se de um robot de aspiração da iRobot, a marca líder neste segmento com propostas de diversos preços.

Este modelo tem várias características que o tornam fantástico e é por isso que vos vou enumerar 8 (muito bons) motivos para escolherem o Roomba 896 quando quiserem comprar um robot de aspiração:

  1. Pode ser programado à distância.

A como tem ligação wi-fi, o Roomba 896 pode ser programado à distância. Ou seja, muitas vezes estou fora de casa e, através da app iRobot Home (disponível para Android e iOS), programo o meu Roomba para a hora que quero que ele comece a limpar a casa. Assim, quando chego a casa, já é menos uma tarefa que tenho para tratar. Para além disso, a aplicação permite pré-definir e programar o Roomba até sete vezes por semana. Imaginam o que é não ter de pensar em aspirar a casa nunca mais? Chegarem a casa depois de um dia terrível de trabalho e terem o chão aspiradinho? Pois, é isso mesmo que o Roomba 896 permite e que me tem dado, indiscutivelmente, muito mais tempo de qualidade em casa.

  1. Regressa sozinho à base para carregar.

Para quem tem casas grandes, é possível que o robot de aspiração fique sem bateria a meio da sua tarefa. Ao contrário da grande maioria, que fica onde está quando perde a bateria, o Roomba 896 guarda autonomia suficiente para regressar à estação de carregamento, o Home Base, e carrega sozinho. Ou seja, não vão chegar a casa e encontrar o vosso Roomba algures escondido debaixo de um móvel. Comigo, encontrei-o sempre na sua “zona de repouso”, como gosto de lhe chamar. Em relação à autonomia, pode limpar até 60 minutos (nunca precisou de tanto tempo na minha casinha).

  1. Aspira todo o tipo de superfícies.

Roomba 896 iRobot Há casas que têm mais do que um tipo de chão, e existem aspiradores diferentes para cada tipo de chão. Mas  o Roomba 896 permite aspirar todo o tipo de superfícies – madeira, azulejo, etc. Para além disso, ainda consegue subir para as carpetes e tapetes e aspirá-los.

  1. Não cai das escadas.

Este era o meu grande medo em relação ao Roomba 896 – que caísse pelas escadas abaixo. Não na minha casa, que é minúscula, mas na casa dos meus pais, para onde o levei para que eles vissem o meu “bichinho” em funcionamento (sim, é estranho mas às vezes falo do meu Roomba como se fosse quase que um bicho de estimação). O Roomba chega às escadas e pára, voltando para trás e prosseguindo a sua tarefa graças a um sensor.

  1. Ter um sistema de limpeza em três fases.

Roomba 896 iRobot Uma das características diferenciadoras deste modelo é o seu sistema de limpeza em três fases. Primeiro, solta a sujidade. De seguida levanta-a para, por fim, a poder aspirar. A escova rotativa que o ajuda a fazer o seu trabalho antecede-o, e é o que permite que consiga aspirar eficazmente também os cantos, mesmo tendo ele um formato redondo.

  1. Sensor de sujidade

Roomba 896 iRobot O Roomba 896 tem sensores (ópticos e acústicos) que lhe permitem saber onde existe mais sujidade e pêlos de animal concentrados – também contam cabelos, que é o que mais tenho espalhado pela casa. Ou, se tiverem uma zona com muito lixo concentrado (imaginem, por exemplo, que deixaram cair arroz numa parte da cozinha), podem acionar um botão que vai indicar ao Roomba que se deve focar naquela zona, ao invés de andar por toda a casa.

  1. Antiemaranhamento

Roomba 896 iRobot A parte inferior do Roomba 896 contém uns rolos antiemaranhamento que são fantásticos a apanhar os pêlos de animais e os nossos cabelos (ladies, you know what I mean). Aquela salganhada de cabelos e pêlos emaranhados que acontece com outros aspiradores e que, a mim, me dão a volta ao estômago, não acontecem com o meu Roombinha.

  1. “Encontra o teu Roomba”

Roomba 896 iRobot Imaginem que, por acaso, o Roomba ficou preso debaixo de algum móvel e vocês, que podem ter uma casa enorme, não sabem onde ele se encontra. Através da App do telemóvel, podem encontra-lo! Assim o bichinho já não vai ficar perdido pela casa.

Como funciona o Roomba 896

Podia continuar a relatar-vos todos os detalhes sobre o Roomba 896, mas acho que não há nada como verem o seu funcionamento. Por isso mesmo, fiz um pequeno vídeo a mostrar-vos o meu menino em funcionamento e a demonstrar várias destas vantagens em acção:

Aspectos a melhorar

Como ainda não encontrei objectos perfeitos, encontrei alguns pormenores a melhorar no Roomba 896 (coisas que, eventualmente, já foram resolvidas no modelo acima e que continuarão a ser melhoradas nos próximos).

O sistema de navegação. Por exemplo, apesar de ser bastante eficaz, o Roomba 896 parece, por vezes, meio “perdido” – fica preso entre as quatro pernas de uma mesa, ou dentro de uma divisão até perder a bateria.

Também no regresso à base, se não estiver na mesma divisão ou mesmo em frente, demora imenso tempo a regressar e a encontrar o caminho. No vídeo demonstro-vos que, se a Home Base não estiver bem fixa, encostada e livre de outros objectos ao seu redor, o Roomba entra em modo “barata tonta” e não consegue encaixar.

O depósito. O Roomba indica que o depósito está cheio quando, na verdade, ainda tem pouco lixo. Basta ter muito pó e cotão para indicar que o depósito está cheio e não conseguir aspirar mais. Ou seja, o Roomba torna-se um aspirador óptimo para ser usado regularmente, e não tanto para quem deixa a casa acumular pó durante a semana inteira.

Veredicto final

Acho que já perceberam pela descrição tão completa acima, e pela demonstração no vídeo, que o Roomba 896 foi um presente de Natal muito bem recebido cá em casa. Tanto eu como o meu irmão o usamos quase diariamente, maioritariamente à distância (ele quando está nas aulas e eu quando estou em qualquer lado).

Na verdade, a minha casa nunca mais voltou a ter tanta sujidade acumulada no chão, porque todos os dias damos a ordem ao Roomba e lá vai ele, cumprir a sua função. E os cabelos, que se multiplicam pelo chão, são exterminados. E é mesmo para isso que o Roomba deve ser adquirido: para ser usado praticamente todos os dias. Se deixarem acumular muito pó/cotão, o depósito vai encher rapidamente e não vai conseguir aspirar todo o chão.

Independentemente das ligeiras melhorias técnicas que vos mencionei (e que, provavelmente, já não são necessárias nos modelos acima), o Roomba 896 é um aparelho muito útil na casa de qualquer pessoa. É pequeno, discreto

Preço: 729.99€

Onde comprar: Worten (está com desconto, a 599€)