Este post poderia tão simplesmente chamar-se “delícias de perú” porque ia dar ao mesmo, mas fiquei-me por receita de perú com cereais e mel no forno.  Na verdade leva mais ingredientes e sabedoria que isto, mas é muito fácil de fazer e o resultado é maravilhoso e relativamente pouco calórico.

Foi a minha querida mãezinha que, quando a fui visitar, me introduziu esta iguaria mas na sua versão de salmão. O meu primeiro teste com esta receita foi quando convidei umas amigas para jantar aqui em casa e elas devoraram uma travessa cheia de carne assim cozinhada por isso achei que devia partilhar convosco esta iguaria na qual me viciei.

Hoje trago-vos a versão de perú mas que resulta com qualquer tipo de carne ou peixe. 

Ingredientes:

  • 2 ou 3 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de chá de linhaça
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Vinagre balsâmico
  • Mostarda de dijon
  • 2 colheres de chá de mel
  • Gengibre ralado
  • Pimenta qb
  • Sal qb

1 – A carne pode ser em tiras grossas (como os lombos de salmão) ou em bifes. Para esta versão já usei tanto em bifes como em tiras grossas e a única diferença foi o tempo no forno.

2 – Comecei por temperar a carne com mostarda, sal, pimenta e gengibre ralado, envolvendo-a dos dois lados. Por cima, reguei-a com o vinagre balsâmico e deixei no frigorífico da noite para o dia (mas 2 ou 3 horas também serve).

IMG_0537

3 – Liguei o forno a 200º e, enquanto aquecia, preparei a mistura de cerais. Numa tigela, juntei e misturei as 3 colheres de sopa de aveia, 1 de sopa de linhaça, 2 colheres de chá de mel e outras 2 de azeite.

IMG_0548

IMG_0550

4 – Depois de revestido o tabuleiro que vai ao forno com a carne/ou peixe com o papel vegetal, apliquei a mistura de cereais na superfície da carne, cobrindo-a de uma ponta à outra.

IMG_0552

5 – Levei ao forno até estar cozido (no meu forno a 200º é menos de meia hora em bifes e menos de 40m em tiras grossas).

6 – Servi com salada de alface com vinagre balsâmico.

Sobretudo para estes dias frios de Inverno em que ligar o forno e comer comida super quentinha é mesmo o que apetece, é uma excelente opção. Enquanto a carne está no forno têm tempo de preparar uma salada, massa ou arroz para acompanhar e terem tudo pronto ao mesmo tempo.

IMG_0563

Experimentem, adaptem e partilhem por aqui o vosso resultado. Ah, e deixem sugestões de receitas porque eu agora que vim morar sozinha quero mesmo aprender a cozinhar (melhor) e de forma mais saudável (Missão Verão 2015).