Receita de pao integral na Bimby

O pão é daqueles pequenos prazeres da vida aos quais ninguém deveria renunciar. Mas como sou uma azelha na cozinha, decidi voltar a recorrer à minha melhor amiga culinária e apresentar-vos a minha receita de pão integral na Bimby.

Já há muito tempo que queria pôr “a mão na massa” e tentar fazer pão caseiro até porque não costumo comprar pão e todas as receitas que encontrava envolviam demasiados ingredientes. Tenho de ser realista comigo mesma: receitas com ingredientes que nunca mais acabam não são para mim. Por isso, adaptei algo mais simples para a receita de pão integral na Bimby.

Vamos a isto?

Ingredientes:

  • 500 g farinha integral
  • 1/2 copo de medida de mistura de sementes (ex: chia, linhaça)
  • 1 saqueta fermento de padeiro
  • 50 g azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 350 g água
  • q.b. Azeite para untar a forma (no caso se não usarem uma de silicone anti-aderente)

O passo-a-passo:

Colocar no copo o fermento, a água e o azeite. Programar 1 min/37°/vel2.

Juntar a farinha e o sal e programar 5min/vel espiga.

Enquanto estiveres a amassar, vai juntando as sementes.

Retira a massa do copo para uma forma previamente untada com azeite (ou forrada com papel vegetal, ou anti-aderente) e deixa levedar até ficar com o dobro do volume.

Coloca algumas sementes por cima (algo que não fiz nesta receita e que devia ter feito para ficar mais bonitinho).

Pré-aquece o forno a 180° e, depois, leva a massa ao forno a 180° por 40 min.

Com o pão acabadinho de sair do forno, começa a desfazer-se assim que o tentares cortar. Não fica menos saboroso por isso, especialmente com uma boa manteiga a derreter e uma fatia de salame por cima (a minha perdição, confesso-vos).

Receita de pao integral na BimbyPara um pão integral na Bimby, superou as expectativas. E a melhor parte é que podemos adaptar com mais ou menos sal, mais ou menos sementes. E conjugá-lo com aquilo que mais gostarmos de colocar no pão – embora um chá preto saiba sempre em a acompanhar.

Receita de pao integral na Bimby

Da próxima vez irei fazê-lo mais bonitinho, prometo!